x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 32

acessos 27.608

abertura de escritorio

Reinaldo Hassen Junior

Reinaldo Hassen Junior

Ouro DIVISÃO 1, Representante
há 17 anos Terça-Feira | 17 abril 2007 | 08:16

Olha esse texto do SEBRAE! Não deixe de entrar em contato como o CRC-SP e o SESCON (indicação pessoal) que te darão um grande suporte!



Escritório de contabilidade


Ficha Técnica
Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviços
Tipo de Negócio: Escritório de Contabilidade
Produtos Ofertados/Produzidos: Prestação de serviços de contabilidade para pessoa física ou jurídica, microempresas, associações, entre outras entidades.

Apresentação
Contabilidade é um trabalho minucioso de análise das áreas fiscal, tributária e trabalhista de uma empresa, instituição ou entidade governamental ou não governamental. Portanto, é uma atividade que exige tempo para análise.
Muitas empresas contratam firmas ou escritórios de contabilidade para prestar esse serviço. Em muitos casos, não há vantagem financeira em manter uma estrutura contábil. Até mesmo porque muitas empresas são obrigadas a realizar auditorias periódicas.
Por essas razões, em alguns casos, é vantagem a empresa contratar um escritório de contabilidade, que passa a ser responsável pelo balanço contábil e financeiro, pagamento de tributos, resoluções de problemas relativos ao quadro de funcionários, entre outras questões relativas à contabilidade empresarial.

Mercado
O mercado de prestação de serviços contábeis é bastante concorrido. Por isso, é importante manter a qualidade no atendimento e serviços. Como diferencial em relação à concorrência, o contador deve traçar um diagnóstico correto da situação real do empreendimento, de forma a estabelecer estratégias adequadas para o cliente atingir suas metas e objetivos.
Apenas a prática não habilita o profissional a superar a concorrência. É imprescindível que ele faça o acompanhamento diário das mudanças econômicas e financeiras. Além disso, é fundamental que ele busque especialização e atualização profissional que pode se dar através de cursos, leitura e análise de noticiários, boletins e mapas fiscais.

Estrutura
É simples. Basta ter uma área mínima de 40 metros quadrados para disposição das mesas e cadeiras da equipe de trabalho, além dos armários, estantes, microcomputadores e outros móveis de escritório.

Equipamentos
- Mesas;
- Cadeiras;
- Armários para arquivo;
- Estantes para os livros;
- Computadores (configuração mínima - Petium III 850 Mhz, HD 20G, 128 Mb);
- Materiais de expediente;

Investimento
Varia de acordo com a estrutura a ser adotada. O aporte inicial de capital é de R$ 15 mil, em média.

Pessoal
O número de funcionários varia de acordo com a estrutura. Mas pode-se iniciar com apenas um funcionário, caso o empreendedor fique encarregado da parte administrativa.

Pré-requisitos
- Conhecimentos da legislação das áreas de atuação;
- Ser contador ou técnico de contabilidade registrado no Conselho Regional de Contabilidade;
- Ter experiência profissional e conhecimentos dos trâmites legais dos órgãos públicos e das associações de classe;

Cliente
O cliente pode ser pessoa física ou jurídica. Para o cliente, o contador é o profissional que resolve os problemas de ordem fiscal, jurídica, tributária e de pessoal. É quem traça a saúde financeira da empresa e, ao mesmo tempo, orienta sobre o correto pagamento de tributos. Mas é pelo seu desempenho que o contador conquista seu cliente.

Serviços
Alguns serviços prestados por escritórios de contabilidade:
- Contábil: Lucro Real, Lucro Presumido, Simples, ME, Balancetes, Razão Analítico, Diário, Livro-caixa, Lalur, entre outros;
- Fiscal: Livros de Entrada, Livros de Saída, Livros de Apuração do IPI, Livros de Apuração do ICMS, entre outros;
- Trabalhista: Apontamento, Folha de Pagamento, GPS, SEFIP, DARFS entre outros;
- Outros: Aberturas, Transferência, Encerramento de Empresas, DIRPF, Consultoria, Assessoria, Certidões Negativas;
Pode-se também exercer atividade de assessoria específica em áreas de atuação de médias e grandes empresas.

