x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 3.569

Balanço de abertura - Origem dos Bens

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 13 anos Quarta-Feira | 27 outubro 2010 | 08:16

Bom dia.

Estou iniciando o Balanço de Abertura para empresas que nunca tiveram registro de contabilidade, são empresas relativamente pequenas e no regime do Simples Nacional, minha duvida é a seguinte:

90% das empresas que estou fazendo estes levantamentos não tem Origem dos seus Bens "Máquinas e equipamentos", ou seja, não tem Notas Fiscais de aquisição por extravio ou até mesmo pelos equipamentos serem muitos antigos.

Qual o Procedimento para estes casos?,

Fernando de Oliveira

Fernando de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 27 outubro 2010 | 17:32

Boa tarde . Aproveitando o tópico estou com o mesmo problema que o colega acima. Entretanto preciso contabilizar o imobilizado que está com a mesma situação que a dele e também o aporte de capital ou seja os dois sócios no ano de 2002 integralizaram capital no valor de 15.000,00 cada totalizando 30.000,00. Como será esse lançamento? será em receita pré-operacional? e em quais contas? por gentileza preciso muito da ajuda de vcs. GRATO...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 29 outubro 2010 | 09:37

Bom dia Ronaldo e Fernando,

Para elaboração de Oculto964&cof=FORID%3A13%3BAH%3Aleft%3BS%3Ahttp%3A%2F%2Fwww.forumcontabeis.com.br%3BCX%3APesquisar%253AF%25C3%25B3rum%2520Cont%25C3%25A1beis%3BL%3Ahttp%3A%2F%2Fwww.contabeis.com.br%2Fforumcontabeis%2Fweb%2Fimages%2Ffoumcontabeis.jpg%3BLH%3A50%3BLC%3A%230000ff%3BVLC%3A%23663399%3BDIV%3A%23336699%3B&adkw=AELymgW5jk3DCW_2cGyDSTJ7e6Zp6WxOSLcMHH4H8TfdwH7pQKdAFM_2vBo95JiQfV1-0l-5pazlx4xMtqFPuqMlcnJZ3gH7rtcxQ81q9ySLYdDhruih3QuZ5JMcCDA5sfzE_eG_5D2sYBSpCgjugbMY20u9vPhh5GUYjxP-UwDap9GwVKBh96hRkBIjj22nczqLWhU0868A30Meyc_4tmJKP33G9TetX35YAhyBgSI9VQBXLozTl8L2I5tpPHcehCo2pVy69sCQJ4gpdASNGP1pSMvEASZY3g&boostcse=0&ie=ISO-8859-1&oe=ISO-8859-1&q=+Balan%E7o+de+Abertura&btnG=Pesquisar&cx=partner-pub-Oculto964%3A18hu4kk47ep" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link"> Balanço de Abertura, deve ser feito levantamento patrimonial em que se inclua todos os bens do ativo, o patrimônio líquido e as obrigações.

No Ativo deverão ser inventariados: o dinheiro em caixa e em bancos, as mercadorias, os produtos, as matérias primas, as duplicatas a receber, os bens do ativo permanente, etc., incluindo-se os valores relativos á depreciação dos bens do imobilizado, como se tivessem sido contabilizados nos períodos anteriores.

No Passivo deverão ser arroladas todas as obrigações e no patrimônio líquido o capital registrado e a diferença (devedora ou credora) do ativo menos o passivo exigível e capital social.

De posse das informações conhecidas que cabem em cada caso, proceder-se-á os registros contábeis dos valores constantes do Balanço de Abertura de seguinte forma:

D - Todos os saldos das contas devedoras (1)
C - Balanço de Abertura

D - Balanço de Abertura
C - Todos os saldos das contas credoras.(2)

(1) Os lançamentos devem ser individualizados, ou seja, um para conta Caixa, um para cada conta Bancária, um para cada cliente, etc. Este tipo de lançamento deve ser feito para todas as contas devedoras existentes no Balanço, ou seja, também as contas redutoras do Passivo, a de Prejuízos Acumulados e no Exercício, as de Encargos sobre Financiamentos e outras.

2) Também aqui os lançamentos devem ser individualizados, ou seja, um para conta de cada Fornecedor, um para cada conta tributos a pagar, Salários, etc. Este tipo de lançamento deve ser feito para todas as contas credoras, ou seja, também as contas redutoras do Ativo, a de Depreciação Acumulada e outras.

Nota
- A conta "Balanço de Abertura" é transitória (será zerada) podendo no Plano de Contas figurar entre as Contas de Resultado.

...

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 13 anos Sexta-Feira | 29 outubro 2010 | 11:25

Bom dia Amigo Saulo,

Muito Obrigado pela atenção, no entanto a minha maior dúvida é sobre o que disse acima:

Meus clientes não têm Origem de seus Bens, Eles não têm Notas Fiscais, recibos, não sabem o valor real do bem e são equipamentos na maioria das vezes muito antigos.

Qual o procedimento a se tomar nestes casos?,

Grato

Gisele Prado

Gisele Prado

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 2 novembro 2010 | 20:26

Olá

Eu também estou com um caso assim.
Meu cliente acabou colocando bens particulares para montar e começar as atividades de sua empresa.. Bens como computadores, mesas, impressoras, televisão...

qual deve ser o procedimento nestes casos ?

Preciso montar o balanço de abertura tbm.

Grata,

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 2 novembro 2010 | 21:03

Ronaldo S. Lopes & Gisele Antunes.

Muito embora aqui no banco de dados do Competente Fórum Contábeis já temos material que trata de suas dúvidas (uma pesquisa direcionada lhes dariam as respostas) ainda assim para vossas comodidades vou reescrever para cá o tema:

Se não houver forma especial estabelecida pela legislação estadual ou municipal, serão considerados hábeis para a comprovação das despesas, aquisições ou para a alienação e baixa de bem do seu Ativo Permanente os documentos de praxe, isto é, recibos, contratos etc., para proceder ao registro contábil.

Para fins de arrecadação do Imposto de Renda, fica o contribuinte sujeito a comprovar, em qualquer caso, pela forma estabelecida nas leis comerciais e fiscais, o ato ou fato econômico que serviu de base aos lançamentos contábeis.

O importante é que os documentos que suportam os registros e as transações sejam de idoneidade indiscutível.

Em outras palavras, poderá adotar recibo, depois é só registrar os ativos nas devidas contas, sem a necessidade de reconhece-los como integralização de capital ok? restando dúvidas disponha do Fórum.

É sempre bom checar a legislação que serviu de base para essa consulta nesse caso ==> (Parecer Normativo CST nº 10/1976).

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 13 maio 2011 | 12:06

Colegas Claudio ou Saulo
Por favor poderiam me ajuda. Recebi uma SFL (igreja) em 2010 e fiz o balanço de abertura cujo ativo agora no fechamento deu 479.111,09 e no passivo apareceu somente o valor do Deficit de 8.818,27. Será que os colegas poderiam me ajudar com relação aos lançamentos que deverei fazer para igualar o Ativo e o Passivo. Estou um pouco preocupado pois isso nunca aconteceu e verdadeiramente acho que não sei fazer, humildemente peço a ajuda dos amigos. um grande abraço a todos.

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.