x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 5.667

Como Contabilizar remessa de mercadorias

Andre Lojudice Massuia

Andre Lojudice Massuia

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 2 junho 2011 | 19:33

Boa Tarde...
Estou com uma duvida para fazer um lançamento contabil.
Um cliente meu comprou uma quantidade grande de Grãos que vai utilizado na fabricação de ração. Ele mandou todo os grãos para um deposito, para ir retirando conforme a sua necessidade, como vou contabilizar essa operação...

Se alguém puder me ajudar, ficaria eternamente grato...

Cíntia Dantas Carvalho
Articulista

Cíntia Dantas Carvalho

Articulista , Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 3 junho 2011 | 13:02

Boa tarde André,

Pela descrição feita, entendo que você deve efetuar uma compra normal porém a parte do estoque deverá ficar na conta de estoque de terceiros.

Quando da utilização transfere o valor deve transitar de estoque de terceiro para estoque próprio.

Só teria uma nota de remessa caso o material primario fosse alterado pelo fornecedor antes do processo de fabricação.

Abs.

Cíntia Dantas Carvalho
Analista Contábil
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 6 junho 2011 | 09:43

Bom dia, Andre Lojudice Massuia


Apenas uma ressalva às afirmações de Cíntia Dantas :

a parte do estoque deverá ficar na conta de estoque de terceiros.

A nomenclatura adequada seria "Estoque em poder de terceiros".

Tal fato pode ser contabilizado de duas formas: controlando as contas de remessa e retorno no grupo de estoques ou então controlando estas ocorrências nas contas de compensação ativas e passivas.

Como em nossos arquivos há um considerável número de tópicos debatendo este assunto, recomendo-lhe fazer uma pesquisa a partir da expressão "contabilização de simples remessa".


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.