x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.099

Despesas Médicas: tudo sobre!

ALVARO ANTONIO ALMEIDA DE MELO

Alvaro Antonio Almeida de Melo

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Sábado | 11 dezembro 2010 | 22:32

Boa noite. com relação a demonstrativos para IRPF, gostaria de saber qual o layout de um demonstrativo anual de despesas odontológicas, o que deve ir para este demonstrativo, como funciona esta parte de reembolso de despesas, quais dados devem estar neste demonstrativo, se existe legislação específica ou um modelo padronizado, enfim, tudo sobre este tipo de demonstrativo.

Fico grato pelas contribuições.

Álvaro Contabilidade
Know-how versátil. Padrão Full Service.
CRC AL PJ 001500-O/0
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Domingo | 12 dezembro 2010 | 08:08

Bom dia Alvaro,

O que (exatamente) você quer dizer com "Demonstrativo anual de despesas odontológicas"?

Se estivermos falando da IRPF do profissional (dentista) ele deve usar o Livro Caixa e o Carnê-Leão como programas auxiliares para o preenchimento da DIRPF,

se estivermos falando do cliente (pessoa física que tem despesas com dentistas) ele deve usar a ficha "Pagamentos e Doações Efetuados" da DIRPF.

...

Willian Gonçalves Rios

Willian Gonçalves Rios

Iniciante DIVISÃO 4, Perito(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 15 dezembro 2010 | 15:15

Boa tarde senhores,

Qual é o limite de valor em despesas fisioterápicas e/ou médicas (se tiver alguma diferença gostaria de saber qual) eu posso declarar em meu IRPF?

Obrigado.

WGR
Perito Criminal da PC de MG
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 15 dezembro 2010 | 21:24

Boa noite Willian,

Não há limite para dedução dos gastos com despesas médicas a não ser o seu poder de pagamento, ou seja, sua DIRPF deve comprovar a origem do dinheiro que permitiu tais gastos.

Podem ser deduzidos os seguintes pagamentos relativos a tratamento próprio, dos dependentes e dos alimentandos indicados na declaração, quando realizadas, neste último caso, pelo alimentante em decorrência de decisão judicial, acordo homologado judicialmente ou escritura pública a:

a) médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, e com exames laboratoriais e serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias;


Fonte: Menu Ajuda do Programa Declaração de Ajuste do Imposto de Renda - DIRPF 2011/2010 versão beta.

...

ALVARO ANTONIO ALMEIDA DE MELO

Alvaro Antonio Almeida de Melo

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 16 dezembro 2010 | 10:39

Olá Saulo, desculpe a demora na resposta.

Bom, o que estou buscando sobre este demonstrativo é na seguinte questão:

UM MODELO DE DEMONSTRATIVO PARA CLIENTES, TIPO AQUELES DE PLANO DE SAUDE, QUE SÃO EMITIDOS NO FIM DO ANO PARA OS CLIENTES DECLARAR NO IR.


Quero um modelo desses para implantar numa clinica odontológica, entendeu?

Dentro deste demonstrativo, gostaria de saber qual o layout de um demonstrativo anual de despesas odontológicas, o que deve ir para este demonstrativo, como funciona esta parte de reembolso de despesas, quais dados devem estar neste demonstrativo, se existe legislação específica ou um modelo padronizado, enfim, tudo sobre este tipo de demonstrativo.

Aguardo seu retorno e agradeço o feedback.

Álvaro Contabilidade
Know-how versátil. Padrão Full Service.
CRC AL PJ 001500-O/0

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.