x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 5

acessos 13.564

ESTEFANELE VIEIRA FRANCO

Estefanele Vieira Franco

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2010 | 12:25

Olá bom dia pessoal!

É a primeira vez que trabalho com Redução Z, e gostaria de receber intruções de como vou fazer para saber a receita de mercadorias sujeitas a substituição tributária, já que na redução Z a mercadoria não é especificada.

Ex: A empresa é um mercado que adquire inumeras mercadorias com antecipação parcial, substituição tributária, redução da base de cálculo. Depois que acontece a venda é feito o cálculo do DAS. No cálculo do DAS, é solicitado o valor da receita com substituição tributária. Como vou saber esse valor se a redução Z não mostra a mercadoria vendida?

ex: vassoura_______10,00
água sanit______05,00

Me desculpem a igenuidade no assunto, mas estou aprendendo!

Grato!

Jefferson

Jefferson

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2010 | 12:37

Bom dia Estefanele Vieira,

Querida você terá que solicitar que o seu cliente refaça o cadastro de todos os produtos, pois só assim você terá uma apuração ccorreta.

Não teria como você saber quanto é tributado, isento, substituto somente com as reduções Z. Teria que ser recolhidos todos os cupons fiscais para analizar produto a produto, que no caso de um mercado deve ser muito extensa.

Você deverá tributar todos os produtos nesse mês, além do mais que nos registros dos seus livros você não segmentará e estará tudo como venda normal.

ESTEFANELE VIEIRA FRANCO

Estefanele Vieira Franco

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2010 | 12:48

Obrigado Jefferson!

Mas é possível sair na redução Z, a mercadoria não é? Se for, vou falar com meu cliente.

Mas e se eu informasse a receita lá do Pgdas, sem me preucupar em informar a parte da receita substituida, isenta e tal, isso daria algum problema com a fiscalização? Nesse caso o cliente acararia pagando mais?

Flavio Cesar de Oliveira

Flavio Cesar de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2010 | 14:24

Estefanele Vieira Franco

Logicamente o seu cliente vai pagar bem mais no DAS deste mês, porém o correto a ser feito é: Fazer corretamente o cadastro dos produtos na hora que está cadastrando as NF de compra, feito isto, informará em cada produto se ele é tributado normal(aqui no ES é 17%), se ele é Isento (CST 040) se for Subst. Tributária (CST 060 ou 010) se é cesta básica (7 ou 12%) e assim por diante, fazendo desta forma os produtos sairão an tributação correta na Redução Z e ficará muito mais fácil de você segregar as receitas.
Agora lembre-se, eu dei exemplos de CST e Tributação aqui do ES, você teria que ver ai na BA como é, porém a regra do cadastro tem que ser a mesma.

O seu cliente deve conseguir ajuda com o responsavel pelo software que ele usa para cadastrar as mercadorias no programa, agora parte contabil e fiscal você lhe instruiria como lhe disse acima, que os seus problemas acabariam.

Espero ter lhe ajudado

Atenciosamente

Flavio Cesar

Jefferson

Jefferson

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 4 novembro 2010 | 14:48

Exatamente Estefanele, como o Flávio complementou o primeiro passo a ser feito é o cadastro dos produtos.

Sobre a pergunta da redução Z, teria sim como sair a listagem dos produtos vendidos, mas lembre-se que a Red. Z é um resumo diário e ficaria muito extenso, pois tratamos de um mercado.
Obs.: As reduções Z não podem ser reemitidas, pois elas devem ser impressas diariamente e no final do mês sai a memória fiscal que é o resumo de todas do mês, sendo assim só podem sair com a relação das mercadorias no próximo mês.

Nesse mês você deverá tributar tudo e consequentemente seu cliente pagará mais imposto do que devia arcando com o erro do cadastro.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.