x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.518

Como lançar despesas s/comprovante no livro caixa?

Paula Samara Araújo Cabral de Castro

Paula Samara Araújo Cabral de Castro

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 14:09

Quero que meu livro caixa feche certinho, com o lançamento de todas as despesas e todas as entradas. Troquei vários fornecedores que não emitem nf para que tudo saia corretamente, porém, há despesas quase impossíveis de se comprovar, como por exemplo, flanelinha, feira (tenho uma doceria), estacionamento, etc. O que fazer com estas despesas? Como lançar estas despesas pra que o livro reflita a realidade do caixa?

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 8 abril 2011 | 21:53

Paula
Boa noite


Embora o correto seja lançar todas as contas a partir do momento que vc adquire de seu fornecedor sem nota fiscal estará sendo co-responsável pela irregularidade dele.

Ou seja, embora vc tenha a boa intenção de fazer tudo regular o fato de ter adquirido sem nota e registrando desta forma na contabilidade estará deixando vc mais exposta.

Sugiro que para regularizar essas saidas vc lance como retirada para o sócio e os próximos só passe a adquirir de empresas regularizadas e que irão de fornecer documento.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

Paula Samara Araújo Cabral de Castro

Paula Samara Araújo Cabral de Castro

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 13 anos Sábado | 9 abril 2011 | 10:21

Heloisa, te agradeço a resposta! =) Entendi o que você quis dizer e é o que estou tentando fazer, ou seja, estou trocando os fornecedores que não emitem nota. Mas, fiquei em dúvida foi em relação a despesas não provenientes de empresas, tais como gorjeta para flanelinha e outras despesinhas assim... a feira, pelo visto, vou ter que cortar e procurar um fornecedor regularizado.. e qto ao segurança da rua, posso pedir um recibo com o cpf dele? obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.