x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 15

acessos 2.681

Escrituração Contábil

Tânia Regina Pinto Sousa

Tânia Regina Pinto Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 1 outubro 2010 | 08:20

Prezados bom dia!

Gostaria se possível de uma ajuda para o seguinte problema.: Tenho um Cliente que tem 02 empresas. Sendo que segundo ele em 2010 uma delas ele não tirou notas fiscais. Só movimentou uma delas, a de serviços ( a outra é venda de produtos). Porém quando me entregou a movimentação ( os documentos ) verifiquei que está comprando e pagando, fazendo transferências enfim, tudo através da que ele me falou que não estava movimentando. Em resumo, acredito que ele estava prestando serviços e pedindo para os clientes depositar os valores das notas fiscais de serviços na CTA bancária da empresa que é venda de produtos. A pergunta é ? Como vou poder justificar a entrada desse dinheiro na cta sem as notas fiscais de vendas da mesma.?
Vou ter que fazer contrato de mútuo ? É possível fazer um contrato de mútuo de uma empresa para outra ? Esse contrato deve ter prazo ? Enfim, gostaria de uma luz.

Grata,

Tânia Regina

Tânia Pinto
Contadora
E-mail: [email protected]
RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 5 outubro 2010 | 16:12

Boa Tarde, Sra. Tânia.

Vamos definir as empresas:
a) Prestadora de Serviços.
Emitiu NFs de prestação de serviço. Todos os recebimentos foram feitos na sua empresa de Venda de Produtos.

b) Venda de Produtos (comércio).
Esta empresa não teve vendas. Mas todas as compras e pagamentos foram feito através dela.

A situação está um pouco confusa. Assim, separe todos os documentos e recebimentos por empresa (de Serviços e de Venda de Produtos).

Feito isto, elabore uma planilha por empresa e apure o caixa de cada uma com seus respectivos documentos; a que estiver negativo gera um Contrato de Mútuo entre as duas empresas reconhecendo o empréstimo.

Apresente então ao sócio-administrador das empresas e instrua os procedimentos corretos; após esse procedimentos inicie a contabilização devida

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
CELIA STOPPA FAVERO

Celia Stoppa Favero

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 6 outubro 2010 | 11:59

Tenho um cliente que adquiriu uma cessão de direito de uso de software com a CFOP 5933 - e vendeu em sua nota de serviço série A.
Pergunta= com qual CFOP dou entrada neste produto? 1933?

O mesmo cliente meu, adquiriu outro produto de midia de software fora do estado SP, na DANFE de compra consta o seguinte: CFOP 6933, valor do produto R$ 64,58, b.calculo ICMS R$ 129,17, valor ICMS R$ 15,50, base calculo ICMS/ST R$ 80,73, valor ICMS/ST R$ 1,94.
Pergunta= com qual CFOP dou entrada no produto?
como chegou a este valor de b.c.icms/st?
tenho de recolher diferença de alíquota?

grata,
Célia

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 6 outubro 2010 | 14:51

Boa tarde, Célia


Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

Informo que sua dúvida deveria ter sido postada na sala "Legislações Estaduais e Municipais", que é adequada a este assunto, e não aqui, na sala de "Contabilidade Geral", que segundo o próprio nome, dedica-se a assuntos contábeis em termos científicos.

Sendo assim, sugiro que tais informações sejam buscadas onde indiquei.

Na certeza de que você colaborará com as regras do fórum tomando as atitudes de sempre pesquisar antes de perguntar, postar na sala correta e não redigir o texto totalmente em LETRAS MAIÚSCULAS (observe que tive de editar sua mensagem), agradeço pela atençoa dispensada.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2010 | 08:16

Tânia,
Não sei do volume de transações que houve no período, mas, além da opção apresentada pelo Ronaldo, pode-se reconhecer como recebimento indevido e sugerir ao dono da empresa que faça a transferencia de tais valores para a empresa correta, dessa forma liquidaria toda a movimentação da conta e passando a operar com a conta corrente correta.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Domingo | 10 outubro 2010 | 11:57

Bom dia Ana,

Seu questionamento dá margem a várias dúvidas cujas respostas são fundamentais para que obtenha as orientações que procura.

