Contábeis o portal da profissão contábil

20
Abr 2014
02:42

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Alvará de Licença e Funcionamento

23respostas
33.029acessos

POSTS RELACIONADOS

Rodrigo Gonçalves

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Escrita Fiscal
mensagens29
pontos195
membro desde30/01/2007
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Terça-Feira, 15 de maio de 2007 às 08:40:19
Estou abrindo uma empresa cujo o seu ramo de atividade é um Salão de Cabeleireiro, gostaria de saber se sou obrigado tirar o Alvará de Licença e Funcionamento e qual o prazo para eu dar entrada após de aberto a empresa ?
Quais leis posso estar estudando?

Rodrigo
Paulo da Costa Machado

Usuário Estrela Dourada

profissãoContador(a)
mensagens1.402
pontos8.514
membro desde09/08/2006
cidadeRio de Janeiro - RJ
Postada:Terça-Feira, 15 de maio de 2007 às 09:34:25
Olá, Rodrigo: Vc não só é obrigado, como também a concessão do Alvará de Localização de Estabelecimento deverá anteceder ao início das atividades da empresa. Verifique também junto a Vigilância Sanitária Municipal de sua cidade sobre as exigências de adaptações de instalações que venham a ser necessárias.

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
Rodrigo Gonçalves

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Escrita Fiscal
mensagens29
pontos195
membro desde30/01/2007
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Terça-Feira, 15 de maio de 2007 às 10:25:53
Quando vc fala em (Alvará de Localização de Estabelecimento ) é um outro tipo de alvará?
Ainda gostaria de saber se tem algum prazo apos ter aberto a empresa para dar etrada no Alvará?
Paulo da Costa Machado

Usuário Estrela Dourada

profissãoContador(a)
mensagens1.402
pontos8.514
membro desde09/08/2006
cidadeRio de Janeiro - RJ
Postada:Terça-Feira, 15 de maio de 2007 às 10:30:54
Olá, Rodrigo: Não é outro alvará. É o Alvará de Licença para Estabelecimento. Sua concessão tem que ser anterior ao início das atividades, portanto não existe prazo para solicitá-lo após o funconamento da empresa. A rigor trata-se de uma condição "sine qua non".

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
Patricia

Usuário 4 Estrelas Novas

profissãoEncarregado(a) Contabilidade
mensagens395
pontos2.459
membro desde05/10/2006
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Terça-Feira, 15 de maio de 2007 às 11:27:14
Rodrigo, dirija-se a sub-prefeitura mais próxima do estabelecimento e retire os formulários e procedimentos para dar entrada no Termo de Consulta de Funcionamento, este é o 1º passo.

Patricia
"Nada é tão impossível que não se possa realizar!!!!"
Matias

Usuário Freqüente

profissãoContador(a)
mensagens66
pontos433
membro desde30/09/2007
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Segunda-Feira, 17 de março de 2008 às 12:53:53
Prezados,

Eu consigo abrir uma empresa sem ela ter IPTU em São Paulo..Mesmo que não for tirar o alvará de funcionamento..

só para constar o endereço da empresa..

GRATO.
Patricia

Usuário 4 Estrelas Novas

profissãoEncarregado(a) Contabilidade
mensagens395
pontos2.459
membro desde05/10/2006
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Terça-Feira, 9 de setembro de 2008 às 10:16:00
Toda empresa deve ter a inscrição municipal e o alvará de funcionamento.
Vc não conseguirá estes documentos sem o IPTU.
Portanto, não conseguirá abrir a empresa regularmente.

Patricia
"Nada é tão impossível que não se possa realizar!!!!"
Joseane Mesquita

Usuário Novo

profissãoEstagiário(a)
mensagens2
pontos12
membro desde16/09/2008
cidadeNatal - RN
Postada:Terça-Feira, 16 de setembro de 2008 às 21:11:45
OI gostaria de saber se uma firma individual com atividades em varejista de jornais e revista ( banca de revista ) precisa de alvara ? e precisa de inscrição municipal?
profissãoProprietário(a)
mensagens311
pontos1.900
membro desde19/03/2008
cidadeJuiz de Fora - MG
Postada:Quinta-Feira, 18 de setembro de 2008 às 10:10:28
Vamos lá:

Aqui em Juiz de Fora, toda atividade a ser exercida, antes de iniciada, deve ter sido encaminhada a Prefeitura Municipal uma consulta prévia que é o documento onde informamos as atividades a serem exercidas, o local do imóvel a ser ocupado, enfim a localização da emrpesa. Em resposta recebemos informações, sobre obrigações acessórias a cumprir, se pelo zoneamento, no local é permitida a atividade e se o imóvel esta regular. Dai, ao encaminharmos o contrato na junta comercial, já sabemos pela consulta que o cadastro sincronizado não vai dar problema.

