x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 35.366

Calcular II, PIS, COFINS de uma DI. Como fazer?

Rafael Barros Mello

Rafael Barros Mello

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 13 anos Terça-Feira | 11 janeiro 2011 | 17:36

Boa tarde pessoal,

Aqui na empresa estamos começando a ter comprar internacionais para revenda e estamos um tento perdidos de como chegar nos valores que vem destacados na Declaração de Imporatação (D.I) e para poder enviar essa NF para a SEFAZ, ela me exige Base de cálculo de II, PIS, COFINS, Valores de II, PIS, COFINS, etc. Gostaria de saber como eu faço para chegar nesses valores de acordo com os produtos que foram importados.

Abraço

Diego Rebelo Flor

Diego Rebelo Flor

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 11 janeiro 2011 | 17:57

Boa tarde Rafael,

A Base de cálculo do II é o valor aduaneiro da mercadoria, que contém o valor da mercadoria em reais com o cambio do dia mais frete mais seguros (Constam da DI). Multiplicando o valor da base de cálculo pela alíquota constante na DI chega-se ao valor do II.

O valor da Base de Cálculo de IPI é o valor aduaneiro mais II. Multiplicando o valor da base de cálculo pela alíquota constante na DI chega-se ao valor do IPI.

O cálculo do PIS e da Cofins na importação deve ser efetuado conforme a IN SRF 572/2005. Obs: a Receita Federal disponibilizou uma planilha para cálculo do PIS e Cofins Importação conforme link abaixo:

Planilha consta no anexo único

Para o cálculo do ICMS utilize a seguinte fórmula:

(Valor Aduaneiro + II + IPI + PIS + Cofins + Taxa Siscomex)
--------------------------------------------------------------------
(1-Alíquota Interna do ICMS)

Os cálculos não são muito simples, mais acho que vai conseguir se encontrar.

Espero ter ajudado
Abraços



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.