x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 28

acessos 54.595

contabilização veiculo financiado

luiz guilherme santos

Luiz Guilherme Santos

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 4 abril 2007 | 16:06

Caros colegas estou com uma duvida a respeito da forma de contabilizaçaão, espero que vcs me ajudem.

Tenho uma empresa e agora comprei um veiculo, só que nessa transação entrou o carro de um dos sócios e a restante vai ser financiado.

Vou relatar tal fato.

Comprei um carro de 95.000,00 e entrou o veiculo do socio no valor de 45.000,00 e ou outros 50.000,00 vai ser financiado pela empresa.

Caro colegas, como faço para fazer tal contabilização, visto que o carro que entrou é de um sócio e como fica também a contabilização da parte financiado?

Espero ter resposta, porque estou precisando dessa informação para eu poder fechar o balanço de 2006.
Desde já, obrigado.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 4 abril 2007 | 21:37

Boa noite Luiz,

A Resolução CFC Nº 750/93 de 29 de Dezembro daquele ano, que dispõe sobre os Principios Fundamentais de Contabilidade, no seu Artigo 4º enuncia:

Art. 4º. O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objetivo da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

Por conseqüência, nesta acepção o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. (grifos nossos).

Parágrafo único. O Patrimônio pertence à Entidade, mas a recíproca não é verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova Entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil


Face ao exposto e em obediência ao referido Principio da Entidade, você não pode em hipótese alguma "misturar" o patrimônio do sócio com o da empresa a despeito de a empresa, em parte, ser dele (do sócio).

Como resolver o "problema"?
Ora, se você não pode "misturar" os patrimônios a solução está em uni-los. Para tanto você tem duas alternativas:

1 - O sócio vende para empresa o veículo em questão, a preço de mercado, e mediante emissão de Nota Fiscal de Entrada, Recibo, legalização da documentação junto aos Órgãos competentes para que haja mudança da propriedade e etc.
"A preço de mercado" porque o veiculo não pode ser super valorizado sob pena de o fisco julgar a operação como "Distribuição Disfarçada de Lucros" notificando a empresa.

2 - Elaborar uma alteração Contratual onde o sócio subscreve determinado número de quotas integralizando-as com a entrega de bens móveis (veículo). Neste caso os outros sócios devem estar de acordo, uma vez que o referido aumento de capital significa alteração dos percentuais de cada um em relação ao Capital Social. Esta alternativa só será possível se o processo de compra e financiamento do veículo novo ainda não foi concluído.

Se a transação financeira já foi concluída, ou seja, se a empresa já está de posse do novo veículo, o financiamento já foi concedido e não há como voltar atrás no negócio, a solução (ainda que paliativa) será contabilizar a aquisição do veículo pela empresa em data anterior a transação bancária.

Neste caso, deverão ser contabilizadas a compra e a venda do veículo, fundamentadas em Nota Fiscal de Entrada (compra do sócio) e de Saída (venda para a revendedora de veículos). Enquanto a venda do veículo deve ser a vista (uma vez que o valor foi dado como entrada na compra do outro) a aquisição pode ser a prazo ou em parcelas. Este prazo será estipulado pelas condições de disponibilidades da empresa.

É natural que deverão ser consideradas as alterações a serem feitas na contabilidade decorrentes da emissão de Notas Fiscais com datas anteriores, entretanto, esta ainda é a alternativa mais plausível e provavelmente a que menor risco fiscal oferece.

Para exemplificar os lançamentos que envolvem o registro contábil de aquisição de bens do ativo com entrega de veículos usados como entrada e o saldo financiado, usaremos valores hipotéticos e as seguintes informações:

Custo do veículo novo - R$ 95.000,00
Custo do veículo usado dado com entrada - R$ 45.000,00
Valor Financiado - R$ 50.000,00
Encargos financeiros - 8.000,00
Taxas cobradas sobre a Operação de Crédito - R$ 415,00
Prazo do Financiamento - 10 meses
Valor da Parcela - R$ 5.800,00

Contabilmente ficaria assim:

pela aquisição do veículo novo e baixa do usado
D - Veículos Automotores (AI) - 95.000,00 (novo)
C - Empréstimos e Financiamentos (PC) - 50.000,00
C - Veículos Automotores (AI) - 45.000,00 (usado)

pelo registro dos encargos sobre o financiamento
D - Encargos Financeiros a Apropriar (AC)
C - Empréstimos e Financiamentos (PC) - 8.000,00

pelo pagamento de taxas sobre a operação de crédito
D - Despesas Financeiras (CR)
C - Bancos Conta Movimento (AC) - 415,00

pelo pagamento de cada parcela do financiamento
D - Empréstimos e Financiamentos (PC) - 5.000,00
D - Despesas Financeiras (CR) - 800,00
C - Bancos Conta Movimento (AC) - 5.800,00

Nota
- No exemplo acima, não demonstrei os lançamentos referentes a depreciação do veiculo usado, por presumir que tenha sido negociado no mesmo mês em que foi adquirido. Se isto não ocorreu, é necessário proceder aos lançamentos da depreciação e conseqüente apuração de ganhos de capital.

