x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 2.661

Industria e Comercio

Eliana Aparecida Lubianco

Eliana Aparecida Lubianco

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 3 maio 2011 | 09:56

Bom dia!
Desculpem estar postando esse tópico. Mas já pesquisei muito e ainda tenho dúvida, pois tenho encontrado em partes. Me ajudem, por favor.
Trabalho em uma empresa de confecção e vendas de roupas, que até 2009 só trabalhava com livro caixa, em 2010 decidiu fazer a escrituração contábil propriamente. Esta empresa compra tecido, faz o corte e a costura é feita por terceiros ( esta parte da remessa eu entendi).
A minha dúvida é em relação a contabilização da compra deste tecido, sempre tive dúvidas com relação a operações com mercadorias: lanço na conta compra de mercadorias ou estoque? ( Li um artigo que diz que qdo a empresa não tem controle de estoque lança-se na conta de resultado "compra de mercadorias" no meu caso mercadorias para industrialização.
Resumindo: compra-se "mercadorias para industrialização" que depois vira "mercadoria" que é transferido para as lojas,( e como contabilizo essa transferência de mercadorias ( roupas prontas) para o estoque das lojas?). E os impostos?
Apesar de ser 'indústria e comércio" não recolhemos IPI.
Compra-se tecidos para confecção de roupas que são vendidas em lojas próprias.
Muito grata, e espero ter sido clara.
Eliana

Débora Felizardo

Débora Felizardo

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 12 anos Terça-Feira | 3 maio 2011 | 10:33

Bom dia,

A empresa que faz a costura é uma terceirizada?
Essa roupa pronta retorna a empresa para depois ser vendida a um estabelecimento ou a própria empresa é quem faz a venda ao consumidor final das roupas prontas?

Débora Felizardo

Débora Felizardo

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 12 anos Terça-Feira | 3 maio 2011 | 10:51

Da forma como colocou fica muito vago pra tentar explicar os lançamentos, se pudesse citar um exemplo pratico de como é feito ai, talvez pudesse ser mais especificas nos lançamentos para ajuda-la.

Eliana Aparecida Lubianco

Eliana Aparecida Lubianco

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 3 maio 2011 | 11:13

Não tenho lançamento preciso, estamos começando agora,

Analise estes:


COMPRAS D FORNECEDORES C
ICMS A RECUPERAR D ICMS S/COMPRAS C


E depois como eu transfiro de estoque? Da 'fabrica' para lojas .


Minha grande duvida: debito compras de nercadorias ou estoque? Se for compra como transfiro de estoque?

grata,

ADRIANA AGUIAR

Adriana Aguiar

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 12 anos Quinta-Feira | 5 maio 2011 | 09:58

uma confecção onde ela monta a camisa e devolve ela é uma empresa equiparada a industria? o DAS dessa empresa eu tenho q soltar como venda de fabricação pois ela so monta camisas e os aviamentos sao da propria empresa....esta correto esse procedimento e no preenchimento da nota eletronica em tributos na parte de icms ela da permissao de credito ou nao é tributada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.