x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.311

PF x Livro Caixa

Danilo

Danilo

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 13 anos Quarta-Feira | 9 março 2011 | 11:36

Prezados,

Estou com uma dúvida pontual sobre a declaração de IR.

Sou analista de sistemas e trabalho sob regime CLT, mas também presto alguns serviços extras como autônomo. Como autônomo, sou registrado na prefeitura e emito NF de prestação de serviços.

Eu nunca paguei imposto mensal sobre a NF. Deixo sempre para lançar no IR. Porém, sempre o somatório de todas as receitas aumentam meu imposto devido.

Ao pesquisar bastante, vi que posso deduzir algumas despesas através do Livro Caixa, como telefone, celular, internet, etc (coisas que uso para execução de minhas atividades em casa).

Como gerei NF de prestação de serviços para PJ's, coloquei essas receitas na ficha "Rendimento Trib.recebidos de PJ". Isto está correto?

Gostaria de saber como faço para lançar as despesas em livro caixa, já que essa ficha não tem na declaração?

Obrigado!

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 10 março 2011 | 00:32

Danilo
boa noite


Os valores recebidos de PJ esta correto informar na ficha de
Rendimento Trib.recebidos de PJ, é importante que vc solicite a essas empresas o informe de rendimentos até para que vc possa conferir o que foi declarado por elas na DIRF.

Quanto ao Livro caixa o mesmo pode ser feito no programa disponibilizado pela RFB chamado Carnê-Leão, esse programa já faz a integração com a DIRPF, essas informações são abatidas na declaração de forma sintetica na ficha de Rendimentos Recebidos de Pessoa Fisica.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.