x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 684

acessos 366.920

IRPF - RRA (Rendimentos Recebidos Acumuladamente)

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 26 março 2012 | 16:02

Boa tarde Heloisa,

Tenho um cliente que recebeu diferenças do INSS sobre auxilio acidente no ano passado, sabe me informar se estes rendimentos são isentos?
Acontece o seguinte:
O advogado quer que ele faça a declaração com ele e está dificultando a entrega de documentos, encaminhou apenas o recibo dos honorários e um relatorio do banco do brasil entitulado Comprovante de agendamento de crédito em conta, nem a copia do processo quer fornecer.
O deposito foi efetuado na conta corrente do advogado pergunto:
Ele não teria que fornecer o informe correto ao meu cliente?
Tem como o meu cliente solicitar o comprovante no Banco do Brasil?

Pode me ajudar, por favor?

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Milton da Silva Chiga

Milton da Silva Chiga

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 12:01

bom dia

Oi, tenho o comprovante de rendimentos, e no campo de recebido acumuladamente informa apenas:
-quantidade de meses 2
-total de rendimento tributáveis 107,28
por favor como posso lançar
é exclusiva da fonte, não tenho a data de recebimento então posso estipular uma!? e esse imposto devido a RRA?
Agradeço pela atenção
Milton Chiga

Duarth Fernandes Rocha

Duarth Fernandes Rocha

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 15:32

Estou percebendo que em todos os comprovantes de rendimentos de professores, aqui de MG, tem alguns valores na ficha de rendimentos recebidos acumuladamente, porém nenhum sabe qual a data que recebeu...

Qual a decisão a tomar nesse caso?

Duarth Fernandes Rocha | Contador |

Não queira ser uma pessoa bem remunerada, antes disso, queira ser uma pessoa de valor!
Daniel Alves

Daniel Alves

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 18:26

Olá, boa tarde.
Recebi em 2011 os valores referentes a 2 ações trabalhistas. Verificando a documentação processual, notei que em um dos cálculos já foi utilizada a apuração do IR na forma do art. 12-A da lei 7713/88 incluído pela lei 12350, 20/12/2010 e diretrizes RFB 1127 de 07/02/2011 e 1145/11, inclusive utilizando-se o número de meses, RRA (base do IR) no período e parcelas a deduzir conforme IN/RFB 1145/11.
Será que ainda assim poderei na ficha RRA incluir tais informações? Isso não seria em duplicidade?
Algumas informações de um dos processos:
Valor Líquido Recebido: R$ 557.578,16
Honorários Advocatícios: R$ 95.062,23
Honorários Periciais: R$ 5.575,78
INSS Recolhido: R$ 86.612,00
Nº meses: 63
RRA (base IR) no período: R$ 309.072,87
Parcela a deduzir: R$ 45.609,12
IR devido: R$ 39.385,92
I.R. efetivamente recolhido: R$ 39.582,77 (conforme comprov. de retenção do Bco. Brasil).

ALINE BRASIL PORTA

Aline Brasil Porta

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 18:36

Recebi um informe de rendimentos do INSS com Rendimentos Tributaveis no valor de R$ 48.700.00 campo 01
Mas no campo de informações complementares vem a discriminação de R$ 41.000,00 (rendimentos referente ação civil ) .

Minha duvida é a seguinte como lançar isso na declaração do IR??

Esta correto Lancar os 41.000,00 em rendimentos recebidos acumuladamente e colocar a quantidade de meses???.

E a diferença de 7.700,00 lançar em rendimentos recebidos de pessoa juridicas???

Grata pela ajuda

Aline Porta

CELSO DE JESUS RODRIGUES

Celso de Jesus Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 09:27

Bom dia!
Preciso de ajuda!
A minha esposa é professora da rede pública estadual e este ano veio no RRA:
18 meses
Total de rendimentos (inclusive férias / 13 salário R$8.976,32
Contribuição Previdenciária Oficial R$879,34

A minha dúvida estes valores aonde eu lanço ele altera o cálculo do IRRF
a restituir as férias e o 13 já foram lançados eu tenho que descontar deste valor pois quando eu lanço zera o que eu teria a restituir e não sei que rendimento foi este neste valor ela não recebeu, ou se eu não preciso lançar este dado?

Edegar Moacir Pirola

Edegar Moacir Pirola

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 09:42

Heloísa, bom dia.
Declarante com moléstia grave, recebeu rendimentos (RRA) em 2011 sem retenção na fonte. Devo lançar referido rendimento direto na ficha de rendimentos isentos e não tributáveis? No período reclamado o declarante não tinha atestada a sua doença. Na data do recebimento (2011), via processo judicial, sim. Levo em consideração a data do recebimento para efeito de isenção por moléstia grave?
Grato pela atenção.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:54

Elisabete


Segue comentarios

O deposito foi efetuado na conta corrente do advogado pergunto:
Ele não teria que fornecer o informe correto ao meu cliente?

