x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.532

Contabilização da Receita da Venda de Software

Edson Neves Filho

Edson Neves Filho

Bronze DIVISÃO 2, Controller
há 13 anos Sábado | 23 abril 2011 | 16:48

Boa tarde pessoal! Como sou recém cadastrado neste forum, eu estou tentando encontrar se já discutiram sobre a contabilizações da Receita e os Impostos na Comercialização de Software (1) por Cessão de Licensa de Uso- SW está pronto, só usar, (2) por Desenvolvido a Pedido do cliente e a (3) Prestação de Serviços de customização, treinamento e esclarecimento de dúvidas. Alguém poderia me indicar onde encontro resposta para isso.


Atenciosamente

Cristiano

Cristiano

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 22:28

Boa Noite,,

Ao meu ver, deve-se realizar as receitas da mesma forma que uma empresa normal, somente dando atenção a o que é Geração de Receita Via Prestação de Serviço, o que é a Geração de Receita Via Aluguel de Utilização de Software, e/ou o que é a Geração de Receita Via Pedido de Alteração/Personalização. Todos integrantes dentro da Classe (DRE) , Receitas, e seus Impostos Provenientes na sequencia, em conformidade a estrutura padrão legal da Lei 6.404/1976:

" Art. 187. A demonstração do resultado do exercício discriminará:

I - a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

II - a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;[...]
"

Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6404consol.htm

Att.

"Não se pode obter uma boa reputação, na base daquilo que ainda pretendes fazer"
Henry Ford
Edson Neves Filho

Edson Neves Filho

Bronze DIVISÃO 2, Controller
há 12 anos Domingo | 3 julho 2011 | 09:59

Quero agradecer ao Cristiano e à Rosa pela resposta que me enviaram. Como a contabilização em IRFS exige apropriação da receita de manutenção de SW pelo periodo a que a manutenção cobre eu torcia encontrar alguém que tivesse conseguido algo parecido em BR GAAP. Talvez uma saída fosse emitir 12 NF e não uma pelo total do valor acordado como manutenção de SW. Mas ai, abriríamos mão de entrada de caixa, que sendo uma NF só, ela seria no máximo, em 30 e 60 dias e não em 12 vezes com NF mensais. Será que alguém já enfrentou esse tema e gostaria de compartilhar neste forum?

Bom domingo ao Cristiano e Rosa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.