x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.572

Demonstrações Financeiras

CLÁUDIA MORAL GONÇALVES

Cláudia Moral Gonçalves

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 10 maio 2011 | 14:48

Boa tarde!

Perante as novas normas de contabilidade, é necessário mais duas demonstrações que é a Demonstração das Mutações do Patrimonio Liquido e a Demosntração do Fluxo de Caixa. Alguem sabe se é obrigatório a partir do fechamento do Balanço de 2010 ou 2011? Faço essa pergunta pois a empresa que faz os programas de contabilidade nem estavam sabendo.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 00:31

Claudia
Boa noite


A lei já deve ser aplicada sobre o balanço de 2010, para pequenas e médias empresas deve ser seguida as orientações da RES 1255/2009 que determina:


Conjunto completo de demonstrações contábeis

3.17 O conjunto completo de demonstrações contábeis da entidade deve incluir todas as seguintes demonstrações:

(a) balanço patrimonial ao final do período;
(b) demonstração do resultado do período de divulgação;
(c) demonstração do resultado abrangente do período de divulgação. A demonstração do resultado abrangente pode ser apresentada em quadro demonstrativo próprio ou dentro das mutações do patrimônio líquido. A demonstração do resultado abrangente, quando apresentada separadamente, começa com o resultado do período e se completa com os itens dos outros resultados abrangentes;
(d) demonstração das mutações do patrimônio líquido para o período de divulgação;
(e) demonstração dos fluxos de caixa para o período de divulgação;
(f) notas explicativas, compreendendo o resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias.

3.18 Se as únicas alterações no patrimônio líquido durante os períodos para os quais as demonstrações contábeis são apresentadas derivarem do resultado, de distribuição de lucro, de correção de erros de períodos anteriores e de mudanças de políticas contábeis, a entidade pode apresentar uma única demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados no lugar da demonstração do resultado abrangente e da demonstração das mutações do patrimônio líquido (ver o item 6.4).


Para consultar a integra da resolução acesse o link


Heloisa Motoki

CLÁUDIA MORAL GONÇALVES

Cláudia Moral Gonçalves

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 10:21

Obrigada Heloisa.

Fiquei na dúvida, pois entrei em contato com a empresa de nos dá assessoria quanto aos programas de contabilidade e solicitei o demonstrativo do fluxo de Caixa e obtive a seguinte resposta:

"Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).

Não a introduzimos ainda em nosso Sistema, pois nenhum de nossos clientes se enquadraram. Entretanto queremos agradecer sua lembraça, pois fazendo este módulo, podemos suprir necessidade de empresas de maior porte."

Estranho não??? Também concordo com vc que todas as empresas sejam pequenas, médias ou grandes precisam fazer o Fluxo de Caixa.

Vou voltar a falar com eles.

Muito Obrigada

Cláudia



Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 maio 2011 | 13:47

Claudia


A informação fornecido pela assessoria não procede, pois a exigencia que coloquei lá é aplicada para pequenas e médias empresas, muitos acabaram ainda não se adequando pois a exigencia não é da receita federal.

No entato é importante destacar que o CRC, em uma palestra sobre o IFRS, informou que estão montando uma equipe especifica de fiscalização para verificar a adequação as normas, os primeiros a serem fiscalizados serão os escritorios contábeis.


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.