x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 17.619

Contabilidade na Construção Civil

Tanya

Tanya

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 13 anos Sexta-Feira | 7 janeiro 2011 | 10:42

la Bom Dia...já pesquisei acho que quase todos os topicos de construção civil, estou começando a fazer contabilidade deste ramo agora e estou com muitas duvidas, tenho uma empresa que a principio era somente construção civil, ficou neste ramo ums 8 meses depois ela se transformou numa loteadora incorporadora, minha dúvida é: os lançamentos contabeis enquanto ela era construção civil eu posso fazer normal, colocando todas as compras e mão-de-obra nas contas de resultado?? ela virou incorporadora em novembro/2010 será que eu posso começar a fazer contabilidade como incorporadora de janeiro/2011 em diante?? porque a contabilidade de incorporadora é diferenciada de uma empresa construtura, então gostaria de saber quando eu começo a fazer esses lançamentos diferenciados.

Se alguem puder me ajudar..
Agradeço!

Marcelo Pereira

Marcelo Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 17 janeiro 2011 | 12:42

Tanya,

Utilize-se desses novos critérios contábeis. Eles não irão ferir o princípio da consistência pois a atividade econômica da empresa está mudando. Isso é comum acontecer. Por isso não tenha medo de mudar os critérios contábeis. Mas jamais esqueça de demonstrar isso em notas explicativas.

Grato

Pesquise antes de perguntar,
Você pode ficar sabendo mais do que espera!
Experiência própria!
Rs
Tanya

Tanya

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 13 anos Terça-Feira | 18 janeiro 2011 | 09:54

Obrigada Marcelo...

esta empresa na qual postei no topico anterior ela fez sim uma alteração contratual na qual se tornou uma incorporadora mas até o momento não incorporou nada só esta construindo... mesmo ela nao exercendo ainda esta atividade de incorporadora é necessário fazer a contabilidade como se fosse?? ou até ela começar a exercer esta atividade eu continou fazendo contabilidade normal de construtora...me surgiu esta dúvida..
se alguem me ajudar...com uma opinião..agradeço!

Marcelo Pereira

Marcelo Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 18 janeiro 2011 | 13:39

Tanya,

Nada impede que a empresa mantenha uma contabilidade que tenha características de uma prestadora de serviços e de incorporação.

Um exemplo para a atividade de prestação de Serviço (que você mesmo disse, já faz):

D - Estoque
C - Fornecedor
Pela compra de materiais

D - Materiais para prestação de serviços (Conta de Resultado)
C - Estoque
Pela utilização de materiais em prestação de serviços

No caso da atividade de prestação de serviço não há o que falar em CMV. Mas já no caso da Incorporação, dependendo das transações que serão feitas, deverá ser feito um estoque que posteriormente irá para o CMV. Exemplo:

D - Estoque / Construções em Andamento
C - Fornecedor
Pela compra do Material

D - Construções Finalizadas
C - Estoque / Const. em Andamento
Pela finalização da construção

D - Custo das Unidades Vendidas
C - Construções Finalizadas
Pela apropriação do custo

Esta seria a forma de contabilização de uma incorporadora.

Aconselho-lhe que para as despesas de Prestação de Serviços, faça-se um centro de custos. É interessante pois ficará uma coisa mais organizada.

A contabilidade imobiliária tem muitos detalhes, por isso é bem gostosa de ser feita. Digo isso pois você possivelmente irá fazer contabilização de Sociedades em Conta de Participação, ver sua fundamentação legal, as obrigações... É bem interessante.

Mas tratando de um assunto mais voltado para o agora, para a venda das unidades, a incorporadora que quiser optar pelo lucro presumido ou manter-se nele, deverá vender as unidades apenas quando terminar a construção para as quais haja registro de custo orçado.

Diante disso, caso o planejamento tributário indica que o Lucro Presumido seja mais vantajoso, é interessante que não se faça a venda, mas sim adiantamentos. Pois afinal a casa ainda não foi terminada e pode ser que o cliente deseje devolver.

Espero ter ajudado

Pesquise antes de perguntar,
Você pode ficar sabendo mais do que espera!
Experiência própria!
Rs
Tanya

Tanya

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 13 anos Quinta-Feira | 20 janeiro 2011 | 09:51

Obrigada Marcelo..é a contabilidade imobiliaria é bem complexa..

os lançamentos contabeis de uma prestadora de serviços de construção civil normal eu faço assim:
D-Compras de materiais(CR)
C-Caixa ou banco(AC)
pela compra de materiais,

eu não uso a conta de estoque do (AC) não, já faço direto nas contas de resultado porque tudo o que a empresa esta comprando já esta sendo empregado na obra...

