x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 1.085

Constituição

Everton Damasco

Everton Damasco

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 09:58

Bom dia
Tenho um grupo de pessoas interessados em constituir uma empresa com o objetivo social de exploração no ramo de seguros residenciais, automotivos, seguros de vida, entre outros.
Gostaria de saber se alguem poderia me ajudar informando qual tipo de documentação é exigida para que eu possa constituir este tipo de empresa, como por exemplo o valor do capital social exigido, documentação exigida dos sócios da empresa, etc.
Desde já agradeço
Att
Everton

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 20:53

Everton
Bom dia


Para exercer essa atividade o socio deve serum corretor de seguro registrado na SUSEP.

No site da SUSEP há informações sobre as formas de constituição e de acordo com o Sebrae SC há legislação especifica para serem observadas


Legislação Específica

- Lei nº. 4.594/64. Regula a Profissão de Corretor de Seguros.

Registro Especial

- FUNENSEG: habilita candidatos a Corretores de Seguros, através de prova de capacitação técnica, em exame específico;

- SINCOR's: distribuem formulários e recebem os documentos que compõem os pedidos de novas concessões de registro ou de alterações cadastrais;


Espero ter ajudado
Heloisa Motoki

Ciro Ferreira Maldonado

Ciro Ferreira Maldonado

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 23:37

Everton, diga para o pessoal do departamento fiscal ficar atento quanto ao recolhimento dos impostos quando esta empresa começar a movimentar. Temos uma corretora de seguros em nosso escritório e a regra é a de que o cofins dela é de 4% e não 3% como vemos normalmente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.