Programa de trabalho
Um escritório de contabilidade funciona normalmente das segundas às sextas-feiras, das 8 horas às 18 horas. Ele deve ter organização e administração adequadas à atividade.
A principal ferramenta de trabalho do contador é o Código de Ética do Contabilista. O responsável pelo serviço tanto pode ser um contador quanto ou um técnico contábil, mas ao técnico não é permitida a realização de serviços de auditoria.

Softwares
Para escritório, contabilidade, folha de pagamento, livros fiscais, DAP, laticínios, automação comercial integrado ECF, gestão empresarial (estatísticas, curva ABC), estoque, faturamento, ordem de serviço, contas a pagar e receber, livro caixa eletrônico etc.

Lembretes
- Manter-se sempre atualizado em relação à economia e aos indexadores. Como referência, ler jornais de grande circulação como O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo, Diário do Comércio e Indústria, Gazeta Mercantil e Valor Econômico;
- O escritório de contabilidade pode ser dividido por setores. Os principais são recursos humanos, fiscal, contabilidade e Imposto de Renda, auditoria, previdenciário e legislação. Para conquistar o cliente, o contador ou técnico contábil deve manter contato constante com a empresa. O trânsito de documentos requer um tratamento que evite extravios e atrasos.
- A relação entre escritório e clientes tem de ser regida por contrato para estabelecer de forma clara os deveres e obrigações das partes envolvidas. Existe atualmente grande concorrência no mercado, incentivada pelo processo de terceirização desses serviços. Uma boa saída para se diferenciar é a especialização, ou seja, o atendimento a um determinado segmento.

Legislação Específica
Para abrir o empreendimento é necessário observar algumas providências:
- Registro na Junta Comercial;
- Registro na Secretária da Receita Federal;
- Registro na Secretária da Fazenda;
- Registro na Prefeitura do Município;
- Registro no INSS (somente quando não tem o CNPJ - Pessoa autônoma - Receita Federal);
- Registro no Sindicato Patronal;

O novo empresário deve procurar a prefeitura da cidade na qual pretende montar seu empreendimento para obter informações relativas às instalações físicas da empresa e ao Alvará de Funcionamento.
Além disso, deve consultar o Procon para adequar seus produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor (LEI Nº 8.078 DE 11.09.1990).

Entidades
CFC - Conselho Federal de Contabilidade
Sas Quadra 05 - lote 03 - Bl.J - Edifício CFC - Brasília - (DF)
70070-920
Tel. (61) 314 9600

Bibliografia
SEBRAE/SP. Escritório de Contabilidade. São Paulo:Sebrae/SP, 1994.

Endereços na internet:
Conselho Federal de Contabilidade

Abração!!

Antes de perguntar, pesquise;
Após receber uma resposta, classifique-a;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque dar também uma resposta.
VPECAS

Vpecas

Iniciante DIVISÃO 2, Encarregado(a) Serviços Gerais
há 16 anos Sábado | 8 dezembro 2007 | 18:37

Olá conhecedores da contabilidade estou com cnpj mas estava sem atividade nehuma.Agora apareceu um contrato de serviços e estão pedindo nota, o que devo fazer ?, atualizar um cnpj ou fazer inscricaõ para issqn uma vez que fiz encerramento perante a prefeitura.
obrigado pela colaboração.

EDILAINE DE SOUSA REZENDE

Edilaine de Sousa Rezende

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2008 | 12:07

Olá Vlademir
Entendo que se voce tem um CNPJ, exercia alguma atividade, se esta atividade não for a mesma para este serviço do citado contrato, faça a alteração da atividade e de entrada na prefeitura com pedido da inscrição municipal.
Espero ter te ajudado
Abraços

Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2008 | 21:16

Reinaldo
O Manual disponibilizado é de estrema utilidade. Já salvei o conteudo e vou dar uma "olhada". Sempre é bom estar-mos curiosos sobre as coisas contabeis
Parabens
Abraço

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
FRANCISCO REIS

Francisco Reis

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2008 | 02:47

Saudações Cordiais



Vc poderia começar fazendo um curso on line pelo sebrae, são quatro opções expl. fluxo de caixa, IPGN, etc, e pode ajudar vc a ter uma visão mas ampla do investimento, depois é so se atualizar e seguir em frente, ah, vc precisa ser registrado no CRC da sua região, fazer inscrição na preifeitura para pagar o ISS e o INSS, CASO QUEIRA INICIAR COMO AUTONOMO, LIBERAL


SUCESSO

VPECAS

Vpecas

Iniciante DIVISÃO 2, Encarregado(a) Serviços Gerais
há 16 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2008 | 19:12

Olá amigos contabilistas é como falei na questão anterior seria melhor reativar a empresa,mal acabei de renovar inscrição ,ainda não comecei a fazer giro e ai chegou boleto de sindicato nacional do comercio e vencendo no mesmo dia e o valor de $227,00 é mole.
Eu sou obrigado a pagar isto?assim não da!!!!!!!!!!!!!!!

