x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 231

acessos 179.802

Preenchimento SEFIP - FGTS e INSS s/ 13º salario

Cibele Lima

Cibele Lima

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2010 | 13:47

Senhores, preciso muito de ajuda.

Ja li topicos a respeito, apenas para confirmar se o que eu entendi à respeito do assunto está correto.

Para o recolhimento de Inss e Fgts s/ o 13º

O FGTS sobre o 13º:

1)Se o 13º salário for pago parcelado em nov e dez, o FGTS deve ser recolhido junto com a competencia 11/2010 (que vence em dezembro) e 12/2009 (que vence em jan)
2)Eu devo preencher a SEFIP do jeito que sempre fiz , com a única diferença de que no campo "rem. 13 sal" eu preencho o valor da parcela correspondente ao décimo, para que em cima desse valor seja calculado o FGTS, ou seja, no final terei a guia com o valor do FGTS calculado do salário base + decimo terceiro
3)A sefip tanto 11/2010 como a 12/2010 devem ser enviadas na modalidade "branco"

O INSS sobre 13º

1)Para o recolhimento do INSS sobre o 13º salario, deve ser preenchida uma sefip com competencia 13/2010
2)A modalidade a ser delcarada será a modalidade 1 (um)
3)Devo preencher o campo "base de cal 13º prev soc" com o valor total do 13º salário
4)A guia vence em JAN (na mesma data da competência 12/2010

Alguma informação complementar?, estou certa no meu entendimento?

Grata,

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2010 | 15:18

Tá quase tudo correto excerto vencimento da GPS 13º o vencimento é 20/12/2010.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Cibele Lima

Cibele Lima

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2010 | 15:30



Então, tanto as competências 12/2010 e 13/2010 vencem na mesma data (em dezembro) ?

E a competência 13/2010 eu tenho até que dia para transmitir?

Cibele Lima

Cibele Lima

Bronze DIVISÃO 5, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2010 | 16:05

Desculpa Olga, só pra confirmar ....

pode ser transmitida até o fim de jan/11, e no entanto a guia para pagamento vence ANTES disso (em dezembro) , é isso mesmo?

Jean

Jean

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2010 | 16:49

Boa Tarde,

estou encontrando muita dificuldade para enviar a primeira SEFIP.

Jà recebi o Certificado Eletronico pela Caixa e assinei o termo de adesao.

Também fiz o download da Conectividade Social no meu computador.

Copiei o conteudo do diskette, onde esta o Certificado Eletronico, sobre uma drive, visto que nao tenho o sistema de leitura do diskette.

Preenchi o SEFIP; mas quando envio atraves a Conectividade Social o file da SEFIP preenchida, nao consigo ir para a frente.

Hà alguem que me pode ajudar

Grato

Jean

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2010 | 18:01

Jean,

Sugiro que você faça o seguinte;

No conectividade vá em Operações com SEFIP/envio de RE/adicionar, você deve escolher o arquivo que foi gravado no SEFIP e depois clique em enviar.

Após isso será solicitado uma senha (será aquela do disquete).

Depois de alguns instantes uma mensagem irá aparecer contendo o protocolo de envio, você deve imprimi-lo e salvar o arquivo que será necessário para obtenção da GRF.

Feito isso, vá no programa SEFIP/Relatórios/GRF/Arquivo selo, e escolha o arquivo que você salvou anteriormente, e pronto imprima e pode pagar.

a disposição

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Mozart Rodrigues e Silva Neto

Mozart Rodrigues e Silva Neto

Ouro DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 13 anos Segunda-Feira | 22 novembro 2010 | 18:24

Uma pequena correção ao que colega Olga disse:

A GPS 12/2010 vence em 20/01/2011 e não em 20/12/2010 como foi mencionado.

Dessa forma os vencimentos das últimas GPS do ano ficam assim:

11/2010 vence em 20/12/2010
12/2010 vence em 20/01/2011
13/2010 vence em 20/12/2010

Claudice Cerqueira Ramos Costa

Claudice Cerqueira Ramos Costa

Prata DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 23 novembro 2010 | 17:08



Pessoal boa tarde,

Vou enviar a minha primeira SEFIP ref.o 13º e estou com algumas dúvidas.

Eu gero o arquivo no programa de folha. Então a dúvida é:

- A folha de novembro está junta com a 1ª parc. quando gerar o arquivo vai calcular o INSS normal o FGTS de nov + o da 1ª parc do 13º correto?

- No arquivo de dezembro eu vou ter que está com a competência 13º gerada para quando eu gerar a o arquivo ele vá buscar o valor do FGTS da 2ª parc. e juntar? aí vai gerar o INSS nornal o FGTS de dez + oFGTS da 2ª parc.

- Agora a competência 13º eu vou gerar o arquivo importar para sefip e o programa vai entender que já foi recolhido o valor do FGTS no mês de nov e dez e só gerar a guia do GPS? isso que estou na dúvida tenho medo de gerar duplicado.

desculpa mas é a primeira vez que vou enviar a competência 13º

desde de já agradeço.

Claudice C. Ramos Costa
Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 24 novembro 2010 | 08:44

Claudice, Bom dia

Exatamente,
o FGTS 1ª parcela + FGTS 11/2010 recolhido até 07/12/2010
o FGTS 2ª parcela + FGTS 12/2010 recolhido até 07/01/2011

Quanto a competência 13/2010 só serão informados os valore que servirão para o INSS, pois as informações do FGTS já foram enviadas nas competências 11 e 12.

