x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 22

acessos 72.517

RAT, FAP e FPAS

José Bonifácio

José Bonifácio

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 26 janeiro 2011 | 08:39

Olá amigos!

Venho recorrer aos mais experientes a seguinte questão.

Temos um novo cliente aqui que chegou esta semana, vindo de outro escritório contábil.

Observando as informações dele na GEFIP do mês 11/2010 feita pelo escritório anterior, não consigo descobrir uma informação.

Código de Recolhimento: 115
Código de GPS: 2100
FPAS: 515
Outras Entidades: 0097 (não sei como achar ou confirmar esta informação)
RAT: 0
FAP:1
RAT Reajustado: 0

É uma empresa Lucro Presumido com CNAE principal: 4635-499

Acredito que esse RAT zerado está errado. Pela pesquisa que fiz pelo CNAE o RAT é 3 e o FAP é 1 (este confirmei pelo site). Agora, o que não estou conseguindo descobrir é como achar ou confirmar esse código de 0097 (outras entidades), desde já, eu agradeço. Não sei como funciona isso...

Qualquer ajuda será bem vinda.



Obrigado!

"O SENHOR está comigo entre os que me ajudam" (Salmos 118:7)
Zenaide Carvalho
Articulista

Zenaide Carvalho

Articulista , Instrutor(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 26 janeiro 2011 | 08:53

José, esse 097 é código somatório das contribuições devida a outras entidades (SALÁRIO EDUCAÇÃO + SESC + SEBRAE), ou seja ele não está pagando nem SESC nem SENAC.

Se vc abrir o programa SEFIP, na aba de movimento da empresa tem todos os códigos e para quais entidades se refere a cada um deles... o que determina a contribuição aos terceiros é o código FPAS, que vc pode descobrir pelo tipo de atividade.

O cnae que vc postou é: CNAE: 4635499. Comércio atacadista de bebidas não especificadas anteriormente. Como é COMÉRCIO, deveria pagar SESC e SENAC, acredito.

O que vc deve fazer? Ler no ANEXO I da IN RFB 971/09 e ver em que FPAS esse cnae se adequa e ver lá mesmo qual o grupo de terceiros para o qual ele deve contribuir.

Quanto ao FAP, deve ser no mínimo 1 mesmo, se vc pesquisou, use o 1,00 (fap zero não existe, só de 0,50 a 2,00).

Abraços,
Zenaide.

"Por mais maravilhosa que seja a capacidade, sem treinamentos, não se manifesta." Taniguchi

Curta: https://www.facebook.com/zenaidetreinamentos

Zenaide Carvalho
Cursos EAD e Presenciais
https://www.zenaidecarvalho.com.br
Blog: https://www.zenaide.com.br
@zenaidecarvalho
ANGELA MARCIA PEREIRA

Angela Marcia Pereira

Prata DIVISÃO 2, Gerente Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 26 janeiro 2011 | 08:59

Jose bonifaco, bom dia.

Acredito que a empresa tem algum processo na justica contra o Inss, esse codigo é previsto na sefip para recolhimento de terceiros somente de salario educação 2,5%, sesc 1,5%,sebrae 0,6% = 4,60, tem que entrar em contato e confirmar se é algum processo ou cadastro errado.

Espero ter ajudado.

José Bonifácio

José Bonifácio

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 26 janeiro 2011 | 09:08

Zenaide, Vânia e Angela.

O que seria deste fórum sem vocês.

Quanta solidariedade encontro aqui!!!

Meninas, creio que se não houver nenhuma ação trabalhista como disse a Angela, o código correto seria 0115, estou certo?

Mais uma vez.... Muito obrigado!!!

"O SENHOR está comigo entre os que me ajudam" (Salmos 118:7)
Vilma Spadotto

Vilma Spadotto

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 fevereiro 2011 | 16:51

Boa tarde!!

Preciso de uma ajuda, fiquei confusa.


Estou acertando o cadastro do RAT E DO CADASTRO da sefip.

O cogido do RAT é 2
O FAP é 1.6353

Qual o númeor que vou informar na Folha de pagamento?

Qual o numero que vou informar na Sefip na aliquota RAT?
Qual é o número que vou informar na Sefip FAP?


atc,


Vilma

Zenaide Carvalho
Articulista

Zenaide Carvalho

Articulista , Instrutor(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 28 fevereiro 2011 | 19:31

Na folha vc coloca o FAP inteiro: 1,6353.

No SEFIP vc coloca FAP só com duas casas (1,63, sem arredondar) e RAT 2,00 a GFIP e na folha.

Despreza a GPS emitida pela GFIP e usa a GPS calculada pela folha (vai dar maior que a gps gerada pela GFIP).

Fonte ADE CODAC 03/2010.

Abraços!

"Por mais maravilhosa que seja a capacidade, sem treinamentos, não se manifesta." Taniguchi

Curta: https://www.facebook.com/zenaidetreinamentos

Zenaide Carvalho
Cursos EAD e Presenciais
https://www.zenaidecarvalho.com.br
Blog: https://www.zenaide.com.br
@zenaidecarvalho
erika de sa

Erika de Sa

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 28 fevereiro 2011 | 23:26

Ola ,

A aliquota fap entre no site da previdencia digite o cnpj e a senha é a mesma da previdencia,a aliquota rat no site da receita procure aliquota fap que vem explicando e informa o anexo V q de acordo cm o CNAE, FPAS no site da Receita procurem GFIP la possue todas as tabelas inclusive a aliquota de terceiros q sera de acordo cm o FPAS .Espero ter ajudado.

