x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 51

acessos 448.463

Contabilização transf. merc. da Matriz p/Filial

ALEXANDRE

Alexandre

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 25 julho 2011 | 08:10

Elisangela

Meu sistema integrado.

então no caso considero as transferencia entre filiais na conta resultado.

automaticamente vão zerar..

exemplo
CRIEI CONTA MERCADORIA EM TRANSITO

D -MERCADORIA EM TRANSITO (CR)
C - MERCADORIA EM TRANSITO (CR) 1.000,00
Histórico..Transferencia de mercadorias entre filiais.

Alexandre Diogo

Novo Hamburgo - RS
[email protected]
Gislaine Aparecida Sorati dos Santos

Gislaine Aparecida Sorati dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2011 | 16:13

Pessoal, na devolução de produto remetido em transf. para filial no mesmo Estado (MG), o sistema da empresa apropriou como custo (no inventário) o valor do produto acrescido do ICMS. Produto saiu com o preço de custo de 1.000,00, ICMS 180,00. Na nf de retorno, o valor do produto está correto - 1.000,00 e ICMS 180,00, porém foi apropriado como custo o valor de 1180,00. Na contabilidade está sendo lançado corretamente:

D - estoque matriz - 1000,00 AC
C - estoque mercad. em transito - 1.000,00 AC

D - icms a recuperar - AC - 180,00
C - Icms de merc. em transito - 180,00

Este lançamento deixa o estoque contábil divergente com o inventário. O que está correto?! Nao localizei embasamento legal que justificasse a apropriação do ICMS no custo... aguardo um auxílio

CATIANE PIMENTEL DE MORAIS

Catiane Pimentel de Morais

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 1 fevereiro 2012 | 10:36

Bom Dia, Pessoal.

O forum me esclareceu muito sobre transferencia mas continua parte da minha dúvida.

Tenho uma empresa que possui filial em outra cidade da mesmo estado, sendo fabrica matriz e loja filial, nas remessa nao incide ICMS, a empresa é optante pelo simples.

As empresas emitem as notas da seguinte maneira, matriz envia com cfop 5151 e filial recebe com cfop 1152.

Gostaria de saber como devo contabilizar as remessas.



KALINA LEME DO PRADO

Kalina Leme do Prado

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2012 | 10:00

Bom dia!

Possuo uma dúvida na mesma linha...

Preciso fazer uma transferência de uma impressora (imobilizado) da Matriz - São Paulo para a Filial - Campinas.

No meu caso, não posso emitir uma NF com o CFOP 5151 pois não se enquadra na situação. Qual seria o mais indicado para Natureza "transferência" ?

As empresas são Lucro Presumido. Há incidência de ICMS?

Desde já agradeço!

KALINA LEME DO PRADO

Kalina Leme do Prado

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2012 | 10:04

Bom, fuçando aqui, achei um CFOP:

5552 Transferência de bem do ativo imobilizado
Classificam-se neste código os bens do ativo imobilizado transferidos para outro estabelecimento da mesma empresa.


Está correto?

MARIA V.M

Maria V.m

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 15 março 2012 | 09:45

Bom dia, a minha duvida é a seguinte:

Estou contabilizando uma empresa lucro real, no qual ocorreu o seguinte procedimento: A empresa vende gas(botijoes), sendo que tem a matriz e varias filiais. A duvida é a seguinte, qual os lançamentos contabeis que faço com a transferencias dos botijoes para as filiais? no começo do ano nas filiais ficou um estoque, so que no meio do ano nao ficou mais estoque nas filiais, ou seja o estoque era apenas na matriz. Quais lançamentos faço na matriz e nas filiais? o plano de conta é um so. Eu fiz este lançamento:
D-estoque (mercadorias) filial
C-estoque (mercadorias) matriz

exemplo: a mercadorias transfere 30.000,00 para as filiais

D-estoque (mercadorias) filial
C-estoque (mercadorias) matriz-------10.000,00

D-estoque (mercadorias) filial
C-estoque (mercadorias) matriz-------10.000,00

D-estoque (mercadorias) filial
C-estoque (mercadorias) matriz------10.000,00

So que quando vou ver no estoque, esta o valor de R$ 30.000,00, e é para esta zerado.... como faço para zerar???

desde de ja obrigada

Felipe Cesar

Felipe Cesar

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 30 março 2012 | 13:16

Boa tarde Luciana,

A empresa, a despeito de possuir uma ou várias filiais, é uma só, ou seja, é uma empresa com filiais. Daí não existir a possibilidade da adoção de Planos de Contas diferentes.

