Contábeis o portal da profissão contábil

29
Nov 2014
01:26
você está em:

FÓRUM CONTÁBEIS » Contabilidade

BUSCAR NO FÓRUM

buscar


contabilidade de sindicato

6   respostas
1.476   acessos
  

POSTS RELACIONADOS

Romina Aparecida da Cruz Silva

Usuário Iniciante

postada em: Terça-Feira, 28 de junho de 2011 às 14:54:59

BOA TARDE!


Realizei algumas buscas neste site para saber a respeito da contabilizaçao de sindicato rural. Tinha dúvidas a respeito do balanço de abertura, dos livros obrigatorios e das demostrações que estariam obrigadas a apresentar. Consegui esclarecer a maioria delas mais uma permaneceu. Sou recém formada e não tenho experiencia. Fui convidada para realizar a contabilização de um Sindicato rural. Para isso é necessario algum programa específico?
Heloisa Motoki

Consultor Especial

postada em: Quarta-Feira, 29 de junho de 2011 às 00:13:34
Romina
Boa noite

Nao há necessidade de um programa especifico, vc só deve observar as normas NBC T 10 - DOS ASPECTOS CONTÁBEIS
ESPECÍFICOS EM ENTIDADES DIVERSAS, O ITEM:
NBC T 10.18 - ENTIDADES SINDICAIS E ASSOCIAÇÕES DE CLASSE.

Vc poderá consultar a integra no site do CRC SP.


Heloisa Motoki
postada em: Quarta-Feira, 29 de junho de 2011 às 13:03:20
boa tarde gostaria de saber como faço para
concultar meu fgts e se ja tenho direito de recebelo
obrigado
Heloisa Motoki

Consultor Especial

postada em: Quarta-Feira, 29 de junho de 2011 às 23:05:09
Claudemir
Boa tarde


Vc pode consultar o seu FGTS na CEF, inclusive no site vc tem como fazer o cadastro utilizando o seu nr de PIS.


Heloisa Motoki
Romina Aparecida da Cruz Silva

Usuário Iniciante

postada em: Quinta-Feira, 30 de junho de 2011 às 12:52:27
Obrigada por me indicar a leitura dessas normas. A propósito tenho outras dúvidas que ainda não obtive esclarecimento para iniciar meu trabalho no sindicato. A primeira diz respeito a minha contribuição de INSS. Como sou funcionária pública, há uma retenção de 8% do meu salário. Se eu for admitida pelo sindicato como funcionária como ficaria o meu desconto de inss na folha de pagamento? Tenho essa dúvida pq seria eu mesma a responsável por esta tarefa.

Heloisa, Gostaria de uma outra opinião sua. Como não tenho mais nenhum cliente, apenas a proposta do sindicato rural para realizar a contabilização, gostaria de saber se é isso mesmo o mais vantojo para mim: ser admitida como funcionária ou prestar o serviço como autônoma? Pensei em ser admitida como funcionária seria nesse momento mais interessante já que para trabalhar como autônoma vou necessitar de vários outros documentos como inscriçao como MEI, autorização do CRC para abertura de escritorio mesmo que o serviço seja feito em casa e cadastro como contribuinte de ISS no municipio. É isso mesmo. O que vc me aconselha?
Heloisa Motoki

Consultor Especial

postada em: Sexta-Feira, 1 de julho de 2011 às 20:34:56
Romina
Boa noite


Normalmente no INSS vc deve contribuir até limite do salario contribuição, se eventualmente vc já atinge esse limite no seu emprego fica dispensada a retenção pelo sindicato.

Quanto ao seu vinculo vc como autonoma precisará ter um custo adicional com a Prefeitura (ISS),quanto ao CRC em ambos os casos vc precisará manter o registro.

Só negocie com o sindicato os valores, faça um comparativo em ambos os gastos para negociar melhor, como funcionaria, por exemplo, vc tera beneficio do FGTS.


Heloisa Motoki
Romina Aparecida da Cruz Silva

Usuário Iniciante

postada em: Segunda-Feira, 4 de julho de 2011 às 15:50:26
Olá Heloísa! Muito Obrigada por toda a orientação que vc e o portal tem me proporcionado. Tenho mais uma dúvida:
O RIR/99 e a Constituição Federal classificam os Sindicatos como IMUMES. A responsável pelo Sindicato tem como propósito oferecer aos associados a Declaração de ITR e outros serviços relacionados por um preço mais em conta Nesse sentido me deparei com o Parágrafo 2º do Art 171 do RIR/99 e os parágrafos 2º e 3º do Art 150 da CF que deixa claro que a imunidade dos partidos politicos, dos sindicatos e .... não se aplica ao patrimônio, a renda e aos serviços relacionados com a exploração de atividades economicas regidas pelas normas aplicáveis a empreendimentos privados em que haja contraprestação ou pagamento de preços ou tarifas pelo usuário.

Nem sentido o Sindicato pode oferecer esses serviços sem perda do título de Imune? Como posso orientá-la a fazer as coisas certas?

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades


Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.32 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César