- A depreciação de veículos usados obedece regras diferenciadas das admitidas para depreciação de veículos novos. Assim, se for necessário registrá-la entre em contato que eu demonstro.

- A seu critério, você pode contabilizar primeiramente a venda do veículo usado, e em operação subseqüente, a compra do veículo novo com entrada em espécie, ao invés de usar o exemplo acima onde a entrada foi dada pela entrega do veiculo usado.

- Se o financiamento foi no prazo que exceda 12 meses fora o ano da realização do negócio, as parcelas excedentes deverão ser contabilizadas em contas do Passivo Exigível a Longo Prazo.

Legenda
AC - Ativo Circulante
PC - Passivo Circulante
CR - Contas de Resultado

Na dúvida, conte conosco.

César Morais

César Morais

Bronze DIVISÃO 5, Controller
há 16 anos Terça-Feira | 19 fevereiro 2008 | 09:39

Bom dia,

Tenho a seguinte dúvida.Ao elaborar o capital de uma nova sociedade de uma empresa prestadora de serviços que por participar em várias licitações públicas,precisa de um Capital social substancial.Com isso um de seus sócios pretende entrar com um veículo para aumentar o mesmo capital.Ele comprou um carro O KM,em 2006 por financiamento (não leasing),e assim colocarei o valor que ele tem no seu IRPF. Contudo,ele até ao momento pagou 18 parcelas das 60 totais,e assim que registrar a firma,transferirá o carro para o nome da firma.
Minha pergunta é se é legitimo esse valor ser usado para integralização de capital,uma vez que as restantes parcelas serão pagas pela empresa criada.Se alguém poder esclarecer,agradeço.

claudia dione

Claudia Dione

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 16 anos Sábado | 23 fevereiro 2008 | 10:55

ola


estou com mesmo problema seu, foi dado um carro do socio pessoa fisca em entrada na aquisição de uma carros financiado


eu posso simplesmente dar de entrada em dinheiro pelo valor do veículo estaria muito errado porque ja estamos em 2008 e so agora para fehcar oBP de 2007 apareceu este problema


obrigada

claudia dione

Claudia Dione

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 16 anos Sábado | 23 fevereiro 2008 | 10:56

ola


estou com mesmo problema seu, foi dado um carro do socio pessoa fisca em entrada na aquisição de uma carros financiado


eu posso simplesmente dar de entrada em dinheiro pelo valor do veículo estaria muito errado porque ja estamos em 2008 e so agora para fehcar oBP de 2007 apareceu este problema


obrigada

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Sábado | 23 fevereiro 2008 | 11:34

Bom dia Cesar,

O fato de o veículo em questão ter sido aquirido através de financiamento não impede que seja usado para integralização do capital social pelo sócio em questão.

Contábilmente você deve registrar a subscrição de quotas pelo valor total do veículo e a integralização apenas do total das parcelas já pagas. Na medida em que o sócio quitar as outras parcelas, a contabilidade (mediante documentação) irá integralizando as quotas já subscritas.

Nota
Se o contrato de financiamento firmado com o banco para aquisição do veículo em questão tiver cláusula assescuratória alienando-o à instituição financeira, a operação acima não pode ser feita.

Isto porque mesmo que você consiga a transferência do financiamento para a empresa, será dela a obrigação de quitar as parcelas vincendas, descaracterizando neste caso, a integralização de capital.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Sábado | 23 fevereiro 2008 | 11:40

Bom dia Claudia,

Se entendi bem seu questionamento (se não corrija-me), o sócio deu seu veículo como parte de pagamento de um outro veículo adquirido em nome da empresa.

Se for este o caso, as alternativas para solução e contabilização estão descritas na resposta que dei ao questionamento do Luiz Guilherme, postadas no topo desta página.

Atente para as considerações que fiz quanto ao Princípio da Entidade.

Se seu caso é diferente daquele, por favor nos dê mais detalhes (inclusive valores) para que possamos orientá-la adequadamente.

...