Ainda que não seja terminantemente "proibido", usá-los diferentes significa ter o trabalho de elaborar a correlação entre as contas contábeis dos dois Planos, quando da consolidação do Balanço Patrimonial.

Isto porque o Balanço Patrimonial para fins do Imposto de Renda (DIPJ) deve ser consolidado a exemplo do pagamento de tributos e contribuições que devem ser calculados e pagos de forma centralizada pela Matriz.

O "controle" das transações efetuadas entre a Matriz e suas Filiais - ou entre estas últimas - deve ser promovido via "Contas Correntes". Assim (por exemplo) se o pagamento de um fornecedor registrado na contabilidade da Filial foi efetuado pela Matriz os lançamentos contábeis ficariam assim:

Na Matriz
D - Contas Correntes Filial 1 (ANC)
C - Caixa ou Bancos Conta Movimento (AC)

Na Filial
D - Fornecedores (PC)
C - Contas Correntes Matriz (PNC)

Quando do levantamento do Balanço Patrimonial Consolidado não há a necessidade de se fazer constar os Contas Correntes mencionados, pois os valores serão idênticos e por si só se anulam sem interferirem no Resultado do Período.

...


Editado por Saulo Heusi em 1 de agosto de 2009 às 18:16:07

[/code]Saulo, esse topico e meio velho mais assim eu entedi o procedimento, so qria saber se esse tipo de lançamento e valido ainda, a matriz paga algumas duplicatas e impostos da filial pela internet na conta corrente da matriz, entao teria de efetuar esse lançamento paga o pagamento na filial correto, eu uso o msm plano de contas da matriz na filial, so q contabilizo separado e ao termino do trimestre faço a consolidação entre as matriz e filial.

outra duvida as CONTAS CORRESTE MATRIZ E FILIAL (ANC) e (PNC) não iria zerar msm?


Obg

GUTO MUNARIN

Guto Munarin

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 28 junho 2012 | 11:43

E no caso da filial devolver as mercadorias para a matriz, mas não pelo valor total enviado, ou seja, devolve somente partes dessas mercadorias. No caso os saldos c/c filial(RLP) e c/c matriz(ELP) não irá zerar correto? o balanço no ativo haverá um saldo a receber da filial e no passivo um saldo da filial a devolver p/ matriz. Na verdade aumenta o ativo mas da mesma fomar aumenta o passivo no mesmo valor, só que não zera as contas. Mas o Saulo comentou no tópico que não pode haver esta conta no balanço, correto? grato

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
thiago rodrigo de souza silva

Thiago Rodrigo de Souza Silva

Prata DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 11 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 14:59

Boa tarde PessoaL, insistindo no assunto do zeramento da Conta correntes entre Matriz/Filial

Caso minha empresa não for mais efetuar transferencia de mercadoria ou numerarios, para zerar as contas simplesmente faço os lancamentos a Debito (no Passivo - Contas Correntes) e a Credito (Ativo - Contas)das respectivas contas...

Abraço a todos!!

Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver. - ( Dalai Lama)
Vanderlei Rocha

Vanderlei Rocha

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2012 | 15:27

Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida a respeito de como fica o Balanço no caso de Matriz e Filial.
As contas de transferências da Matriz ficam no Ativo e das Filiais no Passivo, com seus saldos devedor e credor respectivamente.
Na consolidação do balanço essas contas não devem aparecer no mesmo, mas qual procedimento para isso?
Devo fazer algum lançamento para que os saldos fiquem zerados? Como seriam esses lançamentos?
Ou simplesmente não relaciono essas contas no Balanço? Se for dessa forma não ficaria estranho o razão dessas contas possuir saldo e elas não constarem no Balanço?

Andre Lojudice Massuia

Andre Lojudice Massuia

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 15:17

Boa Tarde Pessoal...
Ve se alguem pode me ajudar...
Tenho uma empresa no Lucro Real. ..
Que possui uma filial...que recebe da matriz produtos para serem comercializados...
Estou com duvidas na contabilização...
Estou contabilizando da seguinte forma...Na transferencia da Matriz.