Quanto a questão da banca de jornais, sendo o jornaleiro uma atividade autônoma, como tal, ele paga o issqn e deve ter inscriçaõ de contribuinte no município. O estabelecimento de sua banca depende semrpe da liberalidade da prefeitura, lembrando que em alguns casos o direito adquirido deve ser considerado. Jamais a legislaçõa permite a existência de bancas que se confrontem, a não ser que, isso já tenha longa data.

Carlos Magno Borges
CRCMG 40.811 - CRAMG 31.215
Twitter: http://www.twitter.com/magnum44
Msn: grupofeeling@msn.com.br
Blog: http://carlosmagnoborges.blogspot.com
Feeling: http://www.feeling.srv.br
Mbx: http://www.mbx.srv.br
Ronaldo Eiras

Usuário Ativo

profissãoAdministrador(a)
mensagens133
pontos816
membro desde10/08/2009
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Segunda-Feira, 19 de outubro de 2009 às 15:46:32
Boa tarde!
Mas minha dúvida é a seguinte:
Tenho uma clínica que faz atendimentos psiquiátricos em São Paulo. Preciso fazer uma alteração de endereço, no endereço atual e empresa já possui o alvará, o que devo fazer primeiro, a alteração ou alvará? Como eu sei se no novo endereço vou conseguir o alvará?
Muito obrigado,
Ronaldo Eiras
Ricardo Castro Barbosa

Usuário Freqüente

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens65
pontos454
membro desde02/05/2008
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quinta-Feira, 25 de março de 2010 às 14:53:12
Recomendo todos voces olharem este Link, pode esclarecer algumas duvidas.

Obrigado

clique aqui
Daniel Ronze Silva

Usuário Novo

profissãoTécnico Contabilidade
mensagens13
pontos82
membro desde27/01/2010
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 23 de abril de 2010 às 11:08:47
Uma Clinica de Odontologia tem algum benefício para tirar o Alvará da vigilância Sanitária por ser Micro Empresa?

No caso a Clínica está em funcionamento e preciso tirar o Alvará, terá algum tipo de punição por isso? A empresa funcionava antes pelo sócio e ele estava atuando como autonomo.
Mihai Nicolae

Usuário Novo

mensagens8
pontos252
membro desde15/04/2010
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quarta-Feira, 26 de maio de 2010 às 14:16:36
ola matias td bem?poderia me dar os passos necessarios p/ abrir uma empresa sem iptu?vou abrir uma empresa só que o cliente não tem iptu do local.mora nesse local tem uns 20 anos,terreno da prefeitura de usocapião.mas recebe todas as correspondencias no local,como faço então,poderia me ajudar?grato...
profissãoContador(a)
mensagens1
pontos18
membro desde11/04/2008
cidadeJuiz de Fora - MG
Postada:Quinta-Feira, 8 de julho de 2010 às 19:42:13
Olá companheiros, estamos abrindo uma empresa em DUQUE DE CAXIAS-RJ e gostaríamos caso alguém seja da cidade nos informar quais procedimentos, documentos e taxas necessários para obtenção do alvará de localização. A empresa é de comercio de motocicletas. Agradecemos.
Ana Claudia

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens26
pontos247
membro desde17/06/2008
cidadeSalvador - BA
Postada:Segunda-Feira, 16 de agosto de 2010 às 22:54:53
qual é o valor da taxa para tirar iincrição municipal em campo grande -RJ?
Cláudia Kiyomi Ohira

Usuário Novo

profissãoAssistente Administrativo
mensagens14
pontos59
membro desde11/08/2010
cidadeCampinas - SP
Postada:Segunda-Feira, 16 de agosto de 2010 às 22:56:55
E em Campinas? Alguém sabe quais são os procedimentos para obter o alvará para um chocolateria aqui em Campinas?

