x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.974

Entrada de Crédito de Cartõs no Livro Caixa

Paula Samara Araújo Cabral de Castro

Paula Samara Araújo Cabral de Castro

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 14:04

Quero pagar meus impostos corretamente e tenho dúvidas sobre como lançar os créditos de cartões no livro caixa. Devo lançar a entrada das vendas com cartão no dia que o cliente fez a compra, através do resumo de vendas do dia? Ou devo lançar a entrada no livro caixa apenas quando o crédito cair na conta, o que ocorre no dia seguinte (para o caso do débito) e após 30 dias (no caso do crédito)? Tenho essa dúvida pois se eu lançar a entrada no livro caixa hoje, não entrou nada de fato e o caixa vai ficar com o numerário a menor. Informo este faturamento no mês da venda ou no mês que entra o crédito? Help! =)

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 15 abril 2011 | 00:07

Paula
Boa noite


Para pagar os impostos corretamente é essencial que seja emitida a nota fiscal em cada operação de venda da empresa, a partir do faturamento será apurado os impostos considerando que a empresa seja optante do simples ou presumido, no caso de lucro real - irpj e cssl dependem tb do lucro fiscal da empresa.

Considerando que vc quer regularizar apenas fazer o livro caixa não resolve pois vc estara apenas organizando o que ocorre no dia a dia, o conceito de entrada e saida no livro caixa é o movimento efetivo, não entra saldos a pagar ou a receber.

Tais informações devem ser analisadas atraves da contabilidade que deverá ser feita para qualquer tipo de empresa e somente através desta vc terá condições de ter uma visão geral de como a empresa esta.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.