x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 4.958

abertura de consultorio odontologico

Barbara

Barbara

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 26 novembro 2010 | 17:26

Boa tarde...

Eu acabei de me formar como dentista, e desejo abrir meu consultorio, o que devo fazer?

Gostaria de saber se tenho que obter meu CNPJ ou posso ser autonoma ( nao terei raio X).

Qual que é o passo a passo para registrar?

Obrigada pela atenção.
aguardo a resposta...

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Sábado | 27 novembro 2010 | 08:16

Oi Bárbara, bom dia.

Mesmo que registre firma, por ser individual, os rendimentos por voce percebidos deverão ser tributados como recebimentos por pessoa física, ou seja, sujeita à tabela progressiva mensal do imposto de renda-PF - carnê leão.

Dessa forma, sugiro trabalhar como autônoma (CPF), onde:

1 - Dos seus rendimentos brutos, poderão ser deduzidas as despesas necessárias para o desempenho das suas atividades (salários, aluguel, telefone, etc), desde que voce mantenha escriturado o LIVRO CAIXA.

2 - Para registrar funcionários, basta que retire matrícula no CEI (Cadastro Específico do INSS) para este fim.

3 - Como voce também terá que recolher seu próprio INSS, deverá também fazer o seu cadastro para que possa ser contribuinte da previdência.

4 - Deverá possuir Alvará de funcionamento do seu consultório.

Caso não tenha experiência nessa parte burocrática, solicite serviços de algum profissional da sua confiança.

Att

Hugo

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Ronaldo de Sousa

Ronaldo de Sousa

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 30 novembro 2010 | 16:11

Oi Barbara, boa tarde!!!

Como nosso amigo Hugo lhe disse, o melhor mesmo é vc obter o seu alvará de localização e funcionamento, como Autonomo, pra isso vc deverá fazer o livro caixa com sua movimentação anual dos seus redimentos, vc poderá abater as suas despesas, como: funcionarios, aluguel, telefone e etc, mais uma dica, manda fazer um bloco de recibo personalizado e numerado em duas vias, para que vc possa passar para os seus clientes. Esse recibo é importante para que não aconteça falsificação, depois que adotei esse sistema nenhum cliente meu caiu na Malha fina. .

Barbara

Barbara

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 2 dezembro 2010 | 14:04

Obrigada novamente...

Por ultimo, gostaria de saber se eu dividir o consultori com uma amiga em dias alternados, eu perco a caracterização de autonomo e viro uma Ltda, ou nao???


Caso perca, o que devo fazer?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.