Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 3.454

alteração de contador

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 23 maio 2007 | 20:16

Boa noite Gislaine,

Tem a obrigação sim, e não só a de "mandar os Balanços", pois

quando a empresa (por qualquer motivo) muda de Escritório e por conseqüência de Contador Responsável, o novo Contador deve preencher o Termo de Transferência de Responsabilidade (em quatro vias) e entregá-lo devidamente assinado para o sócio ou proprietário da empresa para que o entregue ao Contador anterior para que preencha a parte que lhe cabe e o devolva, também assinado.

Após o recebimento do Termo de Transferência de Responsabilidade, o Contador (anterior) até então responsável pela contabilidade da empresa, terá 30 dias a contar da data da assinatura, para devolver ao sócio ou proprietário toda a documentação da empresa.

Esta documentação é a produzida ou adquirida no período entre a data de abertura da empresa e a data em que a contabilidade esteve sob sua responsabilidade.

Dela fazem parte:
- Os livros Fiscais devidamente encadernados e registrados
- As Declarações a que a empresa esteve ou está sujeita
- As Demonstrações Contábeis
- Os documentos referentes aos Departamentos Fiscal, Pessoal, Contábil e Societário.
- Certidões Negativas de todos os órgãos em que a empresa estiver inscrita

Vale dizer que a contabilidade da empresa deve estar rigorosamente em dia e que o Contador anterior se responsabiliza pela contabilidade e atos praticados até a data em que assinou o Termo de Transferência de Responsabilidade.

Ao Contador que assume a responsabilidade a partir de então, cabe protocolar o Termo de Transferência de Responsabilidade no CRC, devolver cópias para o Contador anterior e para o proprietário da empresa.

Uma vez recebida, ele deve conferir a documentação e comunicar (por escrito) ao sócio ou proprietário da empresa das irregularidades eventualmente encontradas na contabilidade para que este cobre do Contador anterior o cumprimento do Contrato de Prestação de Serviços celebrado entre ambos.

...

DPortal Contábies

Dportal Contábies

Iniciante DIVISÃO 1, Account Manager
há 12 anos Sexta-Feira | 29 julho 2011 | 14:52

No caso de uma empresa de prestação de serviços de desenvolvimento de website, onde não há empregados e só os sócios trabalham, emitindo NF e pagando GPS no nome da empresa (código 2003), o que deve ser devolvido pelo contador?
Ele devolveu os livros, mas não sei o que mais ele deve devolver, alguém pode me dar a relação detalhada?
Ex: procurações, quais as senhas devem ser informadas?, etc.

João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3, Tecnólogo
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 14:51

Aproveito para tirar uma duvida: estou pegando a partir de janeiro proximo, a contabilidade de uma empresa com 5 anos de vida. Porém, o contador anterior nunca fez contabilidade ou livro caixa da empresa. A empresa pode exigir que ele entregue a contabilidade desses anos? Não posso começar uma contabilidade em 2012 sem os saldos dos anos anteriores, não é?

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"
João Freitas

João Freitas

Prata DIVISÃO 3, Tecnólogo
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 10:07

e tem como exigir isso do contador anterior? digo, ele recebeu mensalmente durante 5 anos, mas não tinha contrato com a empresa. Como a empresa nunca cobrou, ele nao fez balanços e nem livro caixa.

JS-Brasil Consultoria Contábil
"Fazendo a conta certa"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.