x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 885

Escrituração Fiscal/Contábil Incorreta

ELISANGELA BARROS

Elisangela Barros

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Sábado | 16 abril 2011 | 19:34

Olá Pessoal, estou precisando de ajuda, peguei um cliente optante pelo simples, que possui abertura do seu comercio desde 2007, e estava sendo instruído por outra contabilidade a emitir em media 3.000,00 do seu faturamento, o que me casou vários problemas ao fazer o livro caixa, pois sua despesas chegam em torno de 8000,00, gostaria de saber quais são os maiores problemas que esse meu cliente poderá ter futuramente, e se existe alguma coisa que posso fazer, já que todas suas declarações já foram entregues com valores incorreto, fora que o livro caixa e livro de entrada está com escrituração incorretas, por favor me ajudem.

Elisangela Barros
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 16 abril 2011 | 20:27

Elisangela, boa noite.

Se fosse no meu caso, deixaria o cliente ciente (por escrito) dos erros e omissões praticadas enquanto a contabilidade estava sob responsabilidade de outro RT.

Deixar ciente de que a sua responsabilidade técnica entraria em vigor a partir do momento em que passou a assumir todo o acervo deste cliente.

Imprescindível, ao lavrar contrato de prestação de serviços contábeis, mencionar que voce não assumirá responsabilidades por serviços praticados por outro profissional, mesmo que os problemas sejam detectados pelo fisco futuramente.

Por fim, já surgiu casos em que não aceitei a escrita, porque de uma forma direta, problemas passados recaem sobre o RT atual. Como também houve decisão de se extinguir a empresa corrente, com a constituição de uma nova.

Analise bem o custo-benefício ao ter tal cliente em carteira.

Att
Hugo.

NOTA:
Caso o fisco detecte omissão de saídas, que foi o que (aparentemente) ocorreu, a empresa será multada, passível de exclusão do simples nacional, caso esteja enquadrada em tal regime

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.