x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 7.162

Encerramento de empresa

Maria de Souza Botelho

Maria de Souza Botelho

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 25 novembro 2010 | 17:54

COMO PROCEDER COM OS LANÇAMENTOS CONTÁBEIS DE BAIXA DE UMA EMPRESA TRIBUTADA PELO LUCRO PRESUMIDO? E O HISTÓRICO, COMO DEVE SER DEMONSTRADO ESTE PROCEDIMENTO DE BAIXA?


Os saldos finais para encerramento das atividades são:
Caixa - 18.000,00
Capital Social - 5.000,00
Lucros Acumulados - 13.000,00

Neste caso, os lançamentos seriam estes?
D - Balanço de Encerramento (COMPENSAÇÕES - COMPENSAÇÕES ATIVAS - Conta transitória - Balanço de Encerramento)
C - Caixa (ATIVO)

D - Capital Social (PASSIVO)
C - Balanço de Encerramento (COMPENSAÇÕES)

D - Lucros Acumulados (PASSIVO)
C - Balanço de Encerramento (COMPENSAÇÕES)

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 26 novembro 2010 | 10:03

Bom dia Michele,

Se houver (e há) lucros acumulados, devem ser pagos/distribuídos quando da dissolução da empresa, ou seja, o saldo em Caixa certamente será diminuído em valores iguais aos dos lucros acumulados.

Nestes termos se houver mais disponibilidades do que lucros o saldo desta última conta será zerado. Se ocorrer o contrário (mais lucro do que disponibilidades) o saldo do Caixa será zerado.

Após efetivada a distribuição, se ainda sobrar saldo no Caixa ou na conta lucros acumulados), os registros contábeis devem/podem ser os demonstrados por você. Desde que o lançamento de uma das duas contas (caixa ou lucros) inexista.

O histórico deverá ser: Saldo da conta ...... que se transfere para a conta "Balanço de Encerramento" face a dissolução e extinção da sociedade conforme Distrato Social registrado na Junta..... sob o Nº........ na sessão de .../..../....

Notas
- Os lucros serão automaticamente distribuídos sem a incidência do Imposto de Renda e devem constar na DIRPF dos sócios.

- Se o saldo de Caixa for maior do que os lucros distribuídos, a importância em dinheiro devolvida aos sócios deve também constar da DIRPF dos mesmos e está sujeita a apuração de ganho de capital.

- Se não houve aumento de capital com reservas de lucros os sócios devem baixar de Declaração de Bens na DIRPF as Cotas de Capital ali declaradas. Se houve aumento decorrente da integralização de Capital com aproveitamento de lucros, a baixa também será devida, mas este aumento está igualmente sujeito a apuração de ganho de capital.

...

Diego Cristiano da Rosa

Diego Cristiano da Rosa

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2011 | 10:21

Bom Dia Saulo,
estou encerrando as atividade de um cliente ME do simples nacional, é Empresário Individual e restaram as seguintes contas:

Caixa= 38.971,56

PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Capital Social= 30.000,00
Lucros Acumulados= 8.971,56

Como procedo quanto a distribuição desse lucro para o empresário? E na DASN, deve constar o recebimento somente do lucro ou o total do caixa?

Abraços

Diego Cristiano da Rosa
PRESTSERV CONTABILIDADE
Secretário da Associação dos Contabilistas de Capão da Canoa - ASCON

"QUE EU NUNCA PASSE PELA VERGONHA DE ME ACOMODAR."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.