Sim, ele dever fornecer os dados para elaborar a declaração, ela não é obrigada a fazer com ele o DIRPF.

Tem como o meu cliente solicitar o comprovante no Banco do Brasil?

Não conheço lugar em que possa verificar esse dado.. vc deve soliticar os dados ao advogado mesmo.


Heloisa Motoki

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:57

Milton
Boa tarde

Segue comentarios:


como posso é exclusiva da fonte, não tenho a data de recebimento então posso estipular uma!? e esse imposto devido a RRA?

a data do pagto realmente não esta vindo nos informes mas deve ser colocada se a opção for exclusiva na fonte, tente consultar a data com o contribuinte e não tiver coloque a data mais proxima ao recebimento (tal informação, embora obrigatoria, não afeta os calculos).


Heloisa Motoki

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 14:57

Duarth
Boa tarde


Estou percebendo que em todos os comprovantes de rendimentos de professores, aqui de MG, tem alguns valores na ficha de rendimentos recebidos acumuladamente, porém nenhum sabe qual a data que recebeu...

Qual a decisão a tomar nesse caso?


A data do pagto realmente não esta vindo nos informes mas deve ser colocada se a opção for exclusiva na fonte, tente consultar a data com o contribuinte e não tiver coloque a data mais proxima ao recebimento (tal informação, embora obrigatoria, não afeta os calculos).


Heloisa Motoki

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 15:18

Boa tarde Heloísa,
Muito obrigada por sua atenção.
Solicitei ao contribuinte que se dirija a agencia do INSS com as copias fornecidas pelo advogado, vejamos o que consegue.
Sem a informação de que os rendimentos são isentos ou tributaveis não tenho como enviar a declaração.

Realmente existem profissionais e "profissionais", e é um renomado escritorio de advocacia de Diadema (infelizmente).
Grata.
Elisabete

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 18:29

Daniel
Boa tarde

Segue comentarios

Será que ainda assim poderei na ficha RRA incluir tais informações? Isso não seria em duplicidade?

Se foram duas ações vc deve declarar separamente conforme informe de rendimento que a empresa fornecer ou os documentos do processo, qto ao calculo considerando os dados não haveria com o que se preocupar pois o ajuste do imposto de renda é feita pela declaração. Se houver duvidas é melhor que vc procure um profissional para analisar os documentos e declarar corretamente.

Heloisa Motoki


Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 18:31

Aline
Boa tarde

Segue comentários:

Minha duvida é a seguinte como lançar isso na declaração do IR??

O lançamento deve ser feito cfe informe, esse ano os rendimentos normais e o de RRA estão sendo declarados separamente na duvida verifique com o contribuinte os recebimento.


Esta correto Lancar os 41.000,00 em rendimentos recebidos acumuladamente e colocar a quantidade de meses???.

Se realmente for de RRA os meses estarao tb no informe, cuidado para não declarar errado e ficar retida na malha fina.


E a diferença de 7.700,00 lançar em rendimentos recebidos de pessoa juridicas???

Precisa verificar no informe os motivos destas diferenças.


Heloisa Motoki

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 18:33

Celso
Boa tarde

Segue comentarios.

A minha esposa é professora da rede pública estadual e este ano veio no RRA: 18 meses
Total de rendimentos (inclusive férias / 13 salário R$8.976,32
Contribuição Previdenciária Oficial R$879,34
A minha dúvida estes valores aonde eu lanço ele altera o cálculo do IRRF a restituir as férias e o 13 já foram lançados eu tenho que descontar deste valor pois quando eu lanço zera o que eu teria a restituir e não sei que rendimento foi este neste valor ela não recebeu, ou se eu não preciso lançar este dado?

Vc deve lançar seguindo o informe de rendimentos o salario normal da ficha de recebimento de PJ e o bonus no rendimento de RRA.


Heloisa Motoki

Duarth Fernandes Rocha

Duarth Fernandes Rocha

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 18:36

Heloisa, nenhum sabe de data, até brinquei com eles que se souber, pode falar, que não vai precisar devolver o que caiu não... Realmente ninguém sabe... Vou procurar em outros lugares qual data está colocando, e colocar a mesma aqui...