Obrigada..Tenha um Bom Dia

Marcelo Pereira

Marcelo Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 20 janeiro 2011 | 12:49

Tanya,

Se você vai destinar essa compra que você disse acima para uma prestação de serviço, o procedimento está correto. Porém, se você vai ser empregada na atividade imobiliária, ou seja, compra para construção de unidades, esta compra deverá ir sim para estoque. Isso você não pode ter dúvida.

Você conhece o conceito da formação de custo? A velha história que o custo é formado por todos os insumos que fizeram com que o produto chegasse ao ponto de comercialização? Pois é. Se a incorporadora está pagando a estadia de um engenheiro para esta construção, por exemplo, esse custo irá para estoque, será "ativado"; e apenas na venda virará custo.

Pesquise antes de perguntar,
Você pode ficar sabendo mais do que espera!
Experiência própria!
Rs
Tanya

Tanya

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 13 anos Segunda-Feira | 24 janeiro 2011 | 11:06

Bom dia Marcelo...

é sim prestação de serviços, então Marcelo tenho que fazer agora esta contabilidade de incorporadora, mas tenho tantas dúvidas ainda em relação como fazer a escrituração contabil desse tipo de atividade, você tem experiencia no assunto? poderia me indicar algum material para estudo..

Grata

Marcelo Pereira

Marcelo Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 25 janeiro 2011 | 11:29

Sim, tenho experiência.

O material que tenho não é nenhum arquivo digital e está desatualizado. O interessante seria que você fizesse um curso de contabilidade imobiliária. Mas para qualquer dúvida, me mande um e-mail que estarei disposto a te ajudar: @Oculto

Pesquise antes de perguntar,
Você pode ficar sabendo mais do que espera!
Experiência própria!
Rs
JOSIANE MOREIRA

Josiane Moreira

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 11 fevereiro 2011 | 14:38

Boa tarde
Lendo as respostas acima, tenho duvida sobre a tributaçao de uma empresa ( nao sei se e construtora ou incorporadora...) ela compra terrenos e constroi para vender. Vai começar essa atividade ainda, mas ja quer saber qual a melhor tributaçao. Pelo que li se ela vender as unidades antes do termino das obras, ela tera que optar pelo lucro real, caso contrario podera ser presumido. Isso esta correto?


Grata

Joseliane Souza

Joseliane Souza

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 10:45

Bom dia,

Estou com dúvida quanto a classificação e lançamentos contábeis de obra por empreita.

Temos um novo cliente de prestação de serviços de engenharia e construção civil, que somente executa obras (não vende imóvel), e que veio de outro contador tributado pelo real/trimestral e utilizando contas de Resultado Exercício Futuro, está correto não sendo ela incorporadora?
Receitas diferidas (NFS emitidas e recebidas da parte realizada)
(-) Deduções s/ Receitas, (impostos iss, pis e cofins)
(-) Custos diferidos (mã-de-obra, encargos, material aplicado)

a) Pelo que entendi "não sendo incorporadora", posso lançar a receita, custos e despesas das obras, diretamente nas contas de resultado conforme acontecem. NFS mensal emitida mensalmente c/ base em medições, e custo de mão-de-obra e material aplicado?

b) Tenho que controlar a receita e custos separadamente em outro grupo de contas e lançar nas constas de resultado "apenas no final da obra"? ou

c) Controlo em outro grupo e lanço trimestral na conta de resultado?

d) Se tiver que usar outro grupo de controle, seria qual? Tem um plano de contas simples para esse tipo de empresa?

Ficarei no aguardo de alguém que possa me auxiliar, e agradeço desde já.

Junior Borges

Junior Borges

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 17:18

Boa Tarde, queridos amigos

Estou começando a contabilização de uma SCP, estou configurando o plano de conta e agora vou começar a Lançar.
1º a SCP efetuou uma compra de um terreno no qual vai ser construido um condominio de 10 casas, podem me explicar como dou entrada deste terreno, como seria o lançamento? imagino que sejá no estoque de obras em andamento, será isso?
Amigos desde já muito grato pela atenção de todos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.