x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 7

acessos 114.093

Retenção de impostos - Nota fiscal Avulsa

Abla Ghassan Rahhal

Abla Ghassan Rahhal

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 20 abril 2011 | 18:12

Boa tarde, me desculpem se criei o tópico na área errada. Mas preciso tirar uma dúvida.

Prestei um serviço pra uma empresa aqui em Porto Velho e a mesma me solicitou Nota fiscal, como sou autonoma emiti uma nota fiscal da prefeitura, a nota fiscal avulsa, recolheu o 5% e entreguei a nota, na primeira parcela tudo certo, me pagaram o cheque no valor de R$ 1750,00. Na segunda parcela a nota no mesmo valor, mas o cheque em vez de r$ 1750,00 era de r$ 1557,50 alegando ter recolhido outros impostos. Mas isso não foi previsto e nem me avisado antes, alegam recolher o imposto do DARF que foi gerado no CNPJ da empresa! É correto acontecer isso sem eu saber e não emitir esses impostos na nota e no contrato?

Além dos 5% em cima da nota, ainda paguei 192,50 de imposto no recebimento! Gostaria de entender melhor sobre isso, a obrigação é da empresa já que foi negociado a nota fiscal avulsa? nada foi dito sobre os outros impostos.
Poderiam me ajudar?
Não tenho vinculo com a empresa além desse contrato que foi de prestação de serviço de desenvolvimento de site.
Agradeço desde já!

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 20 abril 2011 | 23:13

Abla, boa noite.

O valor descontado do seu rendimento refere-se aos 11% do INSS. Caso tenha outros descontos, seguramente trata-se do IRRF.

Sobre a sua pergunta, se está correto ou não os descontos por parte do contratante, diria que sim.

A título de exemplo, sabemos que o salário mínimo hoje é de R$ 545,00, mas o empregado só recebe R$ 485,05, pois foi descontado o INSS.

Por fim, há de salientar que os descontos são feitos e repassados ao erário.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 20 abril 2011 | 23:22

Oi Kenia, boa noite.

Desculpa, não ví que tinha movido mensagem da consulente. Teria respondido na sala por voce destinada, não fosse pela minha displicência.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
CLAUDENIR

Claudenir

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 24 julho 2012 | 15:59

Boa tarde, uma Pessoa Ffisica não cadastrada na SEFIN prestou um serviço de manutenção de cerca eletrica e instalção de camera de segurança em uma empresa, sei que é devido o ISS no local do serviço agora quero saber se o tomador reterá o IRPF ,INSS e se estes impostos serão destacados na nota avulsa? Qual será alíquota do IRPF e INSS?

CLAUDENIR

Claudenir

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 26 dezembro 2012 | 22:43

Boa noite,fazendo uma nota avulsa de serviço é obrigado destacar somente o ISS e o 11% do INSS para o tomador recolher? E o IRRF também é obrigado destacar na nota avulsa?

Ademilton da Silva Leite

Ademilton da Silva Leite

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Eletrônica
há 10 anos Segunda-Feira | 14 abril 2014 | 23:16

PRECISAMOS ENTENDER MELHOR COMO FUNCIONAM AS NOTAS AVULSAS

Lí a dúvida da colega ABLA, e me identifico com a pergunta dela, só que as respostas geraram muitas dúvidas como:

Eu sou aposentado, prestei serviços temporários a uma empresa do ramo agrícola, ao final dos trabalhos eles me cobraram uma nota fiscal, como não tinha uma empresa aberta, recorri à Prefitura da cidade, espliquei o fato , eles emitiram uma nota fiscal avulsa, paguei impostos de 2% do valor que gerou R$ 142,70

Com o valor pago, me entregaram a nota e em seguida repassei a empresa.

No preenchimento do IRPF surgiram as dúvidas: eu declaro esta nota como?

Terei que pagar mais alguma coisa sobre esta nota avulsa ou quem paga é a empresa que contratou os meus serviços: se for eu quem paga o INSS, a quem devo procurar para efetuar o pagemento?

Detalhe: a empresa que me contratou me repassou o valor integral da nota fiscal não descontou nada está correto isto?

Em Resumo: estou com muitas dúvidas antes e depois das respostas dadas no forum....este assunto precisa ser melhor explicado porque ninguém informa nada e acabamos entendendo errado e notificado pela receita se fizer errado.

Muitas pessoas precisam saber melhor sobre este assunto porque nos parece ser complicado e muito oneroso pegar estas NOTAS AVULSAS, o que nos parecia fácil e descomplicado, ao solicitar esta nota, acabou gerando um problema de custos elevados e inviável para um prestador de serviços como eu que sou aposentado.

No aguardo de um melhor esclarecimento.

Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.