x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 26.399

Conta Transitoria / Encerramento do Exercicio

Saulo Reis Borges

Saulo Reis Borges

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 18 janeiro 2011 | 14:42

Pessoal


Estou fazendo um encerramento do exercicio de 2010, ocorreu uma duvida agora (procurei no forum e não achei resposta), aonde eu coloco a conta transitoria de encerramento do exercicio, o contador passado colocou no passivo.
Penso que as contas transitorias não prescisam ter alocação no ativo/passivo/receita/despesa e sim um outro grupo no plano de contas podendo ser assim.
1 - Ativo
2- Passivo
3- Receita
4- Despesa
5-Contas Transitorias, pois assim não alteram os saldos contabeis.

Estou correto? Se não aonde devo alocar esta conta.

O crescimento do homen não está em quantas vezes ele deixou de cair, mais sim quantas vezes ele se lavantou
UESLEI ROCHA

Ueslei Rocha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 18 janeiro 2011 | 16:28

Boa tarde Saulo,

Bom a legislação fala para criarmos uma conta transitória no final do passivo, os lançamentos ficariam assim: (se positivo ok)

D - Resultado do exercicio - Transitória
C - Resultado a Destinar - Transitória

D - Resultado a Destinar
C - Dividendos a Distribuir / Reservas ... / Prejuizos Acumulados... etc..

Portanto as duas contas ficaram com saldo zero.

Assim manda o IFRS. ..

Abraço

Ueslei

"Limitações são fronteiras criados pela nossa mente "
Saulo Reis Borges

Saulo Reis Borges

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 18 janeiro 2011 | 16:52

ops amigo..
muito obrigado... agora entendi corretamente....

O crescimento do homen não está em quantas vezes ele deixou de cair, mais sim quantas vezes ele se lavantou
Saulo Reis Borges

Saulo Reis Borges

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 19 janeiro 2011 | 09:40

Em contato com o pessoal do programa (PROSOFT), eles me informaram que esta conta transitoria tem que ser no final das despesas, pois não podemos fazer lançamentos de passivo para passivo.
Eles me informaram ainda que IFRS não diz que estas contas transitorias terão que ser no passivo....

Esta informação procede?

O crescimento do homen não está em quantas vezes ele deixou de cair, mais sim quantas vezes ele se lavantou

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.