D- Cta Corrente Filial (AC)
C - Estoque.

Na Entrada na Filial

D - Estoque
C - Cta Corrente Matriz (PC)

a Duvida é a seguinte...

No encerramento do trimestre como faço para Zerar as Cta Corrente Filial e Matriz...
A Cta corrente filial...Estou fazendo da seguinte forma...

D - Custo
C - Cta Corrente Filial

e da Cta Corrente Matriz

D - Cta Corrente Matriz
C - Custo

Estaria Correto esta?

Grato...

André...

Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 13 maio 2013 | 16:16

Boa tarde prezados colegas,

Estava acompanhando todo assunto e entendi que as C/C correntes servem também para se efetuar pagamentos e transferências de numerários entre as empresas do grupo.

Com isso, tenho a seguinte dúvida:
Como que faço para lançar na matriz os pagamentos que ocorreram na filial? Faço um lançamento pelo total na C/C Matriz no final do mês ou faço pelo total do dia nesta conta?

Essas C/C`s devem ser criadas no grupo de Contas de Compensação?

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
Lucimeiri André

Lucimeiri André

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 3 junho 2013 | 12:15

Prezado Saulo Heusi e demais colegas,

Preciso esclarecer uma dúvida:

Como contabilizar a 'Transferência de Mercadorias da Matriz para Filial' pelo PREÇO DE VENDA?

Agradeço a atenção desde já.

Att;
Lucimeiri André

Lucimeiri André
PATRICIA VILLAR

Patricia Villar

Bronze DIVISÃO 4, Autônomo(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2013 | 21:56

Boa noite,


Gostaria de saber como contabilizar a diferença encontrada entre a saída de mercadorias da matriz para a entrada na filial, e como contabilizar o ICMS , já que o mesmo apresentará diferença também.


Desde já agradeço!

Giuliana Paschoal

Giuliana Paschoal

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 10:47

Bom dia companheiros!

Fiquei com uma dúvida lendo todas essas mensagens.

A contabilização do estoque da filial será feita na matriz ou terei que criar contas transferindo os materiais entre as empresas?

Exemplo: Uma empresa do simples tem uma filial, mas compra as mercadorias para revenda todas no CNPJ da matriz. Como contabiliza?

DENISE LIMA NEPONUCENO

Denise Lima Neponuceno

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 31 março 2014 | 17:26

Boa tarde ,

Nos contabilizamos da seguinte forma:


Saída da Matriz de mercadoria em transferência (plano de contas consolidado)

D- Estoque filial (AC) 10.000
C- Estoque Matriz (AC) 10.000


Saída da Filial de mercadoria recebida em transferência (para matriz)

D- estoque matriz (AC) 10.000
C- Estoque Filial (AC) 10.000

abraços..


Denise Neponuceno
Contabilidade/Cooperacre
JR MARCIA

Jr Marcia

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 28 agosto 2014 | 22:59

Boa noite,
Já fiz uma pesquisa nesse fórum, mas infelizmente minha dúvida ainda persiste :
Tenho um cliente que possui uma empresa Lucro Presumido com Matriz e 6 filiais. Os sócios querem a contabilidade descentralizada e no final do mês tenho que apresentar para eles o resultado por filiais e uma consolidada.Tenho um sistema contábil em meu escritório, o qual faz a consolidação no final do exercício.
Porém minha dúvida é, exemplo:
Matriz
Vendas= 10.000,00
PIS a recolher= 65,00 Pagto efetuado pela Matriz DARF PIS no valor total de 104,00
COFINS a recolher= 300,00 Pagto efetuado pela Matriz DARF COFINS no valor de 480,00

Filial 01
Vendas= 5.000,00
Pis a recolher= 32,50
Cofins a recolher= 150,00

Filial 02
Vendas= 1.000,00
Pis a recolher= 6,50
Cofins a recolher= 30,00

Sendo o recolhimento do imposto feito somente pela matriz como faço para que na demonstração por filiais esses impostos aparecem pagos também? Quais contas devo criar em meu plano de contas para baixar esses impostos das filiais mes a mes?

Obrigado
Abçs

"Nem todos podem ter um curso superior...mas todos podem ter respeito, alta escala de valores e as qualidades de espirito que são a verdadeira riqueza de qualquer pessoa"
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.