x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 11.811

Depreciação Veiculos - Cálculo Financiamento

Marli Olimpia Gomes

Marli Olimpia Gomes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 junho 2011 | 17:11

Olá!

Gostaria que alguém me auxiliasse a fazer um cálculo de depreciação de um veiculo que teve uma parte financiada. Preciso enviar a documentação para o advogado solicitar à financeira que revise o valor do financiamento já que, o bem depreciou.
Os dados são:
Veiculo 2007/2008.
Adquirido com um ano de uso.
Valor do veículo: 53.000,00
Valor financiado: 28.000,00
Financiamento em 36 meses na data de 29/11/2008.

Obrigado.

MARILEI GOMES ALBARELLO

Marilei Gomes Albarello

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 16 julho 2011 | 16:03

Marli.
Se entendi bem, a aquisição foi feita por uma pessoa jurídica, de um veículo usado(1 ano de uso), portanto ele foi adquirido por R$ 53.000,00 restando 80% de vida útil para fins de depreciação.
A taxa de depreciação de veículos é de 20% a.a., ou seja, depreciação total em 5 anos,neste caso, a depreciação total se dará em 4 anos, ou seja: 25% a.a.),pois na aquisição de imobilizado usado: Depreciar o restante de vida útil ou quando não puder constatar essa informação considerar 50% de tempo restante para a depreciação.

A depreciação do veículo nesse caso, nada tem a ver com a forma de pagamento que foi uma parte a vista e outra financiada, mesmo porque, no ato da compra do veículo, já se sabia que iria pagar o financiamento em 36 meses e que o veículo obviamente seria depreciado com o tempo e com o uso...

Não sei se entendi bem a questão, mas espero ter ajudado.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sábado | 16 julho 2011 | 17:20

Complementando eu diria o que poderia caber era uma ação judicial sobre o sistema de amortização. Normalmente estas amortizações são feitas usando o sistema Price e já existe ações contestando este sistema.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.