JOAO BATISTA BORELLI

Joao Batista Borelli

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 16 anos Segunda-Feira | 4 fevereiro 2008 | 17:14

Boa Tarde! Que todos encontrem-se na mais perfeita harmonia e Paz Celestial!!!

Tenho a seguinte dúvida, que nem mesmo a Junta Comercial, esclarece direito: Sei que todas as empresas inscritas antes da luz do N/CC de 2002, devem fazer consolidação contratual, mas em caso uma empresa, inscrita anterior e no entanto não fez a consolidação, agora quer baixar as atividades fazer direto o distrato; isso é possivel fazer a consolidação e distrato no mesmo ato de registro(na mesma alteração contratual)??? Sem mais muito obrigado a todos!

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 14 março 2008 | 14:27

Olá, boa tarde

Até hoje tenho visto que todos os escritório de Contabilidade (que eu conheço), todos os sócios tem CRC, ou seja, todos contadores. Pergunto:

- A Legislação permite uma Sociedade com atividade de Escritorio de Contabilidade, tendo um sócio Contador e outro Administrador de Empresas??

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 16 anos Sábado | 15 março 2008 | 10:14

Rendimentos recebidos de Pessoa Física ou Jurídica, você irá verificar a condição do inquilino, se for Jurídica peça um Informe de Rendimento, ou se o imóvel for administrado por Imobiliária, ela irá providenciar o Informe de Rendimento.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 31 março 2008 | 13:19

Somente para registrar uma resposta para uma pergunta MINHA MESMO.

RESOLUÇÃO CFC Nº 1.098/07


Dispõe sobre o Registro Cadastral das Organizações Contábeis nos Conselhos Regionais de Contabilidade.


O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,


RESOLVE:

Art. 3° As organizações contábeis constituídas sob a forma de sociedade serão integradas por contadores e/ou técnicos em contabilidade, sendo permitida a associação com terceiros.

§ 1° Na associação com terceiros será sempre do contabilista a responsabilidade técnica dos serviços que lhes forem privativos, devendo constar do contrato a discriminação das atribuições técnicas de cada um dos sócios.

§ 2° Somente será concedido registro cadastral para a associação prevista no caput deste artigo quando:

I - os sócios contabilistas estiverem devidamente registrados e em situação regular junto ao CRC;

II - tiver entre seus objetivos atividade contábil;

III - os sócios contabilistas forem detentores da maioria do capital social.

§ 3° A pessoa jurídica poderá participar de sociedade contábil desde que atendidas as condições fixadas nesta resolução.

PORTANTO É PERMITIDO QUE HAJA UM SÓCIO EM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE QUE NÃO SEJA CONTADOR.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Reinaldo Hassen Junior

Reinaldo Hassen Junior

Ouro DIVISÃO 1, Representante
há 16 anos Sexta-Feira | 4 abril 2008 | 14:53

Bom dia Benedito!!!

Acredito que este material lhe será útil! Role a página para baixo e aguarde o "download file" aparecer!

Boa sorte!

Antes de perguntar, pesquise;
Após receber uma resposta, classifique-a;
Ajude na corrente do fórum: Quando fizer uma pergunta, busque dar também uma resposta.
ERICK SANTOS DA SILVA

Erick Santos da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 20 agosto 2008 | 13:53

Gostaria de saber se alguém poderia me ajudar na busca de um estágio, pois meu estágio está terminando o contrado e o pessoal aqui não irá renovar pois só pode entrar nesta empresa pessoas concursadas, então se alguém puder me ajudar agradeço.



