x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 15

acessos 10.565

livra caixa e livro diário

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sábado | 23 abril 2011 | 07:00

Costa Marcelo

Segundo O Código Civil Brasileiro é obrigado a escrituração contábil, mas como a Receita Federal aceita,dependendo do sistema tributação, o livro Caixa por comodidade dos contabililista a contantabilidade não é feita.

Leia o artigo do link abaixo

Escrituração Contábil

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Domingo | 24 abril 2011 | 18:32

Costa Marcelo

Voce pode pedir para que o contador contabilizar toda documentação e consequentemente levantar Balanço Patrimonial ,Demonstrativo de Resultado do Exercicio e livro diário, mas isto com certeza vai te custar mais caro, ou seja a mensalidade não será a mesma.
O livro caixa a partir do momento que discriminar, através das datas sequenciais e historicos bem feitos,o que está entrando e saindo do caixa não deixa de ser uma especie de diario.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
JR MARCIA

Jr Marcia

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 9 junho 2011 | 07:44

Bom dia!

Fazia somente o livro caixa de um cliente, mas para este ano começarei com o Livro Diario. Como faço com os saldos anteriores no Livro Diario?Uma vez que no livro caixa não tem saldos das contas a pagar e a receber?Alguem poderia me esclarecer essa questão?
Obrigado
Abçs

"Nem todos podem ter um curso superior...mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espirito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa"
JR MARCIA

Jr Marcia

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 9 junho 2011 | 08:40

M Messias Santos

Obrigado, mas eu devo fazer os lançamentos em janeiro de 2011 para este balanço de abertura ou posso somente lançar os saldos iniciais ,porque no meu sistema de lançamentos contábeis tem como eu lançar direto nos saldos anteriores.....


"Nem todos podem ter um curso superior...mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espirito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa"
MELLO

Mello

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 9 junho 2011 | 12:25

Senhores, em qual conta contábil devo lançar o saldo positivo das saídas menos entradas de dízimos e doações de Igreja. Pergunto, porque como sabemos a entidade religiosa não pode visar lucro. Portanto, há alguma outra conta específica para escriturar esse saldo positivo e, por conseqüência, fechar o Balanço Contábil.

Aguadeço desde já a colaboração.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 9 junho 2011 | 13:30

José Carlos dos Santos

Independe. Faça os lançamentos em 02/01 ou Cadastre no seu sistema os saldos iniciais.



Mello
A entidade nao pode ter lucro, mas, pode ter Superavit ou Deficit. Portanto, lance no grupo de Patrimonio Social (veja que em se tratando de lucro é Patrimonio Líquido) Superavit do Exercicio

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
JR MARCIA

Jr Marcia

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 9 junho 2011 | 13:34

Obrigado M Messias Santos!!!!
Me ajudou bastante!
Tenha uma otima tarde!
Abração amigo!

"Nem todos podem ter um curso superior...mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espirito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa"
MELLO

Mello

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 9 junho 2011 | 23:05

M Messias, eu entendo que o saldo do superavit do exercício deveria ser lançado no Patrimônio Líquido para fazer contrapartida ao aumento do Ativo Disponível. Entretanto, na Ficha 37-A da DIPJ não há a conta "Superavit do Exercício", nem outra parecida, apenas lucro.
Pergunto, em qual conta da Ficha 37-A deverei lançar o saldo positivo do exercício (Superavit)?

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 10 junho 2011 | 06:37

Mello

Senhores, em qual conta contábil devo lançar o saldo positivo das saídas ............


1º-Em momento nenhum voce citou que se tratava da elaboração da DIPJ;

M Messias, eu entendo que o saldo do superavit do exercício deveria ser lançado no Patrimônio Líquido para fazer contrapartida ao aumento do Ativo Disponível
.


2º-Nada tem haver lançamento de Superavit com contrapartida de disponível;

3º-Se voce tivesse sido claro em sua pergunta teria te dito que seria na linha 36 da ficha 37-A Outras reservas.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
JANI MOREIRA

Jani Moreira

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 13:43

Boa tarde, pessoal, preciso de ajuda fui mudada de setor recentemente para o cont. e pouco sei, fiz os lançamentos de um ano de uma empresa, e o encerramento, agora para começar a lançar o ano seguinte preciso imprimir o diario, razão, balanço balancete e não sei a ordem correta para depois mandar encadernar e levar para junta.
alguem pode ajudar-me?
desde já agradeço

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 15 junho 2011 | 07:53

Denielma Guimarães da Costa

Use o sistema de pesquisa do forum e faça uma pesquisa sobre Diario e Livro caixa, depois reformule sua pergunta.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.