Abraços e boa sorte

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Eduardo Antonio de Oliveira

Eduardo Antonio de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2010 | 13:54

boa tarde

sera que alguem pode tirar uma duvida minha?

estava lendo o topico e me surgiu algumas duvidas, a modalidade branco citada pela cibele é a - recolhimento ao fgts e declaracao a previdencia?? e a outra duvida, o sefip calcula o valor so para a guia de fgts ou para guia (competencia 11/2010) de inss tambem??

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2010 | 14:07

Boa tarde Eduardo

Isso mesmo, a opção em branco é para Recolhimento ao FGTS e Declaração a Previdenciua Social.
Você também tem a opção de imprimir a Guia do INSS no Menu... Relatórios... Movimento... GPS.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2010 | 14:23

Não Eduardo, pois são guias separadas.

Mês 11/2010 vence 20/12;
Mês 13/2010 vence 20/12;

Porém em guias separadas!
Verifique se é alguma diferença de pagamento de variaveis (Horas extras...) que resultou a diferença!

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Tsukie Takagi

Tsukie Takagi

Bronze DIVISÃO 5, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 13 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2010 | 16:55

Olá Vânia, tudo bem?
Eu também sou nova no DP e tenho a mesma dúvida da Claudice (mensagem acima).

A Empresa utiliza um sistema de folha também. O suporte me informou que:

1. FGTS referente à 2ª parcela do 13º
 Recolhimento junto com o mensal competência 12/2010 - dia 07/01/2011.
 MAS que é preciso enviar os dados para SEFIP em modo declaração (e não recolhimento) - dia 20/12

2. INSS referente à 2ª parcela do 13º
 Recolhimento até o dia 20/12

Nesse caso, eu posso entender que:
 É preciso enviar os dados da 2ª parcela do 13º para SEFIP até o dia 20/12 e nesse envio gero uma guia da GPS para ser recolhida até o dia 20/12? Ou não?
 Se sim, quando enviar a folha competência 12/2010 para SEFIP, a GPS gerada será somente referente ao mês? É isso?
No aguardo. Muito obrigada.

Tsukie Takagi

Tsukie Takagi
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2010 | 17:07

Boa tarde Tsukie

Vamos lá...

1) O FGTS referente a 2ª Parcela deve ser recolhido juntamente com a competencia 12/2010 até 07/01/2010;

2) O INSS referente ao 13º deve ser recolhido até 20/12/2010, separadamente do INSS competencia 12/2010 que vence 20/01/2010;

3) O IRRF referente ao 13º deve ser recolhido até 20/01/2011;

4) A GFIP declaratória competencia 13/2010 deve ser entregue até o dia 31/01/2011;

Na verdade na GFIP declaratória você informa o valor total do 13º salário e não só a 2ª Parcela, por isso quando gerar a Folha da 2ª parcela o seu programa da folha de pagamento também gera as guias de GPS (INSS) e DARF (IRRF).

Att,




Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Tsukie Takagi

Tsukie Takagi

Bronze DIVISÃO 5, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 13 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2010 | 17:20

Ok, Vânia.
Assim, a informação que não está deacordo com o fornecido pelo suporte é que a GFIP declaratória do 13º precisa ser entregue até o dia 31/01/2011 e não até o dia 20/12/2010...

Obrigadísssima pela paciência!
Vou verificar com eles novamente.

Bom final de semana!

Tsukie Takagi

Tsukie Takagi
Graciela Aparecida Bueno de Oliveira

Graciela Aparecida Bueno de Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 7 dezembro 2010 | 09:57

Olá Vânia,
Bom dia, vc me ajudou já algumas vezes, será que vc pode me ajudar com uma duvida?
A empresa que estou vai tirar o departamento pessoal do escritorio onde esta, para trazer para dentro da empresa para que eu possa fazer.
Já está instalado no computador um sistema para fazer a folha de pagamento (sófolha), mas o que preciso instalar para gerar todos os arquivos necessarios para fechar o mes e recolher os impostos? Se puder me ajudar, obrigada.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 7 dezembro 2010 | 10:09

Bom dia Graciela

Além do programa gerador da Folha de Pagamento você irá precisar do SEFIP, juntamente com a Conectividade Social para geração do FGTS.
Também precisa do ACI Windows, programa gerador do CAGED.

Outros programas úteis são GPS para emisão de Guia de INSS avulsa, Sicalc para emissão e cálculo de DARF em atraso, CAT para comunicar Acidente de Trabalho.

Att

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Eduardo Antonio de Oliveira

Eduardo Antonio de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 10 dezembro 2010 | 09:28

Bom dia.

Sera que alguem pode tira uma duvida??

na competencia 13/2010 devo selecionar todos os trabalhadores para modalidade 1 e preencher o campo "base de cal 13º prev soc" com o valor total das parcelas do 13º sem os descontos??

Cristina  Colares

Cristina Colares

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 13 anos Domingo | 12 dezembro 2010 | 18:42

Boa Tarde.

Peço a ajuda de vcs , a empresa a qual trabalho só informou o mês de janeiro/ 10, baixei a SEFIP 8.4 em setembro para poder informar os outros meses, como o PC teve um problema vou fazer isto este mês, estamos sem contador e é a primeira vez que vou fazer, já imprimi na época as instruções. A minha pergunta é se houve alguma mudança na SEFIP, se terei que baixar uma nova versão.

Agradeço desde já a colaboração.

Sds,

Cristina

Página 1 de 8

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.