x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.022

Distribuição de Lucros

Eduardo Ciocheti Neves

Eduardo Ciocheti Neves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 22 março 2011 | 13:20

Boa tarde a todos!
Tenho uma empresa que ao final da apuração do seu balanço deu um lucro liquido de R$ 400.000,00 porém ele não que fazer uso deste dinheiro neste momento, mais para o meio do ano que vem, pretende comprar um galpão, onde eu posso alocar este valor?

Rafael Machado

Rafael Machado

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 22 março 2011 | 14:18

Boa tarde Eduardo,

Pelo que eu entendi ele quer reinvestir o dinheiro na própria empresa.

Eu faria um aumento de capital, sendo o valor disponível em caixa para utilização quando necessário ( compra do galpão).


D- Lucros
C-Capital social.

Tal alteração tem que ser registrado nos órgãos competentes, como junta comercial, RFB, prefeitura através de uma alteração contratual para o aumento de capital.

Espero ter ajudado.

Eduardo Ciocheti Neves

Eduardo Ciocheti Neves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 21 abril 2011 | 13:54

Desculpem a minha ignorancia mas tenho de fazer essa pergunta, muitas vezes as empresas apuram lucros contábeis que efetivamente não estão disponíveis, pois fazem vendas a prazo por exemplo, meu questinamento é o seguinte, para que eu faça uso da distribuição de lucros ela precisa sair do meu caixa ou do banco? neste caso eu não teria disponibilidades para pagar os lucros efetivamente apurados, se eu usar o limite do banco teria algum problema? grato pelas colaborações.

Rafael Machado

Rafael Machado

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 21 abril 2011 | 18:34

Boa noite Eduardo,

Realmente existem empresas que apuram lucro mas não tem caixa.

Pode ocorrer por várias circunstâncias, por ex: vendas a prazo, recebíveis não recebidos por algum motivo, ou, o dinheiro foi usado em investimento como carros, máquinas e equipamentos...e etc...aumentou o ativo.

Creio que você tenha que investigar o que stá ocorrendo, ´pois, o fato de você pegar o limite existe alguma coisa errada.

Verifique onde está o lucro apurado, veja se existe NFs que você não recebera pelo ativo como: clientes, se os mesmo não forem receber, têm que baixar para resultado e assim afetando o lucro.

Faça um cronograma de quando cairá os valores à receber e assim distribuií-los em datas corretas, só cuidado para não comprometer seu fluxo de caixa.


Espero ter ajudado.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.