x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 22.768

calculo de comissão

Barbara Karolina Sumikawa

Barbara Karolina Sumikawa

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Loja
há 13 anos Quarta-Feira | 9 março 2011 | 15:36

Olá, boa tarde!
estou com uma dúvida referente ao pagamento de minhas comissões.

Tenho um salário fixo de 1411,00. As comissões são com base nas vendas de uns pacotes promocionais do parque. Por exemplo, o parque vendeu de pacotes: 121.880,00 , sendo que 1% desse valor é a comissão que é dividida entre os funcionários. Para a gerente fica 40% sobre o 1%.
Qual seria o valor correto a ser recebido?
No meu holerite veio:
comissões- 368,34
DSR s/ comissões- 116,32
Isto está certo?

Fico no aguardo
Grata Barbara

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 11 março 2011 | 19:26

Bem, Barbara, além de vc e da gerente, há outros funcionários? Seria necessário saber quantos para podermos recompor esse fracionamento.

Entendi que 0,40% é da gerente, o restante 0,60% divide-se entre os demais funcionários.

Espero ter ajudado.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Sábado | 12 março 2011 | 22:36

Ah, bom! Assim ficou mais claro.

De fato, é devido o DSR sempre que se remunerar a comissão. Tomando o valor informado por vc, R$121.880,00 auferido no mês de fevereiro/2011 (suponho, corrija-me se eu estiver errada), sua comissão com base em 0,40% deste valor, resulta em R$487,52. Para calcular o DSR em fevereiro considerarei como folga 4 domingos + a 3ª feira de carnaval, ficando em 5 DSR. Como o dito mês tem 28 dias, subtraio destes aqueles 5 DSR = 23 dias úteis é o restante.

Com isso, temos:
Comissão = R$487,52
DSR = (R$487,52 ÷ 23 dias) X 5 DSR = R$105,95

Mas, Barbara, veja que estou considerando fatos ocorridos em Fevereiro. Vc deve ainda verificar se existe alguma condição especial para a apuração das vendas dos pacotes, pode acontecer de não incluir no cálculo de comissões as vendas que não foram ainda integralizadas (pagamento parcelado sem entrada, à vista não quitada,...etc) de modo a reduzir o valor que vc está considerando, os R$121.880,00.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.