Por que a empresa no mesmo ano sujeitou-se a dois tipos de tributação, qual é a tributação atual e se atualmente é substituta ou substituída quando da apuração do ICMS, são algumas das informações que devem se prestadas.

...

ROSENY QUERINO

Roseny Querino

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2011 | 16:56

Boa Tarde a todos os colegas do Fórum!

Necessito da ajuda dos colegas na seguinte questão:

Uma empresa cuja atividade de Comércio Varejista de Portões com início em 06/2011 sociedade Ltda- ME enquadrada no simples nacional com sócio com restrição financeira, fez toda a movimentação financeira da empresa em conta corrente de um dos sócios Pessoa Física, e não emitiram nenhuma NF. e resolveram encerrar a empresa e tenho dúvida de como vou fazer a escrituração contábil da mesma.

Grata

Roseny

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2011 | 18:31

Boa tarde Roseny !

Não há como como contabilizar a movimentação de uma empresa sem documentos fiscais !!

Pelo que foi relatado, é um caso de sonegação fiscal, com riscos até para o contador ser responsável juntamente com os sócios.

Uma restrição financeira não é motivo para que a empresa não emita notas fiscais e tenha a movimentação financeira em conta corrente de um sócio.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
ROSENY QUERINO

Roseny Querino

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2011 | 20:43

Boa Noite Gilberto,

E obrigado pela orientação. Mas acredito que essa pessoa que fez movimentação em conta corrente pessoa física não agiu de má fé, e sim o fez por ignorância por isso estou tentando ajuda-lá, tanto que ela esta disposta a pagar ao fisco tudo que efetivamente lhe for devido. Eu só não sei se eu poderia registrar essas informações em conta caixa "ou livro caixa" para registro e apuração de impostos.

Grata


Roseny

ROSENY QUERINO

Roseny Querino

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 8 setembro 2011 | 21:25

Boa Noite a todos!

Dando sequência ao assunto acima

Somente NFs. de saída não foram emitidas, porém já fiz o levantamento de toda a Receita com o objetivo de apurar os impostos devidos, porém tenho duvidas de como registrar essas informações. Eu poderia usar a conta caixa?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2011 | 08:03

Bom dia Roseny !

Empresas com atividade de comércio as receitas são registradas através da emissão de notas fiscais com apuração do Livro de Registro de Saídas de Mercadorias.

Além disso precisa registrar as compras de mercadorias para revenda que por sua vez irá originar um Estoque de Mercadorias e um Livro de Registro de Inventário.

O que o Contador pode fazer neste caso é reunir todas as notas fiscais de compras e despesas, lançar no Livro de registro de entradas, depois fazer levantamento de todas as vendas destas mercadorias, emitir as notas fiscais de saídas e consequentemente lançar os recebimentos na conta caixa.

Toda a movimentação financeira deve ser feita através da conta caixa.

A movimentação da conta corrente pessoa fisica utilizada pelo sócio pode servir de parâmetro para os pagamentos efetuados pela empresa, bem como a receita das vendas.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Roselaine Suzuki

Roselaine Suzuki

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Faturamento
há 12 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2011 | 12:01

Bom dia trabalho com duas empresas Simples Nacional e Regime Normal, enfim to com enormes duvidas sobre emissoes da NF eletronica, onde sinto que esta td errado as informçoes, CFOP, ICMS, BC, tributaçoe, faço devoluçoes, de mercadoria, de vasilhames etc, enfim, queria poder aprender e fazer c confiança toda fez que vou fazer NF meu nivel de stress sobe....preciso de ajuda e quero aprender, moro em cidade pequena, onde tenho poucos profissionasi capacitados....agurado um retorno

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 9 setembro 2011 | 16:57

Bom dia Roselaine !

Pelo que você postou, você trabalha com Faturamento, mas suas dúvidas são muitas, ficou meio tumultuada a pergunta....

O setor de faturamento precisa ser orientado por contador sobre todas estas questões, pois cada empresa tem sua particularidade na tributação e emissão de notas e o contador das empresas é o responsável.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.