Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 8.485

Sou cadastrado no INSS??? e meu NIT

Fernando Mol Luce

Fernando Mol Luce

Iniciante DIVISÃO 1, Médico(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2010 | 15:39

No meu contra-cheque consta o numero do meu PIS e tambem me 'e cobrado mensalmente o INSS.
Preciso para um emprego de informar minha inscricao do INSS mas nao consigo encontrar tal numero em lugar nenhum mesmo ligando para o telefone da previdencia.
Onde posso achar meu NIT.

Outra duvida: eu nunca fiz minha inscricao no inss como autonomo mas ja trabalho ha 1 ano e meio sendo o inss descontado da minha folha. Isso ja conta como tempo de trabalho ou preciso inscrever no inss.
Obrigado

LUIZ EUCLIDES OLIVEIRA JUNIOR

Luiz Euclides Oliveira Junior

Prata DIVISÃO 3, Professor(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2010 | 16:08

Bom vamos lá

Observo q vc precisa do nº do PIS / NIT / INSS é o mesmo nº vc encontra esse nº na sua CTPS . CAso não encontre siginifica q seu registro é frio ou seja a empresa desconta seu INSS mas não o recolhe perante o governo .


QQ dúvida poste novamente

CLAUDIA EDWIRGES BORGES DA SILVA

Claudia Edwirges Borges da Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 13 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2010 | 16:20

Olá Fernando Mol!!!

Se vc nunca fez sua inscrição no INSS como autônomo, então vc não tem NIT.

Se vc alguma vez trabalhou para empresa pública, então vc tem PASEP.

Se vc é ou foi empregado de empresa privada, então vc possui o PIS.

As 03 (três) inscrições que nos identificam junto ao INSS, são essas: NIT/PIS/PASEP.

Se a sua carteira de trabalho possui as páginas internas verdes ou azuis, esse número estará visivelmente na página onde tem o retrato.

Se a sua carteira possui páginas brancas, olhe no final da carteira em "anotações gerais", se existe um carimbo com o número do PIS ou uma anotação contendo esse número.

Uma outra opção seria ligar no 0800-726-0101 (atendimento da CEF), teclar a opção 9 para falar com um atendente e saber qual o número que o identifica junto à CEF. O atendente pedirá seus dados pessoais e ser for inscrito, lhe dará o número.

Muito Boa Sorte.

Abraços Fratenos,

Cláudia.



Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2010 | 16:21

Boa tarde, Fernando

Se você já tem o número de PIS não é necessário fazer uma nova inscrição no INSS.

Sim, sempre que você estiver registrado e sendo descontado mensalmente do seu salário, o seu empregador deve recolher para o INSS através de uma guia de pagamento chamada GPS. E isso serve para sua futura aposentadoria e outros benefícios, como auxilio doença etc...

abraços

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
CLAUDIA EDWIRGES BORGES DA SILVA

Claudia Edwirges Borges da Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 13 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2010 | 16:28

Fernando,

Respondendo à sua segunda pergunta:
Sim. Quando vc tem um vínculo trabalhista com uma empresa e o INSS é descontado mensalmente em sua folha de pagto, é contado como tempo de trabalho e não há necessidade de vc fazer nada. A empresa é quem tem a respondabilidade de reter e recolher aos cofres públicos, os valores correspondentes à previdência social.

O colega Luiz Euclides pode ter razão. Se o Prevfone não o localizou, pode ser que a empresa esteja descontando de vc mas não está repassando para a previdência.

Cláudia.

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 13 outubro 2010 | 16:57

Fernando,

Só para complementar o que os colegas já responderam, eu aconselho que voçê faça o seguinte: Vá até uma Agencia do INSS com o seu número de PIS e sua CTPS, e peça um extrato das suas contribuíções, tendo isto em mãos voçê verá se todos os meses que voçê trabalhou e foi descontado o valor do INSS se foram devidamente recolhidos ao INSS.


Até a próxima

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.