x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 87.298

Retorno ao Trabalho antes da Pericia do INSS

Jose Donizete

Jose Donizete

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 18 janeiro 2011 | 16:53

Prezados,

Tem um funcionário que se afastou por mais de 15 dias, e agendei uma pericia para ele INSS que aconterá no meio do mês de Março, só que agora o médico que o Assiste liberou para o Trabalho, a minha dúvida é:

Posso Deixar ele retornar ao Trabalho antes da pericia do INSS.

Leila

Leila

Prata DIVISÃO 5, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 18 janeiro 2011 | 17:18

Isso é cada vez mais comum com a demora nas perícias do Inss.

Aqui as empresas de medicina do trabalho orientam a não deixar o funcionário retornar ao trabalho, somente o perito do Inss é que pode dar alta médica do benefício.

Cabe a tua empresa entrar em contato com a empresa que faz os atestados, até porque será necessário um atestado de retorno ao trabalho. Aqui não fazem sem a alta do Inss.

O funcionário não será prejudicado, pois ganhará benefício pelo menos até na data da perícia.

LEANDRO LOURENÇO ROCHA

Leandro Lourenço Rocha

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar
há 11 anos Quinta-Feira | 5 julho 2012 | 09:22

Olá Bom Dia, eu quebrei o meu dedo a pouco tempo fiquei um mês afastado meu dedo ainda não esta 100% porem queria voltar a trabalhar também mais fui encostado e só posso voltar depois da pericia medica do INSS pois a empresa que presta serviços a minha empresa não deixa retornar ao trabalho sem essa pericia, que está marcada pra 4 de setembro daqui a dois meses.Alguém sabe se eu receberei esses dois meses afastado pelo INSS??

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 5 julho 2012 | 15:11

Leandro, é realmente um risco esperar a perícia para confirmar se seu benefício será ou não renovado.

Suiro que assim que terminar sua licença pelo INSS (a que ainda está vigorando) procure a empresa e peça para ser encaminhado ao exame médico, ou então procure o serviço de medicina do trabalho de seu Sindicato e custeie seu exame médico, assim vc terá um laudo a apresentar na empresa caso seja considerado ápto ao trabalho. Depois vc cancela a perícia.

LEANDRO LOURENÇO ROCHA

Leandro Lourenço Rocha

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar
há 11 anos Terça-Feira | 10 julho 2012 | 10:26

Olha gente a minha pericia ta marcada para o dia 04 de setembro eu já fui na empresa que presta serviço para a minha empresa para retornar ao trabalho a empresa em que trabalho só libera o meu retorno com a autorização do medico deles no caso aqui é a SAMDEL. Os médicos da SAMDEL só me liberam pra retornar ao serviço depois do laudo da pericia sendo assim fiz o laudo posso ir no dia 5 de setembro com o exame e pronto entenderam ???? O INSS marcou a pericia muito distante do dia que eu me machuquei ou seja 3 meses depois, então ela deverá custear esse tempo qeu eu ficarei sem salário certo ????

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 10 julho 2012 | 14:20

Leandro, a emresa é obrigada a aceitar os laudos do´serviço médico mantido por seu Sindicato. Aconselho que procure-os e, as suas próprias expensas, custeie seu exame médico.

Não é garantia de que na perícia do INSS vc seja considerado inápto para o trabalho e eles assumam sua seu salário em todo esse tempo.

Eles podem não deferir sua licença e desse modo apenas liberam seu retorno ao servio, e nem eles e nem a empresa arcarão com o pagamento de seus salário em todo esse tempo em que vc ficou afastado.

LEANDRO LOURENÇO ROCHA

Leandro Lourenço Rocha

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar
há 11 anos Terça-Feira | 10 julho 2012 | 17:05

Sim Kennya Eduardo eu procurei a empresa e eles me mandaram para o médico ou seja a empresa que presta serviços pra eles quando eles contratam, demitem sabe aqueles exames admissional e demissional, então quando acabou meu atestado eu procurei o RH da minha empresa querendo voltar ao trabalho, eles disseram que para eu voltar ao trabalho teria de passar pelo exame do médico da empresa que presta serviços para minha empresa já que minha pericia estava marcada ainda para 4 de setembro.Fui para fazer o exame a onde eles me mandaram e o que eu ouvi foi que eles não podem me liberar para voltar ao trabalho sem a autorização do INSS que será feito depois da pericia certo ?? O INSS marcou minha pericia muito longe da data que me machuquei assim o médico da empresa não pode analisar sem eu ter feito a tal da pericia, porque eles alegam que precisa do laudo deles primeiro. Lembrando que meu atestado eram de 30 dias e acabou no dia 2/7 e eu estou sem trabalhar esperando essa pericia, meu dedo quebrado ainda não está 100%, o que me preocupa é ficar parado 2 meses sendo que eu não tenho mais atestado e meu dedo esta melhorando.

Leila

Leila

Prata DIVISÃO 5, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 10 julho 2012 | 17:24

Leandro,

Sugestão: vá até uma agência da Previdência Social e tente antecipar a perícia. Já tive casos de funcionários que devido à doença que tinham conseguiram antecipar. Ou tentar agendar para cidades vizinhas, aqui fazemos muito isso, porque o prazo de espera atualmente está lá pra Novembro!

LEANDRO LOURENÇO ROCHA

Leandro Lourenço Rocha

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar
há 11 anos Terça-Feira | 10 julho 2012 | 18:42

Ok Leila liguei lá no INSS e eles mandaram eu ir até a onde a pericia será feita e pedir uma pericia de alta médica, amanha já estarei lá certeza não guento mais ficar parado esperar 2 meses seria sacanagem.

Rafael Godoy

Rafael Godoy

Iniciante DIVISÃO 3, Assessor(a) Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 11:29

Por favor tenho uma duvida... Uma funcionaria entregou um atestado de 15 dias em maio, passado os dias ao inves de retornar ao trabalho ela informou que ja havia marcado a pericia no inss, agendei uma consulta com o medico do trabalho que me informou que ela não tinha problema algum... A pericia dela aconteceu hj 03/08/2012 e o beneficio foi negado como devo proceder? Posso dispensa-la?

Rafael Godoy
ANA CLAUDIA BRAGA

Ana Claudia Braga

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 11:52

Rafael

Pode, visto que o atestado dela foi apenas de quinze dias e isso não dá o direito ao afastamento pelo INSS. Talvez por este motivo tenha sido negado o benefício.

Att,

Ana Claudia Braga
Depto Pessoal
Elton Neimann

Elton Neimann

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 4 setembro 2012 | 11:37

A perícia de Alta médica que o Leandro Lourenço Rocha falou é para o caso de o trabalhador já estar recebendo o benefício e quiser fazer uma perícia para cessar o benefício e retornar ao trabalho. Pelo que me informaram no 135 do INSS, se o médico do trabalho der o atestado de apto para o retorno ele pode voltar a trabalhar e no dia da perícia ele deve apresentar este atestado.

Elton Neimann

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.