x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 4.061

Encargos para contratação de funcionarios

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 2 maio 2011 | 14:34

Luciana, isso depende de vários fatores, por exemplo, o regime de tributação da empresa, o enquadramento fiscal dela, o ramo, o segmento.....e outros.

Basicamente, a única coisa que posso dizer com certeza é o FGTS de 8% que sai do bolso do empregador. O subsídio para o Vale Transporte pode variar conforme a necessidade e tipo de transporte, mas, a príncípio, o empregado entra com 6% do salário base.

O INSS é outra questão que depende do regime da empresa, se for Simples Nacional a empresa pode não ter de contribuir, fazendo apenas o repasse do que é descontado do empregado.

Além dos recolhimentos obrigatórios, a empresa tem outras despesas como previsionar os custos do 13º salário e das férias + 1/3, como tmb a remuneração dos eventuais substitutos do empregado que está de férias ou em licença.

Quanto ao "ISS" (Imposto Sobre Serviço), ele somente é devido quanto a empresa contrata um prestador de serviços autônomo, e mesmo assim, ela somente retém e repassa o valor. não é um imposto para o empregado via CLT, o dito efetivo, mensalista, etc.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.