x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.858

Livro Caixa IRPF

Giselly C. Cavalcanti

Giselly C. Cavalcanti

Prata DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Sábado | 16 abril 2011 | 10:21

Pessoal, bom dia!

Tenho duas dúvidas referentes a IRPF/2011.

Um médico que tem consultório, entregou-me documentos referente as despesas do seu consultório(Energia, Telefone, condomínio, etc). Pore´m, todos os pacientes atendidos no consultório foram mediante planos de saúde. No livro Caixa do IRPF, tem os campos para rendimentos PF e Livro Caixa.

Neste caso, preencheria só o livro caixa(despesas Dedutíveis na atividade), e os rendimentos colocaria em Rendimentos recebidos de Pessoa jurídica?

E quanto a telefones celulares (ele possue 2 linhas), somaria o total de cada mês(das duas linhas) e dividiria por 5, e colocaria no livro caixa?

De antemão agradeço pelos esclarecimentos,

Giseely

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 18 abril 2011 | 08:35

Giseely
Bom dia


No livro caixa, se vc for utilizar o programa da RFB de carnê leão, vc terá nos rendimentos dois codigos, um destinado para Pessoa Fisica e será transportado para o calculo do carnê leão do mes e outra para Pessoa Juridica que no livro caixa será apenas informativo.

As demais despesas vc dever lançar de acordo com os recibos vinculando aos códigos informados no plano de conta do programa, por regime de caixa.

Fazendo no programa da RFB ao final do exercicio vc poderá exportar os dados diretamente para o programa do IRPF.


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

Giselly C. Cavalcanti

Giselly C. Cavalcanti

Prata DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 19 abril 2011 | 09:25

Heloísa,

Obrigado pela informação. Mas, poderia dizer-me, se ele(o médico) poderia utilizar no campo " livro caixa", (não utiliza carnê Leão) , visto que ele tem seu livro caixa, poderia lançar só as despesas, visto que as receitas que ele obteve no consutório, foi apenas dos planos de saúde? Não sei se fui clara.

Obrigada,

Giselly

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 19 abril 2011 | 09:32

Giselly
Bom Dia


Para ele utilizar o campo ele precisa ter de fato o livro escriturado e para não correr o risco de ser glosado pela RFB ele precisa manter separado todas as receitas e despesas decorrentes da atividade com a pessoa fisica.

Por exemplo, se ele tem despesas do consultorio e não tem as receitas correspondentes, o próprio programa do carnê-leão não considera as despesas quando transportado para o livro caixa (neste campo só entra as despesas, se vc utilizar o programa ele irá transportar tb os rendimentos de pessoa fisica, somente os rendimentos de pessoa juridica não será transportado, terá que ser lançado por documento em outra ficha).


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.