x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 9.282

GFIP e Auxílio-Doença (procedimentos)

José Bonifácio

José Bonifácio

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 2 junho 2011 | 19:14

Olá amigos!

Venho novamente recorrer aos mais experientes...

Estou gerando folha e surgiu uma dúvida no procedimento a ser feito na SEFIP para gerar a GFIP de Maio com empregado afastado por auxílio-doença.

É o seguinte:
Empregado afastou-se por 30 dias com atestado médico a partir de 17/04. No dia 05/05 ele fez a perícia no INSS e foi concedido o benefício até 20/07/2011.

No mês de Abril não informei nada porque só fiquei sabendo disso tudo agora. Assim, todo o procedimento estou fazendo neste mês de Maio.

No meu sistema aqui (Alterdata) eu marquei no cadastro do empregado as informações do afastamento (início e término e tal). Acontece que gerei a folha e quando importo o arquivo pelo SEFIP, o empregado afastado não aparece e nenhuma informação dele.

Não sei o que fazer... Tentei inserir manualmente no campo "novo trabalhador" mas não encontro nenhum lugar pra informar a movimentação do empregado sob código P1 (Afastamento temporário por motivo de doença, por período superior a 15 dias).

Peço ajuda aos amigos porque não sei mesmo como proceder... e estou lutando contra o relógio. Quem puder me passar o passo a passo, eu, desde já, agradeço.

Qualquer ajuda será bem vinda!

Deus abençoe a todos!

"O SENHOR está comigo entre os que me ajudam" (Salmos 118:7)
Leila

Leila

Prata DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 3 junho 2011 | 10:50

Se no dia 17/04 ele pegou um atestado de 15 dias a empresa deve pagar o salário até 01/05.

Então a informação do mês de abril está correta.

No mês de maio você deve informar a remuneração de 01 dia de salário e o afastamento via Sefip.

Na aba movimento você clica no funcionário e informa a remuneração. Depois clica em "Nova Movimentação" - P1 - e coloca o último dia trabalhado (no seu caso 16/04).

José Bonifácio

José Bonifácio

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 3 junho 2011 | 11:42

Leila,

Bom dia!

Muito obrigado pela ajuda!!!

Mas ainda tenho algumas dúvidas...

1º) Eu gerei a folha dele de Maio pagando 1 (um) dia pra ele.

2º) O que ocorre é que no mês de Abril eu não sabia do fato e assim não informei nada na GFIP de Abril. Agora, em Maio, quando importo o arquivo para o SEFIP ele não traz informação do funcionário afastado. Aí que tá complicando.

3º) Se não tem nada do empregado no SEFIP como faço pra fazer essas alterações que você citou?

4º) Será que tenho que retificar a GFIP de Abril informando o afastamento no dia 17/04?

5º) Mas se eu retificar, como fica perante a GFIP este saldo de Maio. Como faço pra apontar no SEFIP o valor de 1 (um) dia recebido em Maio?

Se puder me ajudar ainda com isso, agradeço!

"O SENHOR está comigo entre os que me ajudam" (Salmos 118:7)
VALDIR ALEXANDRINO PINHEIRO

Valdir Alexandrino Pinheiro

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 3 junho 2011 | 17:41

jose

boa noite

voce vai gerar um nova gefip para o mes 04/11, informar a data do afastamento na opção nova movimentação, o recolhimento do mes 04/11, será normal pois a empresa paga 15 dias, no mes 05/11, voce ira fazer também a nova movimentação com o retorno do empregado com a data estipulado no atestado. só irá gerar inss ref. ao restante do mes.

att.

valdir a. pinheiro

José Bonifácio

José Bonifácio

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 12 anos Sábado | 4 junho 2011 | 10:38

Leila e Valdir,

Bom dia!

Antes, obrigado pela ajuda....

Graças a Deus, consegui executar aqui.

Na verdade, fiz conforme a Leila informou.... Como os quinze (15) primeiros dias (do afastamento) terminaram em 01 de Maio, na SEFIP eu inseri a remuneração (1 dia) de Maio e informei a movimentação P1 com data do último dia 16/04.

Deu certinho...

Mais uma vez obrigado a vocês meus amigos!

Deus vos abençoe!!!

"O SENHOR está comigo entre os que me ajudam" (Salmos 118:7)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.