Erika

Vilma Spadotto

Vilma Spadotto

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 1 março 2011 | 17:11

Zenaiede,


Tenho que pagar a GPS da Folha com valro menor que a da GFIP, não vai dar problemas depois, não vou receber cobranças?

Por que da diferença?


atc,


Vilma




Amanda Laís

Amanda Laís

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 09:39

Bom dia.
Estou tendo dificuldades para consultar o FAP de algumas empresas, quando entro no link (https://www2.dataprev.gov.br/FapWeb/faces/pages/principal.xhtml) só aparece o FAP com vigência de 2010, e quando consulto o FAP da empresa, mesmo sendo ela uma construtora, com varias CATs cadastradas, o FAP gerado é 1,00. Será que eu estou no link errado (já testei em vários), ou é um erro do site?

Obrigada desde já.

Sol Bonfim

Sol Bonfim

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2012 | 16:45

Boa Tarde

Um empresa aberta agora em janeiro de 2012, prestação se serviços, enquadrada no simples nacional, canae 8511-2/00 _ educação infantil - creche, onde encontro: FPAS/FAP/RAT/codigo de recolhimento da GPS?


Obrigada

Sol Bonfim

Sol Bonfim

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 30 janeiro 2012 | 17:41

Vânia,
Obrigada pelo anexo, olhei, mas continuo com dúvida:
pela tabela o FPAS 566 - Educação Infantil - creche, o FAP seria 2%.

Minha dúvida: Lendo mais sobre o assunto, encontrei a informação de que a empresa tributada pelo simples nacional, exceto as tributadas pelo anexo IV, (que n é o caso) NÂO pagam RAT e nem serão atingidas pelo FAP, mas o programa da GFIP, não executará as funções sem a informação do FAP, então é recomendado o FAP neutro, que é = a 1,00%. Essa informação é correta, para ser aplicada hoje (2012)??

Aplico o percentual de 1% ou 2% para RAT e FAP?

Obrigada.

MARCIA

Marcia

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2012 | 16:54

Boa Tarde !!

Estou com uma duvida referente ao FAP 2012, tenho uma empresa com CNPJ no qual tem seu fap, só que esta empresa tem uma construção pessoa juridica com CEI, como faço uso o mesmo FAP da empresa???

José Bonifácio

José Bonifácio

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Domingo | 5 fevereiro 2012 | 21:22

Para classificar CNAE x RAT x FPAS, Informação na SEFIP do CNAE Preponderante e FAP.

Para saber qual é o seu CNAE preponderante, você tem que consultar no seu cartão de CNPJ qual das atividade que consta no cartão, que você tem o maior nº de funcionários, para consultar o cartão você vai em: www.receita.fazenda.gov.br

O FAP, você tem que cadastrar uma senha que pode ser on line onde você vai consultar o FAP específico da sua empresa http://www2.dataprev.gov.br/pls/fap/pkg_cfc_acesso.pr_acessa_empresa nesta página você tem como cadastrar a senha e consultar o FAP de sua empresa.

Para saber o RAT, deve consultar o Anexo V do Decreto 3048/99, em vigor a partir de 01/01/2010 http://www81.dataprev.gov.br/sislex/paginas/23/1999/ANx3048.htm#anx_5 e o FPAS você consulta na seguinte tabela www.receita.fazenda.gov.br pelo CNAE preponderante.

OBS.: NÃO UTILIZAR O RAT DO ANEXO I DA IN 971, POIS ESTÁ DESATUALIZADO COM O ANEXO V DO DECRETO 3048/99

Na SEFIP, para você colocar o CNAE preponderante você vai na aba CADASTRO, clica em cima da empresa, alterar e coloca o que CNAE preponderante, mas detalhe seleciona na lista deles, porque se você digitar dá inválido.

Para colocar o FAP, vai à aba MOVIMENTO e clica em cima da empresa, então clica no botão DADOS DO MOVIMENTO, e digita a alíquota do FAP da sua empresa, ainda somente com 2 dígito sem arredondar, somente desprezando as duas últimas casas e salva. Pode gerar sua SEFIP. Não utilizar a GPS do sistema caso tenha valores nas duas últimas casas desprezadas.

Fonte: Cecilia Camargo Rosario - Consultora da Atitude Desenvolvimento Empresarial

Pessoas Físicas equiparadas a empregadores CEI

Para as pessoas físicas equiparadas a empregadores e que tem matrícula CEI e não têm CNPJ não foi disponibilizada a pesquisa e nesse caso devem usar também o FAP Neutro = 1,00.

1.Empresas Optantes pelo Simples e Matrícula CEI têm, por definição, FAP =1,0000.

"O SENHOR está comigo entre os que me ajudam" (Salmos 118:7)
DIANA SILVA

Diana Silva

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 12 anos Quarta-Feira | 15 fevereiro 2012 | 22:31

Olá.
Trabalho em um Comdomínio Comercial, o FPAS é 566 o CNAE é 8112500, hoje temos 21% para empresa e 4,50 % para terceiros. Minha dúvida é.
Essa porcentagem muda anualmente? Verifiquei em outros anos e constatei que ocorreu mudanças na porcentagens, chegou a ficar 20132%. Já tentei consultar no site da receita mas não consegui.
Se alguém souber o caminho no site agradeço.

Desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.