Edna Aparecida da Cunha

Edna Aparecida da Cunha

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2009 | 14:33

OLá pessoal, alguém pode me ajudar quanto a "depreciação".
Tenho um cliente que comprou um carro em 10/2007 e agora o mesmo quer vender!
Ouvi dizer que tem que fazer a tal da "depreciação", como é feito isso, como proceder?
O meu cliente irá pagar ICMS sobre a venda do veículo ou não?
Por favor, pessoal help...não sei como proceder
Obrigada

EDSON DA COSTA SOUZA

Edson da Costa Souza

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 14 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2009 | 15:09

Edna Aparecida da Cunha

Você pode nos dar mais informações?

O Carro foi comprado novo?

Qual o valor da compra?

O carro está em nome de pessoa física ou jurídica?

Sds,

Edson Costa - Bel. C. Contábeis, pós graduação Latu Senso em Controladoria e Gestão Empresarial, Analista de Controladoria - Fresenius Kabi Brasil Ltda.

Visite nossa página: http://ecscontabil.goldenbiz.com.br/

Skype: EdsonCostaCe
EDSON DA COSTA SOUZA

Edson da Costa Souza

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 13 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 15:20

Vânia Maria de O. Duarte

Esse veículo foi comprado de pessoa física ou jurídica?

O vendedor emitiu NF de venda?

Se todas as informações acima forem verdadeiras, a contabilização deve ser:

D- Veículos
C - Caixa ou Banco Conta Movimento

Edson Costa - Bel. C. Contábeis, pós graduação Latu Senso em Controladoria e Gestão Empresarial, Analista de Controladoria - Fresenius Kabi Brasil Ltda.

Visite nossa página: http://ecscontabil.goldenbiz.com.br/

Skype: EdsonCostaCe
EDSON DA COSTA SOUZA

Edson da Costa Souza

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 13 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 15:32

Vânia Maria de O. Duarte

O Valor do lançamento nas contas mencionadas sim, contudo acho estranho uma pessoa jurídica não ter emitido NF, pois, necessáriamente deve existir a contabilização dos impostos incidentes.
Caros amigos, me corrigam se estiver errado.

Edson Costa - Bel. C. Contábeis, pós graduação Latu Senso em Controladoria e Gestão Empresarial, Analista de Controladoria - Fresenius Kabi Brasil Ltda.

Visite nossa página: http://ecscontabil.goldenbiz.com.br/

Skype: EdsonCostaCe
EDSON DA COSTA SOUZA

Edson da Costa Souza

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 13 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 15:41

Vânia Maria de O. Duarte

Certo! Também quando compramos de pessoa física, faz-se necessária emissão de NF que pode ser retirada junto a uma Célula da Secretaria da Fazenda do seu Estado ou pode ser emitida uma NF de entrada, pois nesta compra incide ICMS.

Edson Costa - Bel. C. Contábeis, pós graduação Latu Senso em Controladoria e Gestão Empresarial, Analista de Controladoria - Fresenius Kabi Brasil Ltda.

Visite nossa página: http://ecscontabil.goldenbiz.com.br/

Skype: EdsonCostaCe
EDSON DA COSTA SOUZA

Edson da Costa Souza

Prata DIVISÃO 2, Controller
há 13 anos Quinta-Feira | 22 julho 2010 | 15:48

Vânia Maria de O. Duarte

Recibo não é documento com validade fiscal.
Independente de estar na mesma cidade, a venda de mercadorias sempre incide ICMS.

Edson Costa - Bel. C. Contábeis, pós graduação Latu Senso em Controladoria e Gestão Empresarial, Analista de Controladoria - Fresenius Kabi Brasil Ltda.

Visite nossa página: http://ecscontabil.goldenbiz.com.br/

Skype: EdsonCostaCe
Marcelo V. V. Magalhães

Marcelo V. V. Magalhães

Prata DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Sistemas
há 13 anos Sábado | 6 novembro 2010 | 03:11

Caro Saulo,

Sei que o post é bem antigo, mas estou com uma situação parecida e lendo a sua explicação no post de 04 de abril (excelente com sempre) surgiu uma dúvida.

No seu último lançamento:


pelo pagamento de cada parcela do financiamento
D - Empréstimos e Financiamentos (PC) - 5.000,00
D - Despesas Financeiras (CR) - 800,00
C - Bancos Conta Movimento (AC) - 5.800,00

As 10 parcelas quando pagas os débitos na conta Empreéstimos e Financiamentos (PC) faram um saldo de R$ 50000,00 e os débitos na conta Despesas Financeiras (CR) faram um saldo de R$ 8000,00, ou seja, o "saldo final" da conta de financiamento será R$ 8000,00 (58000 - 8000 dos dois primeiros lançamentos). É isso mesmo? Por que esta conta ficará com este saldo de R$8000,00 credor e a conta Despesas financeiras ficará com o um saldo devedor de R$ 8000,00?

Abraços a todos.

