x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.468

hora técnica fiscal

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 6 dezembro 2010 | 21:14

Boa noite, Kleverton


O valor da hora de serviço deve ser com base na complexidade da tarefa, a qualidade de seus serviços, o comportamento dos preços no mercado de serviços e também do valor atribuído aos seus dotes profissionais levando em conta o número de anos de seus estudos, sua experiência profissional, a probabilidade de você ter que prestar serviços adicionais e também a sua estrutura oferecida ao cliente (não necessariamente nesta ordem).

Por exemplo:
Levando em conta que para minha qualificação profissional estudei por 9 anos (4 anos de curso técnico e 5 anos de faculdade), semanalmente pretendo trabalhar por 40 horas (8 horas diárias de segunda a sexta), investi uma considerável quantia para adquirir vários livros, tenho computador e impressora e já perdi a conta de quantas horas gastei pesquisando algo (fora as visitas que faço à biblioteca de uma universidade de minha cidade), tenho despesas mensais fixas com telefone, internet, água, luz, aluguel e materiais de expediente, entendo que meu "salário" (salário mesmo, e não honorários, que variam de cliente para cliente, dependendo da complexidade de suas rotinas), devem ser de R$ "X" ("xis" reais por mês) par uma jornada mensal 200 horas, e após projetar o salário mensal é necessário calcular férias, 1/3, 13º Salário e FGTS.

Ao fim deste cálculo basta dividir o valor encontrado pela pretensão de número de horas mensais a trabalhar que será encontrado o valor mínimo a ser cobrado por hora de serviço prestado.

Pode parecer ser complicado e/ou detalhista demais este cálculo, porém, entendo este ser um cálculo bem justo.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.