x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.674

contabilidade fiscal=a societária

Marcos A. Canavezzi
Articulista

Marcos A. Canavezzi

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 08:22

Várias empresas de contabilidade estão fechando a contabilidade societária igual a fiscal.

Os prestextos são: o alto custo interno do escritório por causa da parafernália fiscal; o alto custo dos profissionais envolvidos; ter que fazer duas contabilidades; e custo alto com treinamentos.

Quais os riscos e consequencias de se fazer isto?

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 maio 2011 | 13:14

Marcos
Boa tarde.


Acredito que o maior risco é ser fiscalizado pelo CRC e ser penalizado, tenho ido em algumas palestras em que há participantes da comissão do CRC e eles tem divulgado que o órgão esta preparando uma equipe de fiscalização para atuar nos escritorio contabeis, eles estarão verificando desde a efetiva realização da contabilidade (ainda há escritorios que fazem somente o livro caixa) e a aplicação das novas normas.


Heloisa Motoki

Marcos A. Canavezzi
Articulista

Marcos A. Canavezzi

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 23 maio 2011 | 17:23

Se ocorrer mesmo a fiscalização, talvez, sejam melhor o CRC fazer uma campanha educativa sobre o tema. Haja vistas, uma boa parte dos escritórios são empresas de subsistência tal como são seus próprios clientes. Além dos motivos que listei no tópico, tenho encontrado também o argumento de que os clientes não tem regularidade e disciplina sobre suas contas e documentos, o que justificaria o livro caixa e balanços societários idênticos aos balanços fiscais.

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 09:14

Marcos
Bo Dia


O CRC tem feito a orientação através dos treinamentos fornecidos pelo setor de desenvolvimento, a participação nos treinamentos é gratuida e pode participar qualquer contador ou técnico com CRC ativo.

Algumas pessoas que conversei que foram fiscalizadas me relataram que a amostragem variam, teve um contador que me relatou que em seu escritorio foram verificados todos os livros de seus clientes ativos e em outro foram feitos apenas por amostragem.

O importante é ficarmos atentos pois o CRC pode penalizar o contador desde advertência e até a suspensão do registro



Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.