Marcelo Magalhães - R.J.
E+D Consultores Associados
https://www.emaisd.com.br
ISABEL CRISTINA MARASCHINI WINCKLER

Isabel Cristina Maraschini Winckler

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 19 novembro 2010 | 10:25

Caros colegas, estou com uma situação frágil aqui na empresa:

Ela adquiriu dois veículos por meio de financiamentos (um para cada veículo) em 2009.

Iniciei a pouco tempo nesta empresa e percebi que esta aquisição foi jogada a crédito na conta fornecedores e os valores das parcelas estão sendo baixadas desta mesma, com o valor total, sem diferenciar os juros.

Acontece que agora estou tentando colocar as coisas no mais correto possível, como poderia fazer isso ref. ao período de 2009, pois 2010 ainda posso estar alterando já q a empresa recolhe o IRPJ e CSLL anual, recolhendo mensalmente, aí posso fazer as devidas correções.

o correto, no meu ver, em 2009 deveria estar evidenciado a seguinte escrituração:

Valor do veículo 95.200,00
Financiado 100% 95.200,00 / 35 = 2.720,00
as parcelas variam mes a mes
prazo 35 parcelas
1ª parcela 3.595,36

D - veículos (AC) 95.200,00
C - Emp. Finan. (PC) 43.520,00
C - Emp. Finan. (PNC) 51.680,00

No pagto

D - Emp. Finan. (PC) 2.720,00
D - Encargos s/ finac (R) 875,36
C - Cx ou Banco 3.595,36

Transferencia LP p/ CD

D - Emp. Finan. (PNC) 2.720,00
C - Emp. Finan. (PC) 2.720,00

assim por diante e, para o outro financiamento os mesmo fatos.

Minha dúvida seria se esse pensamento está correto e como faria pra arrumar o período já fechado de 2009.

Pensei em fazer o ajuste (estorno) ref. o período de 2009 em Janeiro e as despesas com juros adicionar ao lucro e os meses de 2010 eu posso corrigí-los pois ainda não foi efetuado o fechamento, pois é anual.

Abraços

Jennifer C. G. da Silva

Jennifer C. G. da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2011 | 10:06

Pessoal estou com algumas dúvidas..

1º A empresa aonde eu trabalho, comprou um veículo de pessoa física, porém, o mesmo foi financiado uma parte como realizo a contabilização.

2º Como a compra foi de uma pessoa física, emiti uma nota fiscal de entrada. Com o valor total final do veículo, mas sem descriminção no ICMS, Eu tenho que descrever?? Se sim, quem recolherá esse imposto a minha empresa?? Já que a nota fiscal pertence a ela??

Fico no aguardo, me ajudem por favor.

Obrigada

luiz carlos manganelli

Luiz Carlos Manganelli

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 22 dezembro 2011 | 16:21

Ola boa Tarde,
tenho uma seguinte situação:
meu cliente (pessoa juridica) comprou um veiculo de pessoa fisica e financiou integralmente no b brasil o valor de R$ 23.200,00 a ser pago em 65 parcelas de 356,92 com carencia de 6 meses para começar a pagar.
1) tenho q emitir nota fiscal de entrada? mesmo sendo financiado?
2) qual a forma de contabilização?
3) tem algum custo essa transação?

agradeço se alguem puder me ajudar...

MIRIA MIRANDA DE SÁ

Miria Miranda de Sá

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Quarta-Feira | 18 abril 2012 | 10:58

Bom dia a todos.
Estou com a seguinte situação:
O pai de uma cliente minha, emprestou o valor total para a compra de um veiculo para a empresa dela.A Nota fiscal já saiu em nome da empresa.
Como fazer estes lançamentos?
O emprestimo do pai, a compra do veiculo ?
Se alguem puder me ajudar. Já li as postagens anteriores,mas, ainda estou com duvidas

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 18 abril 2012 | 11:58

Prezada Miria,

A compra do veículo você procederá normalmente a qualquer outra aquisição similar, o que você necessita fazer é elaborar um contrato de empréstimo da empresa para com o terceiro (pai da sócia) e contabiliza-lo.

At.
Marcos Vinicius

Everaldo Matos

Everaldo Matos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 15:58

Temos um financiamento que foi feito em 2011, foi pago 11 parcelas de 10.000,00. Como vou fazer agora em 2012, com esse saldo pago em 2011?

Débora Felizardo

Débora Felizardo

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 11 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 14:46

Se comprar veiculo de pessoa fisica e a empresa que comprou for empresa prestadora de serviço, como faço pra dar entrada desse veiculo na empresa? Só o recibo é valido? Tenho que fazer alguma declaração? Alguém pode me ajudar em como proceder?

Grata

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.