x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 5.134

Dúvidas preenchimento da GFIP - Retenção INSS

José Bonifácio

José Bonifácio

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Quinta-Feira | 3 março 2011 | 18:56

Olá pessoal,

Quem puder me ajudar fico grato.

Meu cliente contratou uma empresa que transportou os funcionários de um local a outro durante todo o mês. Assim, ao receber, a contratada emitiu nota fiscal com retenção de INSS (11%). Até aí tudo bem.

Se o meu cliente reteve da contratada ele deve repassar este valor para a GPS dele e pagar, certo? O problema está aí. Não sei como proceder na SEFIP inserindo o valor retido da contratada. Estou perdido aqui.

Liguei para o suporte da Caixa e o rapaz não sabe de nada. Me explicou tudo errado...

Se alguém puder me ajudar eu agradeço!

José

"O SENHOR está comigo entre os que me ajudam" (Salmos 118:7)
Alessandro Nogueira

Alessandro Nogueira

Prata DIVISÃO 3, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 13 anos Sexta-Feira | 4 março 2011 | 07:49

Olá, José,

1º O seu cliente deve recolher o valor da retenção em nome da empresa que prestou serviço para ele, com o código da GPS 2631.
2º Quem vai informar essa retenção a fim abater na folha o valor da GPS é a empresa prestadora de serviços que sofreu a retenção, e não o seu cliente que recebeu os serviços prestados.

Não teria sentido você fazer um abatimento para sua empresa se quem na verdade esta pagando os 11% retido foi a empresa presatodora de serviço.

Esse é o meu entendimento, e forma a qual venho trabalhando, espero ter ajudado.

José Bonifácio

José Bonifácio

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 4 março 2011 | 08:26

Alessandro,

Bom dia!

Muito obrigado pela explicação!

Só um detalhe que ainda não entendi...

Tenho que gerar uma guia separada com o valor que reteve da contratada?

Pensei que este valor entrava junto com a guia da empresa.

Mas pensando bem, se ocorrer alguma fiscalização como vou comprovar o pagamento da GPS referente ao valor que meu cliente reteve da contratada, acredito que pra isso tenho que fazer uma guia separada, estou certo?

O que acha?

Meu raciocínio está correto?

"O SENHOR está comigo entre os que me ajudam" (Salmos 118:7)
José Bonifácio

José Bonifácio

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 4 março 2011 | 10:14

Certo meu amigo.... agora sim, compreendi o procedimento correto.

Muitíssimo obrigado, Alessandro!

E olha que o suporte da Caixa desligou 3 vezes na minha cara pois, não sabiam me informar como eu deveria proceder.

Mas tá bom.. este fórum é maravilhoso... e as pessoas aqui, sempre, tem se mostrado muito solidárias. Você é uma delas meu amigo.

Deus te abençoe!

Bom feriado.

Abraço.

"O SENHOR está comigo entre os que me ajudam" (Salmos 118:7)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.