Contábeis o portal da profissão contábil

1
Ago 2014
10:52

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Retenção de impostos - Nota fiscal Avulsa

7respostas
12.474acessos

POSTS RELACIONADOS

Abla Ghassan Rahhal

Usuário Novo

profissão
mensagens1
pontos-3
membro desde20/04/2011
cidadePorto Velho - RO
Postada:Quarta-Feira, 20 de abril de 2011 às 18:12:29
Tópico Movido para esta sala por Kennya Eduardo em 20/04/2011 20:37:19
Tópico Movido para esta sala por Hugo Ribeiro em 20/04/2011 23:05:56
Tópico Movido para esta sala por Vânia Z R Campos em 15/04/2014 08:54:45
(Regra 8) Postagem postada em sala ou tópico indevidos. por Vânia Z R Campos em 15/04/2014 08:54:45
Boa tarde, me desculpem se criei o tópico na área errada. Mas preciso tirar uma dúvida.

Prestei um serviço pra uma empresa aqui em Porto Velho e a mesma me solicitou Nota fiscal, como sou autonoma emiti uma nota fiscal da prefeitura, a nota fiscal avulsa, recolheu o 5% e entreguei a nota, na primeira parcela tudo certo, me pagaram o cheque no valor de R$ 1750,00. Na segunda parcela a nota no mesmo valor, mas o cheque em vez de r$ 1750,00 era de r$ 1557,50 alegando ter recolhido outros impostos. Mas isso não foi previsto e nem me avisado antes, alegam recolher o imposto do DARF que foi gerado no CNPJ da empresa! É correto acontecer isso sem eu saber e não emitir esses impostos na nota e no contrato?

Além dos 5% em cima da nota, ainda paguei 192,50 de imposto no recebimento! Gostaria de entender melhor sobre isso, a obrigação é da empresa já que foi negociado a nota fiscal avulsa? nada foi dito sobre os outros impostos.
Poderiam me ajudar?
Não tenho vinculo com a empresa além desse contrato que foi de prestação de serviço de desenvolvimento de site.
Agradeço desde já!
Hugo Ribeiro

Moderador

profissão
mensagens3.426
pontos52.340
membro desde29/11/2007
Postada:Quarta-Feira, 20 de abril de 2011 às 23:13:20
Abla, boa noite.

O valor descontado do seu rendimento refere-se aos 11% do INSS. Caso tenha outros descontos, seguramente trata-se do IRRF.

Sobre a sua pergunta, se está correto ou não os descontos por parte do contratante, diria que sim.

A título de exemplo, sabemos que o salário mínimo hoje é de R$ 545,00, mas o empregado só recebe R$ 485,05, pois foi descontado o INSS.

Por fim, há de salientar que os descontos são feitos e repassados ao erário.

Att
Hugo.
Hugo Ribeiro

Moderador

profissão
mensagens3.426
pontos52.340
membro desde29/11/2007
Postada:Quarta-Feira, 20 de abril de 2011 às 23:22:27
Oi Kenia, boa noite.

Desculpa, não ví que tinha movido mensagem da consulente. Teria respondido na sala por voce destinada, não fosse pela minha displicência.

Att
Hugo.
Claudenir

Usuário 4 Estrelas Novas

profissãoTécnico Contabilidade
mensagens365
pontos2.135
membro desde14/06/2011
cidadeFortaleza - CE
Postada:Terça-Feira, 24 de julho de 2012 às 15:59:24
Boa tarde, uma Pessoa Ffisica não cadastrada na SEFIN prestou um serviço de manutenção de cerca eletrica e instalção de camera de segurança em uma empresa, sei que é devido o ISS no local do serviço agora quero saber se o tomador reterá o IRPF ,INSS e se estes impostos serão destacados na nota avulsa? Qual será alíquota do IRPF e INSS?
Claudenir

Usuário 4 Estrelas Novas

mensagens365
pontos2.135
membro desde14/06/2011
cidadeFortaleza - CE
Postada:Quarta-Feira, 26 de dezembro de 2012 às 22:43:19
Boa noite,fazendo uma nota avulsa de serviço é obrigado destacar somente o ISS e o 11% do INSS para o tomador recolher? E o IRRF também é obrigado destacar na nota avulsa?
Claudenir

Usuário 4 Estrelas Novas

mensagens365
pontos2.135
membro desde14/06/2011
cidadeFortaleza - CE
Postada:Quarta-Feira, 26 de dezembro de 2012 às 22:45:19
Os itens para informar na nota avulsa para recolher são: ISS, 11%INSS e IRRF?
Wanuza Lopes de Souza

Usuário Novo

profissãoAssistente Administrativo
mensagens1
pontos39
membro desde01/11/2013
cidadeBrasilia - DF
Postada:Sexta-Feira, 1 de novembro de 2013 às 10:17:19
No meu caso recebi uma nota avulsa com retenção somente do ISS. Terei que fazer a retenção do INSS? ou pagar somente INSS patronal?

Att.
Ademilton da Silva Leite

Usuário Novo

profissãoTécnico Eletrônica
mensagens1
pontos8
membro desde14/04/2014
cidadeUberlandia - MG
Postada:Segunda-Feira, 14 de abril de 2014 às 23:16:24
Mensagem Editada por Ademilton da Silva Leite em 15/04/2014 08:06:39
PRECISAMOS ENTENDER MELHOR COMO FUNCIONAM AS NOTAS AVULSAS

Lí a dúvida da colega ABLA, e me identifico com a pergunta dela, só que as respostas geraram muitas dúvidas como:

Eu sou aposentado, prestei serviços temporários a uma empresa do ramo agrícola, ao final dos trabalhos eles me cobraram uma nota fiscal, como não tinha uma empresa aberta, recorri à Prefitura da cidade, espliquei o fato , eles emitiram uma nota fiscal avulsa, paguei impostos de 2% do valor que gerou R$ 142,70

Com o valor pago, me entregaram a nota e em seguida repassei a empresa.

No preenchimento do IRPF surgiram as dúvidas: eu declaro esta nota como?

Terei que pagar mais alguma coisa sobre esta nota avulsa ou quem paga é a empresa que contratou os meus serviços: se for eu quem paga o INSS, a quem devo procurar para efetuar o pagemento?

Detalhe: a empresa que me contratou me repassou o valor integral da nota fiscal não descontou nada está correto isto?

Em Resumo: estou com muitas dúvidas antes e depois das respostas dadas no forum....este assunto precisa ser melhor explicado porque ninguém informa nada e acabamos entendendo errado e notificado pela receita se fizer errado.

Muitas pessoas precisam saber melhor sobre este assunto porque nos parece ser complicado e muito oneroso pegar estas NOTAS AVULSAS, o que nos parecia fácil e descomplicado, ao solicitar esta nota, acabou gerando um problema de custos elevados e inviável para um prestador de serviços como eu que sou aposentado.

No aguardo de um melhor esclarecimento.

Obrigado

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

Facebook

Receba Novidades

POSTS RELACIONADOS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

Quem participa

Facebook

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.29 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César