x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 28.860

Informe de Rendimento de Aluguel

Luciana de Jesus Valença

Luciana de Jesus Valença

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 29 março 2011 | 19:17

Efetuamos pagamento de aluguel mensalmente, e agora o proprietário está solicitando um formulário de rendimento de aluguel, que deve ser apresentado pelo inquilino. Não tenho conhecimento sobre esse formúlário, por gentileza, alguém poderia me ajudar.

PAULO RENATO BREDARIOL

Paulo Renato Bredariol

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 20 abril 2011 | 20:10

Boa noite Hugo

estou tendo um problema parecido

ajudo um Sr. onde administro duas locações dele, porem este ano ele se mudou para São paulo e o advogado dele esta me solicitando um informe de rendimento destas locações.

Poderia me orientar como deve ser este informe, deve constar apenas os valores pagos ref ao aluguel, nome e documentos do locador e locatário, devo deduzir a porcentagem que recebia por fazer este serviço a ele?

grato

Paulo

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 20 abril 2011 | 21:18


Paulo Renato,
boa noite.

A forma de preenchimento do Comprovante de Rendimentos Pagos
e de Retenção do Imposto de Renda na Fonte
pode ser estudada
neste link..

Em resumo, devem constar nomes e CPFs das fontes pagadora e recebedora, bem como constar o valor tributado do aluguel, podendo ser abatido as despesas pagas para cobrança ou recebimento do rendimento (Art. 50, Inc. III - RIR/99).

O Comprovante Anual de Rendimentos Pagos e de Retenção de Imposto de Renda na Fonte - Pessoa Física poderá ser visualizado e impresso neste link da SRF

Por fim, para cálculos automáticos e maior precisão nas informações, interessante baixar Programa Gerador da Dirf 2011.

Att
Hugo.


NOTA
Locatário deverá lançar em seu IRPF, caso esteja obrigado a declarar, o montante pago ao corretor.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.