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Retenção de impostos - Nota fiscal Avulsa
Abla Ghassan Rahhal
Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 20 abril 2011 | 18:12
Boa tarde, me desculpem se criei o tópico na área errada. Mas preciso tirar uma dúvida.
Prestei um serviço pra uma empresa aqui em Porto Velho e a mesma me solicitou Nota fiscal, como sou autonoma emiti uma nota fiscal da prefeitura, a nota fiscal avulsa, recolheu o 5% e entreguei a nota, na primeira parcela tudo certo, me pagaram o cheque no valor de R$ 1750,00. Na segunda parcela a nota no mesmo valor, mas o cheque em vez de r$ 1750,00 era de r$ 1557,50 alegando ter recolhido outros impostos. Mas isso não foi previsto e nem me avisado antes, alegam recolher o imposto do DARF que foi gerado no CNPJ da empresa! É correto acontecer isso sem eu saber e não emitir esses impostos na nota e no contrato?
Além dos 5% em cima da nota, ainda paguei 192,50 de imposto no recebimento! Gostaria de entender melhor sobre isso, a obrigação é da empresa já que foi negociado a nota fiscal avulsa? nada foi dito sobre os outros impostos.
Poderiam me ajudar?
Não tenho vinculo com a empresa além desse contrato que foi de prestação de serviço de desenvolvimento de site.
Agradeço desde já!
Hugo Ribeiro
Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 20 abril 2011 | 23:13
Abla, boa noite.
O valor descontado do seu rendimento refere-se aos 11% do INSS. Caso tenha outros descontos, seguramente trata-se do IRRF.
Sobre a sua pergunta, se está correto ou não os descontos por parte do contratante, diria que sim.
A título de exemplo, sabemos que o salário mínimo hoje é de R$ 545,00, mas o empregado só recebe R$ 485,05, pois foi descontado o INSS.
Por fim, há de salientar que os descontos são feitos e repassados ao erário.
Att
Hugo.
Hugo Ribeiro
Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 20 abril 2011 | 23:22
Oi Kenia, boa noite.
Desculpa, não ví que tinha movido mensagem da consulente. Teria respondido na sala por voce destinada, não fosse pela minha displicência.
Att
Hugo.
Claudenir
Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 24 julho 2012 | 15:59
Boa tarde, uma Pessoa Ffisica não cadastrada na SEFIN prestou um serviço de manutenção de cerca eletrica e instalção de camera de segurança em uma empresa, sei que é devido o ISS no local do serviço agora quero saber se o tomador reterá o IRPF ,INSS e se estes impostos serão destacados na nota avulsa? Qual será alíquota do IRPF e INSS?
Claudenir
Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 26 dezembro 2012 | 22:43
Boa noite,fazendo uma nota avulsa de serviço é obrigado destacar somente o ISS e o 11% do INSS para o tomador recolher? E o IRRF também é obrigado destacar na nota avulsa?
Claudenir
Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 26 dezembro 2012 | 22:45
Os itens para informar na nota avulsa para recolher são: ISS, 11%INSS e IRRF?
Wanuza Lopes de Souza
Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 10 anos Sexta-Feira | 1 novembro 2013 | 10:17
No meu caso recebi uma nota avulsa com retenção somente do ISS. Terei que fazer a retenção do INSS? ou pagar somente INSS patronal?
Att.
Ademilton da Silva Leite
Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Eletrônica
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 23:16
PRECISAMOS ENTENDER MELHOR COMO FUNCIONAM AS NOTAS AVULSAS
Lí a dúvida da colega ABLA, e me identifico com a pergunta dela, só que as respostas geraram muitas dúvidas como:
Eu sou aposentado, prestei serviços temporários a uma empresa do ramo agrícola, ao final dos trabalhos eles me cobraram uma nota fiscal, como não tinha uma empresa aberta, recorri à Prefitura da cidade, espliquei o fato , eles emitiram uma nota fiscal avulsa, paguei impostos de 2% do valor que gerou R$ 142,70
Com o valor pago, me entregaram a nota e em seguida repassei a empresa.
No preenchimento do IRPF surgiram as dúvidas: eu declaro esta nota como?
Terei que pagar mais alguma coisa sobre esta nota avulsa ou quem paga é a empresa que contratou os meus serviços: se for eu quem paga o INSS, a quem devo procurar para efetuar o pagemento?
Detalhe: a empresa que me contratou me repassou o valor integral da nota fiscal não descontou nada está correto isto?
Em Resumo: estou com muitas dúvidas antes e depois das respostas dadas no forum....este assunto precisa ser melhor explicado porque ninguém informa nada e acabamos entendendo errado e notificado pela receita se fizer errado.
Muitas pessoas precisam saber melhor sobre este assunto porque nos parece ser complicado e muito oneroso pegar estas NOTAS AVULSAS, o que nos parecia fácil e descomplicado, ao solicitar esta nota, acabou gerando um problema de custos elevados e inviável para um prestador de serviços como eu que sou aposentado.
No aguardo de um melhor esclarecimento.
Obrigado