x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 973

IR 2011 - Receita de Atividade Rural

Thiago da Silva Rodrigues

Thiago da Silva Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 28 abril 2011 | 10:37

Bom dia pessoal, mais uma vez venho aqui pedir uma ajuda. É o seguinte, foi aberto uma inscrição estadual de produtor rural em nome de um casal de irmãos (50% pra cada), e ambos estão obrigados a declarar o imposto de renda. Algumas notas estão em nome "dele e outra" e algumas notas em nome "dela e outro", sempre com a mesma inscrição de produtor rural. A minha dúvida é o seguinte: O correto seria eu somar todas as notas fiscais de venda, dividir por 2 e lançar os 50% em cada declaração? Ou poderia também lançar as notas que estão em nome dele na declaração dele e as que estão em nome dela na declaração dela, mesmo sendo a mesma inscrição?

Obrigado!

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 29 abril 2011 | 14:41

Thiago
Boa tarde


Considerando a propriedade do bem o mesmo deve ser feito proporcional a cada irmão, uma vez que tais despesas refletirão em receitas diferentes (não tera a mesma proporção das compras)

O ideal é que tenha a contabilidade do atividade rural para apuração correta dos dados para a declaração.


Heloisa Motoki

Adalberto José Pereira Junior
Consultor Especial

Adalberto José Pereira Junior

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 30 abril 2011 | 08:16

Thiago,

Elabore o Livro Caixa da Atividade Rural, conforme a IN 83/2001, escriturando todas as notas fiscais em seu nome e em nome de sua irmã, pois as mesmas notas são da mesma inscrição, ou seja, do mesmo condomínio rural, independente se as notas fiscais foram emitidas em seu nome e outra ou em nome dela e outro, essas notas fiscais serão escrituradas no mesmo livro, sendo o resultado dividido na proporção para cada um (50%), e transportados para a DIRPF/2011.


IN SRF 83/2001


Qualquer dúvida, poste novamente.


Att.
Adalberto

Att.
Adalberto

Adalberto José Pereira Junior
Contabilidade
Consultoria/Assessoria Tributária
[email protected]
(16) 99263-0266

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.