x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 1.467

WALMIRA PINHEIRO

Walmira Pinheiro

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Domingo | 14 novembro 2010 | 23:21

boa noite gostaria de tirar uma duvida a qual o professor em sala de aula me deixou indecisa
as empresas do simples nacional assim como as do lucro presumido são obrigadas a escrituração do livro caixa mais a duvida é pode ser livro caixa ou movimento de caixa? segundo o professor pode ser ambos desde que tenha os lançamentos da coluna de debito, credito e saldo, gostaria de saber realmente o que pode ou não. obrigado

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 15 novembro 2010 | 13:49

Bom dia Walmira Pinheiro!


Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-la aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, gostaria antes de mais nada deixar registrado que é um imenso engano acreditar que as empresas optantes pelo Simples Nacional ou Lucro Presumido são obrigadas apenas a registrar o Livro Caixa.
TODAS as empresas devem manter a contabilidade completa, como já discutimos neste tópico.

Para mais detalhes, veja este artigo.


Me desculpem se eu estiver errado e me corrijam por favor mas, Livro Caixa nada mais é do que o registro de "todos os recebimentos e pagamentos efetuados, de forma cronológica", ou seja, representa todo o Movimento do Caixa.

Confesso que não consigo encontrar nenhuma diferença entre Livro Caixa e Movimento de Caixa, tendo em vista que ambos representam o registro das entradas e saídas de numerários no caixa.



Persistindo as dúvidas, volte a postar.


No mais, desejo-lhe um ótimo dia!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2010 | 15:34

Isso é amplamente divulgado nas salas de aula, que empresas "pequenas" não precisam manter os registros contábeis. Eu já questionei isso com meus professores que é claro são "contadores" e eles simplicam tudo dizendo apenas não precisa.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 18 novembro 2010 | 16:58

Boa tarde José Plácido dos Santos Filho!


Pelos anos de experiência que tenho na Contabilidade, só diz que não precisa aqueles que têm preguiça de fazer a contabilidade completa de uma empresa.

Como eu disse na mensagem anterior, todas as empresas são obrigadas a ter a contabilidade completa e, apenas a RFB que permite esta dispensa para algumas empresas (Simples Nacional e Lucro Presumido) mas, os demais órgãos, como por exemplo, Ministério do Trabalho, podem (e fazem quando necessário) exigir toda a contabilidade de uma empresa (Diário, Razão, etc.).

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.