x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.989

Locação Veiculo com opção de compra

Fabio Duarte Marcato

Fabio Duarte Marcato

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 09:48

Bom dia, solicito um esclarecimento, minha empresa é concessionario de caminhões e fez um contrato de locação de um caminhão para uma prefeitura. O contrato rege 36 parcelas mensais de 10.800,00. Quanto a opção de compra do bem já esta estipulado em clausula especifica que sera feita ao final do contrato com o pagamento de uma parcela a mais e a nota fiscal de venda do bem será do valor desta ultima parcela. Pois bem a minha dúvida são as seguintes:

a-) No recebimento de cada parcela tenho que emitir nf de locação? Nf. de Serviço?

b-) Se emitir nf, quais os impostos incidentes sobre ela: ISS, PIS, COFINS, IRRF ? e quais aliquotas?

c-) E na contabilização desta receita lanço com Receita de Vendas (grupo 3..... vendas) ou em Receitas Financeiras (grupo 7.... resultado)?

Fico no aguardo e agradeço desde já.

Fabio Duarte Marcato

Fabio Duarte Marcato

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 maio 2011 | 15:41

Boa tarde Franco,

Temos sim no objeto social "Comércio de Caminhões e Veículos Novos e Usados, Comércio de Peças, Acessórios, Assistência Técnica para Caminhões e Veículos, Transporte Rodoviário de Cargas, Representações Comerciais e Locação de Caminhões. "

A forma de tributação é Lucro Real.

Franco Hayne

Franco Hayne

Iniciante DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 maio 2011 | 10:47

Notei que preciso de mais informações, mas com base nas que tenho, vou expressar minha solução:

*Durante os 36 meses :

- Receita : Nota Fiscal de Locação (R$ 300,00);

- Custo (Depreciacao deste bem);

*Na 37ª parcela:

Baixe o Veículo e a depreciação acumulada. Emissão de Nota fiscal de Venda do Imobilizado
(Cuidado para nao apurar Ganho de Capital, pois seria mais um onus para voces)

Espero ter ajudado a nortear a questão.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.