Cristiane Lantin

Usuário Iniciante

mensagens47
pontos301
membro desde27/08/2010
cidadeSao Bernardo do Campo - SP
Postada:Sexta-Feira, 12 de novembro de 2010 às 16:18:50
E em São Bernardo do Campo, SP, alguém sabe quais os procedimentos para obter o alvará de funcionamento para um Lavanderia e Passadoria de Roupas?

profissãoContador(a)
mensagens6
pontos5
membro desde24/07/2010
cidadeJundiai - SP
Postada:Quinta-Feira, 18 de novembro de 2010 às 10:08:54
Mensagem Editada por Wilson Fernando de A. Fortunato em 24/11/2010 12:26:48
(Regra 21) Pedido ou oferecimento de material por email. por Wilson Fernando de A. Fortunato em 24/11/2010 12:25:00
Sou contadora de uma empresa estabelecida em Taubaté SP (Matriz), que tem 6 quiosques no Metro Rio de Janeiro. Gostaria de saber como fazer para solicitar alvarás para os quiosques, visto que não constam os respectivos endereços na base de dados do site alvarája não consigo fazer a consulta previa, ja tentei ligar nos fones que disponibilizam, mas não se tratam de telefones específicos de assuntos de alvara. Alguem ai do RJ poderia me ajudar?
Tiago de Lannes

Usuário 5 Estrelas de Prata

profissãoContador(a)
mensagens980
pontos7.853
membro desde24/05/2010
cidadeUba - MG
Postada:Quinta-Feira, 12 de julho de 2012 às 13:54:08
Bom dia amigos,

Estou com uma empresa que tinha sede em Rio Pomba MG, e foi transferida para Juiz de Fora MG, gostaria de saber como é feito o cadastro para obtenção de alvará em juiz de fora. Ou se alguém tiver o link com as informações para me passar.

Vi que precisa de uma consulta prévia, esta consulta é a consulta feita pela Junta de MG através do modulo integrador, porque no meu caso é alteração de endereço de um cidade para outra.

Eu olhei no site da prefeitura de juiz de fora e lá consta um formulário de consulta prévia, então fiquei na dúvida, utilizo o formulário ou é feito pelo site da junta de mg.

Grato a todos,

Tiago

Livia

Usuário Novo

profissãoAnalista Financeiro
mensagens23
pontos163
membro desde05/08/2012
cidadeBelem - PA
Postada:Quarta-Feira, 26 de dezembro de 2012 às 20:37:58
Olá!!!
Gostaria de saber se 02 empresas localizadas no mesmo prédio deverão ter 02 alvarás de funcionamento dististos ou basta apenas que uma das empresas possuir alavará?
mensagens9
pontos211
membro desde06/04/2012
cidadeCacoal - RO
Postada:Quarta-Feira, 26 de dezembro de 2012 às 21:51:35
Lívia, independente de qual seja o ramo ou a finalidade das empresas, ambas, deverão de ter alvará de funcionamento, pq ele é o documento documento legal que autoriza o funcionamento das atividades no município e que tb dá conta da localização e funcionamento da empresa.

Tiago da Silva Rodrigues

Usuário Freqüente

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens62
pontos830
membro desde01/07/2008
cidadeOurinhos - SP
Postada:Terça-Feira, 26 de novembro de 2013 às 13:56:02
Boa tarde Pessoal,

Uma empresa instalou um pequeno ponto de vendas em um supermercado, sendo que o endereço da empresa não é no supermercado.
A empresa já tem o alvará de funcionamento, neste caso é necessário outro alvará/licença para esse ponto de vendas localizado no supermercado ?

Obrigado.

Tiago

Marcelo Junior

Usuário 3 Estrelas de Prata

profissãoContador(a)
mensagens730
pontos4.909
membro desde13/03/2009
cidadeGuarulhos - SP
Postada:Terça-Feira, 26 de novembro de 2013 às 15:39:01
Tiago, sim, ela tem que ter uma licença para exercer a sua atividade, já que ela não tem nenhuma relação com o supermercado.

Ageu Assessoria Contábil
Rua Marajó, 183 - Guarulhos/SP

http://ageucontabilidade.com.br/

Departamento de Legalização de Empresas
legalizacao@ageucontabilidade.com.br
Willian Carvalho

Usuário 2 Estrelas Douradas

profissãoAuxiliar Escritório
mensagens1.678
pontos13.801
membro desde22/07/2013
cidadeCajuru - SP
Postada:Terça-Feira, 26 de novembro de 2013 às 16:23:51
Tiago, certamente irá precisar como o colega Marcelo disse, porem você pode verificar também porque legislação municipal muda muito de prefeitura para prefeitura, então umas podem exigir mais coisas do que outras.

Willian Carvalho
E-mail: fiscal@contabilidadeussi.com.br

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

Facebook

Receba Novidades

POSTS RELACIONADOS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

Quem participa

Facebook

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.61 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César