x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 3.454

Falta de Planejamento Tributário Custa Caro

Esio V. Marques

Esio V. Marques

Bronze DIVISÃO 1, Médico(a)
há 13 anos Domingo | 3 outubro 2010 | 19:46

Sou profissional liberal, médico. Trabalho cerca de dez horas por dia, e toda a minha renda é proveniente do meu trabalho como médico.

Como a maioria dos meus colegas de profissão, considero que minha educação contábil é medíocre, e percebo que estou pagando caro por isso. Este ano paguei uma enormidade de imposto retido na fonte, e ainda tive que desembolsar mais 6 salgadas parcelas para pagar o saldo devedor com o fisco.

Este tópico é "um pedido de socorro". Meu objetivo final é, obviamente, pagar menos impostos no exercício de minha profissão, porém sem correr o risco de sonegação ou ilegalidade.

Vou tentar ser o mais realista possivel e detalhar minha situação.

Minha realidade profissional - Despesas e Receitas
Atendo pela manhã em meu consultório particular. Não tenho sócios ou alguém para dividir as despesas.

Para trabalhar, pago todos os meses: - Aluguel, condominio, secretária (salario, encargos, vale-transporte), telefone, agua, luz, material de manutenção e consumo. Tenho algumas despesas extraordinárias eventuais, como contribuições sindicais, entidades de classe, etc.

A tarde, realizo os procedimentos cirurgicos em hospitais, dos quais não sou contratado. Todos os procedimentos realizados já são previamente autorizados e custeados pelos convênios. Meus honorários são pagos diretamente a mim, portanto não tenho despesas ou vínculos no exercício da minha profissão quando no hospital.

Meus proventos vêm basicamente de 4 fontes: (valores ficticios)

Convenio A: R$ 8000,00. Corresponde a 75% do meu movimento.
Convenio B: R$ 2000,00
Convenio C: R$ 1000,00
Particulares: variável

Todos os rendimentos provenientes de convênios são pagos já com retenção de IR na fonte.