x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.258

Doacao de materiais de construcao p/ entidades

Solange

Solange

Prata DIVISÃO 5, Autônomo(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 maio 2011 | 17:01

Boa tarde pessoal, estou com uma dúvida cruel, faço a contabilidade de uma associacao de bairro, e esta doou material de construcao para uma outra entidade sem fins lucrativos. Ou seja ela comprou o material em nome da associacao atraves de notas fiscais e fez doacoes para a outra entidade incorporar no patrimonio dela. Como deve ser feita esta contabilizacao?
Grata

Solange

Andre Luis de Carvalho Bittencourt

Andre Luis de Carvalho Bittencourt

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 maio 2011 | 01:39

Cara Solange,

A princípio é necessário verificar se nos estatutos da associação consta essa possibilidade como um dos objetivos, direta ou indiretamente. Caso não o seja, é importante alertar à diretoria para os riscos de perda de isenção por descumprimento dos seus objetivos sociais, uma vez que a associação é isenta por finalidade ou objeto.

Se a aquisição dos bens foi efetuada com o mero objetivo de repassar à outra entidade, o material não deve ser registrado como despesa da associação, podendo ser contabilizado à débito da conta Almoxarifado (ativo circulante), por ocasião da compra.

Posteriormente, no momento da entrega dos materiais, a conta Almoxarifado seria creditada, com o débito em conta de despesas Doações a entidades congêneres.

É de suma importância que seja elaborado um Termo de Doação para assinatura pelo doador e pelo donatário. Neste termo devem constar as condições em que é feita a doação, o fim a que se destina e as responsabilidade de cada parte.

Solange

Solange

Prata DIVISÃO 5, Autônomo(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 maio 2011 | 10:12

Bom dia Carvalho, sua resposta é de grande valia, ma só uma dúvida, nesta conta de almoxarifado, eu coloco material de construcao ou seria ok.Ex
debito: 1.1.3.05 - materiais de construcao
credito: 1.1.1.01 - caixa

Att
Solange

Solange

Solange

Prata DIVISÃO 5, Autônomo(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 29 setembro 2011 | 12:02


Bom tarde pessoal, faço a contabilidade de uma entidade sem fins lucrativos que recebeu doações em dinheiro através do Banco do Brasil de uma Associação internacional, como é o lançamento contábil do valor e das taxas de cambio e iof cobrados?Alguem tem algo parecido?
Att

Solange

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.