x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 7.440

custo e estoque art 296 RIR

Marcos A. Canavezzi
Articulista

Marcos A. Canavezzi

Articulista , Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 08:09

Gostaria de saber em exemplos como ficariam os lançamentos contábeis referentes a avaliação dos estoques quando uma empresa não tem controle? Como isso influecia os lançamentos de CMV/CPV?

Para ajudar transrevo adiante a parte do Regulamento do Imposto de Renda que diz respeito a impossibilidade de avaliação de estoque:

Art. 296. Se a escrituração do contribuinte não satisfizer às condições dos §§ 1º e 2º do art.
294, os estoques deverão ser avaliados (Decreto-Lei nº 1.598, de 1977, art. 14, § 3º):
I - os de materiais em processamento, por uma vez e meia o maior custo das matérias-primas
adquiridas no período de apuração, ou em oitenta por cento do valor dos produtos acabados,
determinado de acordo com o inciso II;
II - os dos produtos acabados, em setenta por cento do maior preço de venda no período de
apuração.
§ 1º Para aplicação do disposto no inciso II, o valor dos produtos acabados deverá ser
determinado tomando por base o preço de venda, sem exclusão de qualquer parcela a título
de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de
Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações - ICMS.
§ 2º O disposto neste artigo deverá ser reconhecido na escrituração comercial.


Beto

Beto

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Informática
há 13 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 10:55

Marcos, como vc falou de CMV, seria possível um bate papo sobre meu assunto?

Hoje apuro meu CMV da seguinte forma:

Estoque inicial = 1000,00
Compras = 1000,00
Estoque Final = 500,00 - inventário do meu estoque
CMV = 1500,00

Preciso detalhar meu custo ou seja:

Restaurante gastou 1000,00

Lanchonete gastou 250,00

Eventos gastou 250,00

Total = 1500,00

Esse seria o resultado desejado porem, quando detalhamos não conseguimos chegar no resultado para bater a informação com o CMV

Exemplo:

Restaurante gastou 900,00

Lanchonete gastou 200,00

Eventos gastou 200,00

ajuste de Inventário = -100

Total = 1200,00 - esse valor não bate com o CMV de 1500 sendo que os relatórios são retirados do sistema e são conferidos.

alguém já passou por isso? podem me ajudar?

obrigado

Stephan Gerbautz

Stephan Gerbautz

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Informática
há 13 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 16:45

Beto

Muito bem, vc tem as compras, o EI e as despesas comprovados por documento emitido/registrado (EI). O seu estoque final terá que ser compativel com a venda.

Em fim, neste exemplo, quanto foi a venda comprovado por documento fiscal.??

Stephan Gerbautz
MciControle - gerando EFD-Contribuições desde julho/2011 - sem advertências com base de banco de dados NCM codificado (Receitas / Desoneração)

informações:
https://sites.google.com/site/consultoriaspedefd/

msn:[email protected]
Beto

Beto

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Informática
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 21:43

tive uma dúvida!

os valores são exemplos mas no caso eu teria 1500,00 de CMV e desse valor eu tenho que estratificar e chegar nesse mesmo valor. O que acontece é que eu detalho e não chego por exemplo nos 1500,00 e sim por exemplo 1300,00. Para mim pode ser erro de inventário, imposto que não carregou no estoque mas sim no livro, parametrização de impostos. meu estoque pode estar errado, entradas s notas via implantação de estoque por algum motivo de contagem de produtos no estoque.

Minha dúvida, no caso eu posso ter vendido x mas eu quero apurar o CMV e não p CPV. ok? eu estou muito por fora?

obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.