x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.661

Saldo Inicial - Novo Exercício

Márcio Donizeti Marcondes

Márcio Donizeti Marcondes

Bronze DIVISÃO 5, Engenheiro(a) Software
há 13 anos Quarta-Feira | 8 dezembro 2010 | 15:54

Gostaria de saber se ao invés de utilizar uma tabela só para ter os saldos finais e transportá-los para o próximo exercício, se eu posso, para as contas do A,P e PL, efetuar lançamentos com o transporte dos saldos do exercício anterior. Para isso, colocaria um identificador para esses lançamentos, para que não apareça na soma dos débitos e créditos, somente servindo para mostrar o saldo inicial da conta no exercício.

Agradeço a atenção.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 8 dezembro 2010 | 19:09

Boa noite Márcio,

Quero crer que na qualidade de Consultor de Informática sua dúvida seja em relação ao desenvolvimento de programa contábil.

Se estou certo, tenha em conta que nos programas deste gênero, não são necessários lançamentos para transportar saldos do Balanço Patrimonial de exercicio findo para inclusão dos mesmos no exercício subsequente.

O que se faz é simplesmente a mudança do período que se dá pela "troca" de datas. Vale dizer que os saldos das contas patrimoniais existentes em 31/12/X0 permanecem e serão os iniciais do dia 01/01/X1.

Se não entendi seu questionamento, corrija-me para que o orientem acertadamente.

...

Márcio Donizeti Marcondes

Márcio Donizeti Marcondes

Bronze DIVISÃO 5, Engenheiro(a) Software
há 13 anos Quinta-Feira | 9 dezembro 2010 | 11:24

Bom dia Saulo,

Sim a dúvida é em relação a desenvolvimento de programa contábil. Na verdade melhoria. O sistema existe desde o sistema operacional "DOS" e para facilitar consultas e relatórios, na época era interessante no ato do lançamento já gravar e manter em uma tabela os saldos das contas. Hoje isso já não se faz necessário pela velocidade de processamento, porém, com o SPED, algumas mudanças precisaram ser feitas. Para os saldos inicial e mensais, utilizamos uma estrutura como segue:

EXERCICIO CONTA SLD_INI SLD_JAN SLD_FEV... SLD_DEZ
2008 X.X.X.XX.XXXX 100,00 90,00 ... 30,00
2009 X.X.X.XX.XXXX 30,00 .... ..... 1000,00
2010 X.X.X.XX.XXXX 1000,00 ....

Minha dúvida é se ao invés de utilizar essa tabela, visando melhoria o tempo para as informações, se eu poderia e se é permitido, fazer lançamentos a cada início de exercício com o saldo do exercício anterior, ou seja, todas as contas necessariamente teriam que ter o lançamento de transporte do saldo do exercício anterior.


Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 10 dezembro 2010 | 07:46

Bom dia Márcio,

Não há qualquer impedimento e não vejo problema algum nesta prática desde que seja realizada conforme você mencionou:

"Para isso, colocaria um identificador para esses lançamentos, para que não apareça na soma dos débitos e créditos, somente servindo para mostrar o saldo inicial da conta no exercício."

Para quaisquer efeitos o que importa é que não se perca a continuidade.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.