Duarth Fernandes Rocha | Contador |

Não queira ser uma pessoa bem remunerada, antes disso, queira ser uma pessoa de valor!
Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 18:38

Edegar
Boa tarde

Segue comentarios:

Declarante com moléstia grave, recebeu rendimentos (RRA) em 2011 sem retenção na fonte. Devo lançar referido rendimento direto na ficha de rendimentos isentos e não tributáveis? No período reclamado o declarante não tinha atestada a sua doença. Na data do recebimento (2011), via processo judicial, sim. Levo em consideração a data do recebimento para efeito de isenção por moléstia grave?
Grato pela atenção.

Normalmente a isenção ocorre a partir do momento que se detecta a doença, mas como os rendimentos de pessoa fisica valem o recebido pode ser que haja alguma manisfetação da RFB a respeito, sugiro que busque alguma soluçao de consulta para verificar o posicionamento.


Heloisa Motoki

Jose Toni Tanel Ferreira

Jose Toni Tanel Ferreira

Iniciante DIVISÃO 2, Eletricista
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 20:21

Olá Heloisa, estou querendo colocar minha mãe como minha dependente na minha declaração;Ela é aposentada do Estadao de São Paulo,tem mais de 65anos e teve rendimentos isentos de R$10551,00.No campo RRA veio discriminado um valor de R$17,00 como total dos rendimentos tributaveis e mais nada.Tenho que preencher o campo de Rendimentos Recebidos Acumuladamente, e se tiver ,como devo proceder? Obrigado.

Adão Vitor de Carvalho

Adão Vitor de Carvalho

Bronze DIVISÃO 4, Motorista
há 12 anos Quarta-Feira | 28 março 2012 | 20:27

Meu caro
Duarth Fernandes
Acho que vc esta se equivicando qdo diz que vai ver qual a data que estão colocando , e fazer igual!
Veja bem, cada processo de cada pessoa sai em uma data diferente, o RH da fonte pagadora é que tem que dizer a data do pagamento, pois so eles teem como saber a data certa da disponibilização de tal valor.
Bem eu penso assim, mas não digo que estou certo, vamos discutindo até alguem vir com a lanterna e iluminar pra nós rs
Um abraço a todos

CELSO DE JESUS RODRIGUES

Celso de Jesus Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 08:02

Heloisa,bom dia!

Obrigado pela atenção, mas eu ainda tenho dúvidas pois o valor do bônus recebido pela minha esposa foi de R$1400,00 e não R$8.976,32 como mostra no campo RRA por isso a dúvida este valor esta acrescido da parcela do 13º e Férias o valor a ser lançado é o que ela recebeu de bônus R$1400,00 ou o valor que consta R$8976,32 porque esta dando uma diferença muito grande a menos à restituir.

Obrigado!

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 11:39

Adão / Duarth
Bom dia


Os informes esse ano não estão vindo com a data de pagamento, o ideal é verificar com o contribuinte a data do recebimento para informar corretamente no campo.

Não conseguindo a data precisa estou colocando a data mais proxima que recebeu, pois embora seja obrigatorio o campo a data não afeta o calculo do imposto.


Heloisa Motok

Jose Toni Tanel Ferreira

Jose Toni Tanel Ferreira

Iniciante DIVISÃO 2, Eletricista
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 11:59

Bom dia Heloisa,desde já agradeço pela atenção; no informe de minha mãe no RRA só consta este valor de total dos rendimentos tributáveis; não tem nenhuma data;tenho que colocar alguma data referente à 2011? E quando eu faço a simulação o valor do imposto aumenta; é assim mesmo? Obrigado.

LILIAN RIBEIRO

Lilian Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 12:23

HELOÍSA, tenho um informe da Previdência de uma pessoa que recebeu valor acumulado referente ao ano 2008 até 2010, no informe de 2011 que recebeu do INSS não constam estes valores, porém, tenho o recibo emitido no banco, com valor total recebido e as deduções de IR e advogados. Posso declarar com as informações que contam no recibo, ou a Previdencia emite um informe especifico?

RAFAEL  RACOAB

Rafael Racoab

Bronze DIVISÃO 2, Professor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 15:33

Minha cliente tem um empréstimo em um banco desde 2010, porem este não foi informado na DIRPF 2011. gostaria de saber se este empréstimo não for informado na DIRPF 2012 causara algum problema, já que o desconto é feito na sua folha de pagamento? pois o contador que fez a sua DIRPF 2011 disse que não.

desde já muito grato ao fórum, em especial à Heloisa Motoki pelos esclarecimentos.

Milton da Silva Chiga

Milton da Silva Chiga

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 29 março 2012 | 16:50

Heloisa

muito obrigado por sua atenção!
mais uma coisa, tem o valor e as parcelas, então no RRA faço o valor vezes as parcelas e lanço no RRA

Mais uma vez
Grato
Milton Chiga

Página 16 de 23

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.