x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 3.017

Livro Caixa -Desp. não contabilizada - Darf pago a maior

Alberto Miguel Repelli de Gregorio

Alberto Miguel Repelli de Gregorio

Prata DIVISÃO 2, Prestador de Serviço
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 22:06

Olá, fiz o fechamento de um livro caixa em 12/2010, coloquei nele todas as despesas de 2010, inclusive recolhi as DARFs dos meses que gerou imposto!
...
Acontece que, somente agora minha esposa conseguiu recibos dos valores pagos em 2010 de aluguel, e esses não tinham sidos deduzidos em seu livro caixa.
....
A pergunta é:
Mesmo ela já ter recolhido o imposto (darf) sem a dedução do aluguel pago em 2010, pode ela retificar o livro caixa agora para aumentar as deducoes no livro caixa, e pagar menos imposto agora na declaracao de ajuste incluindo o aluguel ?
...
Como fica o IR que ela pagou a mais? Informo em algum campo?!
Pois quando importo para o programa de declaracao de imposto de renda, o valor das deduções do livro caixa aumentam, consequentemente o imposto a pagar diminui ! ! !.... e essas diferença, dá muita diferença a ela no resultado final ! ! !
Grato

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 23:39

Alberto
Boa noite


Vc pode retificar o seu livro caixa para incluir essas despesas e vincular os valores na declaração já alterado.

Quanto ao imposto no ajuste anual vc irá "recuperar"considerando o valor devido na declaração, se foi pago a mais que o devido vc receberá através da restituição.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

Alberto Miguel Repelli de Gregorio

Alberto Miguel Repelli de Gregorio

Prata DIVISÃO 2, Prestador de Serviço
há 13 anos Quarta-Feira | 30 março 2011 | 23:47

então Heloísa, veja bem!

retificar voce me disse que pode ... ok ! ! !

agora, quando eu exportar o carne leao retificado para a decl de ajuste, ela vai ficar com o valor do imposto que seria certo ser apurado, ou seja, estará incluido o valor do aluguel. logo o livro caixa sera maior, fazendo que o IR a pagar diminua!

Porem as DARFs que eu tenho em maos recolhidas, sao maiores que as que eu apurei após retificar, onde eu informo esses valores maiores?!

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 1 abril 2011 | 00:30

Alberto


Entendo que vc deve informar os calculos conforme pagamentos pois a RFB automaticamente irá te ressarcir se o calculo tiver feito a maior.

Outra opção é vc fazer a recuperação deste valor através de PERDCOMP mas vc corre o risco de ficar retido na malha fina se o processamento das declarações ocorrer em periodos diferentes.

Seu problema seria maior se o recolhimento tivesse sido menor pq a RFB poderia te cobrar a diferença.


Heloisa Motoki

Alberto Miguel Repelli de Gregorio

Alberto Miguel Repelli de Gregorio

Prata DIVISÃO 2, Prestador de Serviço
há 13 anos Sexta-Feira | 1 abril 2011 | 08:51

entendi .... acredito que vou fazer o lançamento no programa de IR
na opção rend. rec de PF /// carnê leão - darf pagp cod. 0190 /// e o próprio programa vai apurar o Imposto recolhido a mais (darf).

Quanto a opção de recuperação do valor, não vjeo vantagem neste caso, pois tudo isso que estou fazendo é pra diminuir o Imposto que ainda faltará pagar (quase 3.000,00 devido outras fontes de renda),

O que desejo é que o programa ou Fiscal, entenda que: retifiquei carnê Leão aumentando as deduções (alugueis pagos), por isso está sobrando dinheiro de IR NESSE campo, e que, ao complentar com outras fontes baixe o IR final a pagar !

Acredito agora estar certo o raciocinio! Obrigado Heloisa, muito atenciosa você!

Se descordar pode postar !

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.