Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.527

Escrituração contabil

ANA VIANA

Ana Viana

Iniciante DIVISÃO 4, Não Informado
há 13 anos Domingo | 5 dezembro 2010 | 00:13

Ola,

Gostaria que me tirassem uma duvida, e o seguinte;
Eu faco a escrituracao de uma faculdade onde temos a movimentacao dos bancos(que sao dois) e a movimentacao do caixa do dia que e onde sao movimentadas todas as entradas e despesas do dia. Minha duvida é quando ha uma entrada de cheque onde lanco ele? E se for pre-datado lanco no dia a ser descontado ou no dia que entrou?

Grata,

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 5 dezembro 2010 | 00:35

Ana bom dia.


Minha duvida é quando ha uma entrada de cheque onde lanco ele? E se for pre-datado lanco no dia a ser descontado ou no dia que entrou?



Voce teria aí, pelo menos duas alternativas, mas fazendo os lançamentos no dia do ingresso dos numerários, mesmo que com cheques pré.

1 - Para evitar burocracias e após todos os lançamentos do dia, voce poderia demonstrar seus recebimentos da seguinte forma:

a - Total recebido em dinheiro .........
b - Total recebido em cheques av.....
( = ) Total Disponivel.................
c - Cheques pré-datados................
( = ) total do recebimento do dia.

2 - Fazer dois caixas, sendo um do disponível e outro dos cheques pré.
Sendo que em um desses caixas, voce demonstraria a memória de cálculo acima citada.

Att

Hugo.



NOTA:


Veja que quando o cheque pré estive apto para ser compensado, voce transferiria para o disponível.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
RODRIGO NUNES MEDEIROS

Rodrigo Nunes Medeiros

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Domingo | 5 dezembro 2010 | 13:24

Os lançamentos podem variar muito, pois o cheque não está no banco, mas no caixa, mas poderá muito provavelmente ir para o banco, e não é disponibilidade, pois ainda é do cliente e pode não ser descontado por falta de fundos do cliente, sem contar com a possibilidade de ser pré-datado.

Por não ser certeza de disponibilidade, eu acredito que o ideal seria contabilizar como clientes, como se fosse uma fatura, e no momento do recebimento (depósito ou troca no comércio), transferir de clientes para o caixa ou para onde for utilizado.

Sobre a data, sempre na data da ocorrência da movimentação que está sendo contabilizada. No dia do recebimento do cheque, registra na conta clientes. No dia do depósito, credita clientes e debita bancos.

Att,

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Domingo | 5 dezembro 2010 | 22:21


Rodrigo, boa noite.

Pode ser que eu tenha entendido errado a consulta da Ana, mas interpretei como se fosse a escrituração daqueles movimentos internos de caixa, sem relação direta com a contabilidade.

Mas se estivermos falando da contabilidade propriamente dita, então teríamos algumas das formas de lançamentos:


1

NO RECEBIMENTO A VISTA:
D - Caixa ou Bancos (AC)
C - Receita de Serviços (CR)

2

NO RECEBIMENTO A PRAZO
D - Caixa ou Bancos (AC)
C - Clientes (AC)

3

NO RECEBIMENTO COM CHEQUES PRE - A VISTA

D - Cheques a Compensar (AC)
C - Receita de Serviços (CR)


3.1


QUANDO DA COMPENSAÇÃO DO CHEQUE PRÉ:
D - Caixa ou Bancos (AC)
C - Cheques a Compensar (AC)

4

NO RECEBIMENTO A PRAZO COM CHEQUE PRÉ

D - Cheques a Compensar (AC)
C - Clientes (AC)

Att

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
RODRIGO NUNES MEDEIROS

Rodrigo Nunes Medeiros

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 6 dezembro 2010 | 08:41

Não entendi o lançamento 2.

Pelo lançamento, é o caso de quando do recebimento de uma venda anterior que já esteja lançada na conta clientes?

No Recebimento a prazo, no momento da venda, poderia ser:
D: Clientes (AC)
C: Receita de Serviçõs (CR)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.