Nota da Moderação: Mensagem editada pela moderação por ter sido escrita por inteira com a tecla "CAPS LOCK" ligada.
Além de deixar a impressão de que o usuário está GRITANDO, é contra as Regras do Fórum.
Ao usuário Erick Santos da Silva: Por favor, tomar o cuidado de não repetir esta ação, a fim de mantermos a boa ordem do Fórum Contábeis.
Fique atento também quanto ao local correto de postar sua mensagem e nunca solicite ajuda por e-mail.

Elisangela

Elisangela

Prata DIVISÃO 1, Técnico
há 15 anos Terça-Feira | 9 setembro 2008 | 22:53

Boa noite...

Um contador ou tecnico contabil pode consituir uma empresa com uma "pessoa comum"?

Ou tem que necessariamente a outra pessoa ter um curso tecnico??

Genival  Luz

Genival Luz

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 15 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2008 | 14:32

Saudações,

Por gentileza, alguem poderia disponibilizar novamente ou me enviar por email, o manual abaixo.
O link na 4Shared já expirou, e pelo que vi várias pessoas baixaram.

Gestão da Empresa Contábil Moderna

Agradeço.

Forte abraço.

"Quem não sabe o que procura, não entende o que encontra"
Fabiana Rodrigues Brandão

Fabiana Rodrigues Brandão

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 12 setembro 2008 | 09:29

Bom dia, Elisângela,

Olhe eu tenho uns amigos que tem uma situação parecida com essa que vc mencionou e eles fizeram o seguinte: na Junta Comercial só cadastraram o técnico e o contador, pois não tem como abrir uma empresa só de contabilidade com um empresário normal e fizeram um Contrato particular entre os três, colocando o empresário como administrador.
Agora ele me disse que tinha como alterar o objeto da empresa para incluir, salvo engano, se no objeto além de serviços de contabilidade tivesse um outro serviço que não precisasse dessa especificidade, mas o fato é que até agora eles não efetuaram essa alteração.

Abraços.

Ronnie Cleverton Bastos de Jesus

Ronnie Cleverton Bastos de Jesus

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 8 janeiro 2010 | 12:02

Bom dia pessoal...
Gostaria muito da ajuda de voces!
Há 3 meses abri um escritório em casa mesmo.Desde que entrei na faculdade,trabalhei em escritórios.No entanto,não estou conseguindo captar clientes.Visito empresas,fiz uma apresentação,onde exponho os serviços,deixo essa apresentação com o empresario.Mas ainda não consegui êxito.Não sei o que estou fazendo de errado!Não quero desistir,mas está ficando dificil!
Desculpem o desabafo!
Por favor me deem uma luz!!!

Ronnie Bastos
Camila Melo Pierazzo

Camila Melo Pierazzo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 10 julho 2010 | 11:48

Pessoal, bom dia!

Estou querendo abrir meu escritorio contabil, atualmente trabalho em uma empresa, porém já tenho 03 cliente que atendo em casa, mas estou querendo de trabalhar para essa empresa e investir no meu proprio negocio, mas tenho medo de não conseguir clientes...

Gostaria de saber pelos amigos que já tem seu escritorio montado se qdo começaram já tinham clientes ou foram conseguindo aos poucos

Obrigada, Camila.

Camila Melo
Lucas Gurgel

Lucas Gurgel

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 10 julho 2010 | 20:21

Camila,

Ate hoje o melhor marketing que vi sobre escritorio de contabilidade foi o "boca a boca".

Para se conseguir novos clientes, basta fazer um networking com seus atuais clientes e chamar uma empresa de webdesign para elaborar um site para voce, hoje a empresa que nao possue site nao é vista no mercado.

E nao fica desesperada pois na epoca certa e no tempo certo irao aparecer clientes.

Abracos,
Lucas Gurgel
Marco Aurélio Aurich

Marco Aurélio Aurich

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico
há 13 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2011 | 12:34

Olá pessoal

Alguém me conseguiria um Manual de Rotinas Básicas e usuais, que são desenvolvidas, normalmente, em um escritório contábil pequeno ?

Um abraço e

Obrigado

André Souza

André Souza

Prata DIVISÃO 1, Agente Compras
há 13 anos Segunda-Feira | 14 fevereiro 2011 | 16:28

Já diz o velho ditado: Quem não tem competência não se estabelece.

É preciso ter paciência e perseverança.

Não basta abrir um escritório sem clientes e sair por aí tentando tirar o trabalho de outro profissional.

É muito raro um empresário trocar seu contador de confiança por outro que ele não conhece.

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.